Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educador |
id |
CAMP_1e2b6c052bf0c2faa19a8079f02bdc12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182380 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de GramsciEducaçãoGramsci, AntonioEducationGramsci, AntonioEspontaneísmoCoaçãoDisciplinaArtigo originalO objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educadorFechadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilveira, Renê José Trentin, 1963-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058SILVEIRA, Renê José Trentin. Disciplina e liberdade no ensino: notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci. Eccos revista cientifica. São Paulo, SP : Universidade Nove de Julho, 2017.. Vol. 44 (Nov., 2017), p. 289-305. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182380porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T17:38:59Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182380Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-25T17:38:59Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci |
title |
Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci |
spellingShingle |
Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci Silveira, Renê José Trentin, 1963- Educação Gramsci, Antonio Education Gramsci, Antonio Espontaneísmo Coação Disciplina Artigo original |
title_short |
Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci |
title_full |
Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci |
title_fullStr |
Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci |
title_full_unstemmed |
Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci |
title_sort |
Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci |
author |
Silveira, Renê José Trentin, 1963- |
author_facet |
Silveira, Renê José Trentin, 1963- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Renê José Trentin, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Gramsci, Antonio Education Gramsci, Antonio Espontaneísmo Coação Disciplina Artigo original |
topic |
Educação Gramsci, Antonio Education Gramsci, Antonio Espontaneísmo Coação Disciplina Artigo original |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educador |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058 SILVEIRA, Renê José Trentin. Disciplina e liberdade no ensino: notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci. Eccos revista cientifica. São Paulo, SP : Universidade Nove de Julho, 2017.. Vol. 44 (Nov., 2017), p. 289-305. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Renê José Trentin. Disciplina e liberdade no ensino: notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci. Eccos revista cientifica. São Paulo, SP : Universidade Nove de Julho, 2017.. Vol. 44 (Nov., 2017), p. 289-305. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182380 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030820646682624 |