Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Renê José Trentin, 1963-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educador
id CAMP_1e2b6c052bf0c2faa19a8079f02bdc12
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182380
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de GramsciEducaçãoGramsci, AntonioEducationGramsci, AntonioEspontaneísmoCoaçãoDisciplinaArtigo originalO objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educadorFechadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilveira, Renê José Trentin, 1963-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058SILVEIRA, Renê José Trentin. Disciplina e liberdade no ensino: notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci. Eccos revista cientifica. São Paulo, SP : Universidade Nove de Julho, 2017.. Vol. 44 (Nov., 2017), p. 289-305. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182380porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T17:38:59Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182380Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-25T17:38:59Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci
title Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci
spellingShingle Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci
Silveira, Renê José Trentin, 1963-
Educação
Gramsci, Antonio
Education
Gramsci, Antonio
Espontaneísmo
Coação
Disciplina
Artigo original
title_short Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci
title_full Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci
title_fullStr Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci
title_full_unstemmed Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci
title_sort Disciplina e liberdade no ensino : notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci
author Silveira, Renê José Trentin, 1963-
author_facet Silveira, Renê José Trentin, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Renê José Trentin, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gramsci, Antonio
Education
Gramsci, Antonio
Espontaneísmo
Coação
Disciplina
Artigo original
topic Educação
Gramsci, Antonio
Education
Gramsci, Antonio
Espontaneísmo
Coação
Disciplina
Artigo original
description O objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educador
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058
SILVEIRA, Renê José Trentin. Disciplina e liberdade no ensino: notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci. Eccos revista cientifica. São Paulo, SP : Universidade Nove de Julho, 2017.. Vol. 44 (Nov., 2017), p. 289-305. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058
identifier_str_mv SILVEIRA, Renê José Trentin. Disciplina e liberdade no ensino: notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci. Eccos revista cientifica. São Paulo, SP : Universidade Nove de Julho, 2017.. Vol. 44 (Nov., 2017), p. 289-305. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648058. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182380
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030820646682624