Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13349 |
Resumo: | Agradecimentos: Este artigo faz parte da pesquisa "Cartografia e Tecnologias Digitais: Novas Literacias no Ensino de Geografia (?)", processo nº 2016/16121-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) |
id |
CAMP_2496a7d8bf9cdb6d3742307d6f79e28f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362207 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de GeografiaMaps and digital technologies : new literacies on the agenda of geography teachingMapas y tecnologías digitales : nuevas alfabetizaciones en la agenda de la enseñanza de la geografíaCartografiaGeografia - Estudo e ensinoTecnologia educacionalLetramentoCartographyGeography - Study and teachingEducational technologyLiteracyNovas tecnologias no ensino de geografiaNovos letramentosArtigo originalAgradecimentos: Este artigo faz parte da pesquisa "Cartografia e Tecnologias Digitais: Novas Literacias no Ensino de Geografia (?)", processo nº 2016/16121-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)Resumo: Tomando como referência a discussão sobre os novos letramentos e as tecnologias digitais, o presente artigo aborda as novas possibilidades e demandas que as práticas de mapeamento desenvolvidas sob as condições tecnológicas atuais colocam para o ensino de Geografia. Como será possível notar, as tecnologias digitais têm permitido a emergência de formas de produção e uso dos mapas que se distinguem significativamente de outras pré-existentes. Marcada pelos modos de comunicação e interação próprios de uma nova cultura, esta nova cartografia carrega consigo a possibilidade de práticas de letramento bastante diferentes de outras com grande tradição na Geografia e cartografia escolares. Assim, as rupturas e conhecimentos que os novos letramentos cartográficos possibilitam e requerem ao ensino de geografia são as principais questões que orientam este textoAbstract: Taking as a reference the discussion about new literacies and digital technologies, this article addresses the new possibilities and needs that mapping practices developed under contemporary technological conditions raise for the teaching of geography. As will be noted, digital technologies have allowed the emergence of forms of production and use of maps that differ significantly from other pre-existing ones. Marked by the modes of communication and interaction of a new culture, this new cartography carries with it the possibility of literacy practices quite different from others with great tradition in school geography and cartography. Thus, the ruptures and knowledge that new cartographic literacies make possible and require in geography teaching are the main questions that guide this textResumen: Tomando como referencia la discusión sobre nuevas alfabetizaciones y tecnologías digitales, este artículo aborda las nuevas posibilidades y necesidades que las prácticas de mapeo desarrolladas bajo las condiciones tecnológicas actuales plantean para la enseñanza de geografía. Como se observará, las tecnologías digitales han permitido la aparición de formas de producción y uso de mapas que difieren significativamente de otros preexistentes. Marcada por los modos de comunicación e interacción de una nueva cultura, esta nueva cartografía lleva consigo la posibilidad de prácticas de alfabetización muy diferentes de otras con gran tradición en la geografía y cartografía escolares. Así, las rupturas y conocimientos que las nuevas alfabetizaciones cartográficas hacen posibles y requieren en la enseñanza de la geografía son las principales cuestiones que guían este textoFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCanto, Tânia Seneme do, 1983-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13349CANTO, Tânia Seneme do. Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, 2018. Vol. 36, n. 4 Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender (dez., 2018), p. 1186–1197. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13349. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362207porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T18:15:32Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362207Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T18:15:32Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia Maps and digital technologies : new literacies on the agenda of geography teaching Mapas y tecnologías digitales : nuevas alfabetizaciones en la agenda de la enseñanza de la geografía |
title |
Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia |
spellingShingle |
Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia Canto, Tânia Seneme do, 1983- Cartografia Geografia - Estudo e ensino Tecnologia educacional Letramento Cartography Geography - Study and teaching Educational technology Literacy Novas tecnologias no ensino de geografia Novos letramentos Artigo original |
title_short |
Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia |
title_full |
Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia |
title_fullStr |
Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia |
title_full_unstemmed |
Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia |
title_sort |
Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia |
author |
Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
author_facet |
Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia Geografia - Estudo e ensino Tecnologia educacional Letramento Cartography Geography - Study and teaching Educational technology Literacy Novas tecnologias no ensino de geografia Novos letramentos Artigo original |
topic |
Cartografia Geografia - Estudo e ensino Tecnologia educacional Letramento Cartography Geography - Study and teaching Educational technology Literacy Novas tecnologias no ensino de geografia Novos letramentos Artigo original |
description |
Agradecimentos: Este artigo faz parte da pesquisa "Cartografia e Tecnologias Digitais: Novas Literacias no Ensino de Geografia (?)", processo nº 2016/16121-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13349 CANTO, Tânia Seneme do. Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, 2018. Vol. 36, n. 4 Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender (dez., 2018), p. 1186–1197. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13349. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13349 |
identifier_str_mv |
CANTO, Tânia Seneme do. Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, 2018. Vol. 36, n. 4 Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender (dez., 2018), p. 1186–1197. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13349. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832749346816 |