Ensinar ciências naturais : uma decisão política crucial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13340 |
Resumo: | Resumo: Pesquisadores da área do ensino de Ciências Naturais têm indicado a contribuição privilegiada que essa área do conhecimento oferece para o desenvolvimento das crianças. Esses autores defendem a inclusão de temas dessa área nos currículos e programas oficiais desde os primeiros anos da escolarização básica. Por outro lado, estudiosos de currículos têm mostrado que advogar a favor da inclusão de uma área do conhecimento em currículos é adentrar em um campo de disputa, pois todas as vezes que se inclui alguma coisa, simultaneamente se exclui outro aspecto da cultura, do conhecimento ou dos valores. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi investigar, por meio da Análise Documental, legislações educacionais do Estado de São Paulo para conhecer qual o status conferido a essa área no currículo oficial. A análise dos resultados revelou que os legisladores paulistas parecem ignorar ou desconsiderar as pesquisas científicas, pois a carga horária destinada ao ensino de Ciências Naturais coloca os estudantes paulistas em uma clara condição de exclusão social |
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Ensinar ciências naturais : uma decisão política crucialTo teach natural science : a crucial polítical decisionCiênciaCurrículosLegislaçãoScienceCurriculumLegislationAnálise DocumentalArtigo originalResumo: Pesquisadores da área do ensino de Ciências Naturais têm indicado a contribuição privilegiada que essa área do conhecimento oferece para o desenvolvimento das crianças. Esses autores defendem a inclusão de temas dessa área nos currículos e programas oficiais desde os primeiros anos da escolarização básica. Por outro lado, estudiosos de currículos têm mostrado que advogar a favor da inclusão de uma área do conhecimento em currículos é adentrar em um campo de disputa, pois todas as vezes que se inclui alguma coisa, simultaneamente se exclui outro aspecto da cultura, do conhecimento ou dos valores. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi investigar, por meio da Análise Documental, legislações educacionais do Estado de São Paulo para conhecer qual o status conferido a essa área no currículo oficial. A análise dos resultados revelou que os legisladores paulistas parecem ignorar ou desconsiderar as pesquisas científicas, pois a carga horária destinada ao ensino de Ciências Naturais coloca os estudantes paulistas em uma clara condição de exclusão socialAbstract: Natural Science researches have been indicating the privileged contribution this knowledge area offers for the children development. These authors defend these themes inclusions in the curriculum and official programs since the very first years of basic scholarship program. In other way, curriculum researches shows that the defense of knowledge areas inclusion in curriculums is to enter a dispute area, because every time something is included, another culture aspect is excluded, in knowledge or value areas. Due to that, this works objective was to investigate, through Document Analysis, educational legislations from São Paulo State to understand which status is given to this area in the official curriculum. The results analysis showed the São Paulo legislators seam to ignore or unconsider the scientific researches, as the hours designated for Natural Science teaching puts the São Paulo students in a clear social exclusion conditionAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves, Pedro Wagner, 1958-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13340GONÇALVES, Pedro Wagner. Ensinar ciências naturais: uma decisão política crucial . Revista Eletrônica de Ciências Humanas. Pindamonhagaba, SP : UniFUNVIC, 2018. Vol. 2, n. 1 (ago., 2018), p.1-11. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13340. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362205porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T14:34:55Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362205Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-26T14:34:55Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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