Do direito de ser (múltiplos) : em favor de uma educação linguística ampliada em contexto de surdez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gilmara dos Reis, 1982-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13524
Resumo: Resumo: Este trabalho objetiva discutir a importância de revisitarmos a educação linguística de surdos com um olhar ampliado e a urgência de buscarmos modos de recontextualizar propostas educacionais pautadas por visões mais renovadas, abertas e múltiplas. Para isso, procuramos refletir acerca de questões que justificam a defesa de uma educação linguística ampliada em contexto de surdez e apontar as contribuições de alguns fundamentos epistemológicos para essa educação. Acreditamos que uma educação linguística concebida a partir de perspectivas plurais e móveis pode melhor contribuir com o pleno desenvolvimento humano e a formação linguística de pessoas surdas e assegurar seus direitos linguísticos
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spelling Do direito de ser (múltiplos) : em favor de uma educação linguística ampliada em contexto de surdezAbout the right to be (multiple) : in favor of some extended linguistic education in context of deafnessSobre el derecho a ser (múltiplos) : a favor de una educación lingüística ampliada en el contexto de la sorderaTranslinguagem (Linguística)SurdosLetramentoTranslanguaging (Linguistics)DeafLiteracyEducação linguísticaArtigo originalResumo: Este trabalho objetiva discutir a importância de revisitarmos a educação linguística de surdos com um olhar ampliado e a urgência de buscarmos modos de recontextualizar propostas educacionais pautadas por visões mais renovadas, abertas e múltiplas. Para isso, procuramos refletir acerca de questões que justificam a defesa de uma educação linguística ampliada em contexto de surdez e apontar as contribuições de alguns fundamentos epistemológicos para essa educação. Acreditamos que uma educação linguística concebida a partir de perspectivas plurais e móveis pode melhor contribuir com o pleno desenvolvimento humano e a formação linguística de pessoas surdas e assegurar seus direitos linguísticosAbstract: This work aims to discuss the importance of revisiting the linguistic education of deaf with a broader perspective and the urgency of seeking ways to recontextualize proposals based on more renewed, open, and multiple visions. For this, we seek to reflect on issues that justify the defense of an extended linguistic education in the context of deafness and show the contributions of some epistemological foundations for this education. We believe that linguistic education conceived from plural and mobile perspectives can better contribute to the full human development and linguistic formation of deaf people and ensure their linguistic rightsResumen: Este trabajo tiene como objetivo discutir la importancia de revisar la educación lingüística de los sordos con una perspectiva más amplia y la urgencia de buscar formas de recontextualizar propuestas educativas basadas en visiones más renovadas, abiertas y múltiples. Entonces, buscamos reflexionar sobre cuestiones que justifiquen la defensa de una educación lingüística ampliada en el contexto de la sordera y señalar los aportes de algunos fundamentos epistemológicos para ella. Creemos que la educación lingüística concebida desde perspectivas plurales y móviles puede contribuir mejor al pleno desarrollo humano y la formación lingüística de las personas sordas y garantizar sus derechos lingüísticosAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Gilmara dos Reis, 1982-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13524RIBEIRO, Gilmara dos Reis. Do direito de ser (múltiplos): em favor de uma educação linguística ampliada em contexto de surdez. Cadernos de linguagem e sociedade. Brasília, DF : Universidade de Brasília, 2021. Vol. 22, n. 2, Fluxo contínuo e Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem (2021), p. 353-373. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13524. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363037porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T11:13:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363037Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-06T11:13:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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