Instituições que educam : a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Lucas Ferraz Frauches, 1990-
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Straforini, Rafael, 1973-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13348
Resumo: Resumo: Anteriormente à reforma curricular nos cursos de licenciatura de 2002 feita pela Resolução do Conselho Nacional de Educação, a lógica curricular propagada na universidade era conhecida como o modelo "3 + 1", ou seja, três anos de disciplinas de conhecimento específico da área de atuação (Geografia) e um ano de disciplinas de conhecimentos pedagógicos. Este artigo pretende realizar uma reflexão sobre os discursos de formação atribuídos aos três primeiros anos da formação do professor no período da criação dos cursos superiores de Geografia a partir de um movimento metodológico da arqueologia do saber. Assim, se o currículo forma o professor, ou ainda, constitui o professor a partir de um processo de subjetivação, torna-se necessário entender os conhecimentos geográficos que são produzidos nas instituições de produção desses saberes (escola, universidade/academia e sociedades geográficas)
id CAMP_0fa3bced6df35106c38275f43256cc09
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362206
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Instituições que educam : a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileirasInstitutions that educate : geography teacher's education during the emergence of brazilian universitiesInstituciones que educan : la formación del profesor de Geografía en el surgimiento de las universidades brasileñasGeografia - Estudo e ensinoFormação de professoresDisciplina escolar - HistóriaGeography - Study and teachingTeacher trainingSchool discipline - HistoryArtigo originalResumo: Anteriormente à reforma curricular nos cursos de licenciatura de 2002 feita pela Resolução do Conselho Nacional de Educação, a lógica curricular propagada na universidade era conhecida como o modelo "3 + 1", ou seja, três anos de disciplinas de conhecimento específico da área de atuação (Geografia) e um ano de disciplinas de conhecimentos pedagógicos. Este artigo pretende realizar uma reflexão sobre os discursos de formação atribuídos aos três primeiros anos da formação do professor no período da criação dos cursos superiores de Geografia a partir de um movimento metodológico da arqueologia do saber. Assim, se o currículo forma o professor, ou ainda, constitui o professor a partir de um processo de subjetivação, torna-se necessário entender os conhecimentos geográficos que são produzidos nas instituições de produção desses saberes (escola, universidade/academia e sociedades geográficas)Abstract: Prior to the curriculum reform implemented by the Conselho Nacional de Educação (CNE) in 2002 which affected the teacher education, the curricular logic in place at universities was known as the "3+1" structure: three years dedicated to specific knowledge from the students" area of performance (in this case, geography), and another year dedicated to pedagogical knowledge. In this article, we will reflect about the discourses regarding teachers" formation imbued into these first three years of the "3+1" curriculum during the time higher education geography courses were being designed, from an archeology of knowledge"s methodological standpoint. Therefore, if the teacher is formed by the curriculum, or rather if the curriculum constitutes the teacher through a process of subjectification, understanding the geographic knowledges spread across the institutions that produce them (schools, universities and geography societies) becomes necessary.Resumen: Anteriormente a la reforma curricular en los cursos de licenciatura de 2002 hecha por la Resolución del Consejo Nacional de Educación (CNE), la lógica curricular propagada en la universidad era conocida como el modelo "3 + 1", o sea, 3 años de asignaturas de conocimiento específico del área de actuación (geografía) y 1 año de asignaturas de conocimientos pedagógicos. Este artículo pretende realizar una reflexión sobre los discursos atribuidos a los 3 primeros años de la formación del profesor en el período de la creación de los cursos superiores de geografía, a partir de un movimiento metodológico de la arqueología del saber. Así, si el currículo forma el profesor, o aún, constituye el profesor a partir de un proceso de subjetivación, es necesario entender los conocimientos geográficos que se producen en las instituciones de producción de esos saberes (escuela, universidad / academia y sociedades geográficas)AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Lucas Ferraz Frauches, 1990-Straforini, Rafael, 1973-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13348CARVALHO, Lucas Ferraz Frauches; STRAFORINI, Rafael. Instituições que educam: a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras. Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, 2018. Vol. 36, n. 4 Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender (dez., 2018), p. 1218–1240 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13348. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362206porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T17:58:54Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362206Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T17:58:54Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Instituições que educam : a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras
Institutions that educate : geography teacher's education during the emergence of brazilian universities
Instituciones que educan : la formación del profesor de Geografía en el surgimiento de las universidades brasileñas
title Instituições que educam : a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras
spellingShingle Instituições que educam : a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras
Carvalho, Lucas Ferraz Frauches, 1990-
Geografia - Estudo e ensino
Formação de professores
Disciplina escolar - História
Geography - Study and teaching
Teacher training
School discipline - History
Artigo original
title_short Instituições que educam : a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras
title_full Instituições que educam : a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras
title_fullStr Instituições que educam : a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras
title_full_unstemmed Instituições que educam : a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras
title_sort Instituições que educam : a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras
author Carvalho, Lucas Ferraz Frauches, 1990-
author_facet Carvalho, Lucas Ferraz Frauches, 1990-
Straforini, Rafael, 1973-
author_role author
author2 Straforini, Rafael, 1973-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Lucas Ferraz Frauches, 1990-
Straforini, Rafael, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Formação de professores
Disciplina escolar - História
Geography - Study and teaching
Teacher training
School discipline - History
Artigo original
topic Geografia - Estudo e ensino
Formação de professores
Disciplina escolar - História
Geography - Study and teaching
Teacher training
School discipline - History
Artigo original
description Resumo: Anteriormente à reforma curricular nos cursos de licenciatura de 2002 feita pela Resolução do Conselho Nacional de Educação, a lógica curricular propagada na universidade era conhecida como o modelo "3 + 1", ou seja, três anos de disciplinas de conhecimento específico da área de atuação (Geografia) e um ano de disciplinas de conhecimentos pedagógicos. Este artigo pretende realizar uma reflexão sobre os discursos de formação atribuídos aos três primeiros anos da formação do professor no período da criação dos cursos superiores de Geografia a partir de um movimento metodológico da arqueologia do saber. Assim, se o currículo forma o professor, ou ainda, constitui o professor a partir de um processo de subjetivação, torna-se necessário entender os conhecimentos geográficos que são produzidos nas instituições de produção desses saberes (escola, universidade/academia e sociedades geográficas)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13348
CARVALHO, Lucas Ferraz Frauches; STRAFORINI, Rafael. Instituições que educam: a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras. Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, 2018. Vol. 36, n. 4 Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender (dez., 2018), p. 1218–1240 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13348. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13348
identifier_str_mv CARVALHO, Lucas Ferraz Frauches; STRAFORINI, Rafael. Instituições que educam: a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras. Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, 2018. Vol. 36, n. 4 Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender (dez., 2018), p. 1218–1240 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13348. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832746201088