Reflexões a partir de Arroyo : trajetórias humanas e inumanas na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Maria Beatriz Gameiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11025
Resumo: Resumo: Este relato de experiência tem por objetivo geral apresentar considerações sobre uma atividade proposta pelo Produto Educacional "Proeja em pauta: uma proposta de formação continuada de professores", da pesquisa de mestrado intitulada "Ciclos dialógicos: fundamentos e perspectivas para implementação de um curso do Proeja no IFSP", do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT). Tratou-se de um encontro entre o professor Miguel Gonzalez Arroyo e os professores do IFSP, que teve como assunto central da discussão a educação que deve ser ofertada aos jovens e adultos oriundos da classe trabalhadora. Dessa maneira, discutiu-se, entre outras questões, quem são os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da concepção freiriana de sujeito, a importância da cultura atrelada aos conteúdos escolares, a necessidade de reformular os currículos da EJA, de modo que atendam às especificidades dos educandos e educandas oriundos/as da classe trabalhadora, a urgência em superar o olhar escolarizado sobre o/a estudante trabalhador/a e as concepções de educação popular. Essa prática visou a ampliar a compreensão do campo da EJA na perspectiva da educação emancipadora. Concluímos, a partir das reflexões apresentadas, que as concepções conservadoras de educação já não suprem as necessidades e direitos educacionais de nossos tempos, sendo necessário o desenvolvimento de práticas educativas mais justas e assertivas, para a garantia da educação dos/as trabalhadores/as que retornam às escolas pela EJA.
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Dessa maneira, discutiu-se, entre outras questões, quem são os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da concepção freiriana de sujeito, a importância da cultura atrelada aos conteúdos escolares, a necessidade de reformular os currículos da EJA, de modo que atendam às especificidades dos educandos e educandas oriundos/as da classe trabalhadora, a urgência em superar o olhar escolarizado sobre o/a estudante trabalhador/a e as concepções de educação popular. Essa prática visou a ampliar a compreensão do campo da EJA na perspectiva da educação emancipadora. Concluímos, a partir das reflexões apresentadas, que as concepções conservadoras de educação já não suprem as necessidades e direitos educacionais de nossos tempos, sendo necessário o desenvolvimento de práticas educativas mais justas e assertivas, para a garantia da educação dos/as trabalhadores/as que retornam às escolas pela EJA.Abstract: This experience report has the general objective of presenting considerations about an activity proposed by the Educational Product "Proeja on the agenda: a proposal for continuing teacher education" developed during the master's research entitled Dialogical cycles: fundamentals and perspectives for the implementation of a Proeja course at IFSP of the Professional Master's Program in Professional and Technological Education on a national network (ProfEPT). The idea for the project was born out of a meeting among teacher Miguel Gonzalez Arroyo and IFSP teachers, whose central subject of discussion was the education that should be offered to working class young people and adults. Therefore, some of the issues discussed were: a) who the subjects of Youth and Adulta Education (EJA) are from the Freirean concept of subject; b) the importance of culture linked to school contents; c) the need to reformulate the EJA's curricula so that it meets the specificities of working class students; d) the urgency of overcoming the schooled view over the student worker and e) the conceptions of popular education. This practice aimed to broaden the understanding of the field of EJA in the perspective of emancipatory education. We conclude, from the reflections presented, that the conservative conceptions of education no longer meets the educational needs and rights of our times. It is necessary to develop fairer and more assertive educational practices in order to guarantee the education of the workers who return to schools through EJAResumen: Este relato de experiencia tiene como objetivo general presentar consideraciones sobre una actividad propuesta por el Producto Educativo (título) de la investigación de maestría (título) del Programa de Maestría Profesional en Educación Profesional y Tecnológica en red nacional (ProfEPT). Fue un encuentro entre el docente Miguel González Arroyo y docentes (institución), cuyo tema central de discusión fue la educación que se debe ofrecer a los jóvenes y adultos de la clase trabajadora. De este modo, se discutió, entre otros temas, quiénes son los sujetos de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) desde el concepto freireano de sujeto, la importancia de la cultura ligada a los contenidos escolares, la necesidad de reformular los currículos de la EJA a partir de que atienden las especificidades de los estudiantes de la clase obrera, la urgencia de superar la visión escolarizada del estudiante trabajador y las concepciones de la educación popular. Esta práctica tuvo como objetivo ampliar la comprensión del campo de la EJA en la perspectiva de la educación emancipatoria. Concluimos, de las reflexiones presentadas, que las concepciones conservadoras de la educación ya no suplen las necesidades y derechos educativos de nuestro tiempo, siendo necesario el desarrollo de prácticas educativas más justas y asertivas, para garantizar la educación de los trabajadores que regresan a las escuelas a través de EJAAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCordeiro, Maria Beatriz Gameiro2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11025CORDEIRO, Maria Beatriz Gameiro. Reflexões a partir de Arroyo: trajetórias humanas e inumanas na EJA. EJA em debate. Florianópolis, SC : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, 2022. Vol. 11, n. 19 Trabalhadores (na EJA) do Brasil (jan./jun., 2022), p. 55-69. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11025. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342020porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-05T11:06:42Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342020Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-05T11:06:42Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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