Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto, Tânia Seneme do, 1983-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13349
Resumo: Agradecimentos: Este artigo faz parte da pesquisa "Cartografia e Tecnologias Digitais: Novas Literacias no Ensino de Geografia (?)", processo nº 2016/16121-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
id CAMP_2496a7d8bf9cdb6d3742307d6f79e28f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362207
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de GeografiaMaps and digital technologies : new literacies on the agenda of geography teachingMapas y tecnologías digitales : nuevas alfabetizaciones en la agenda de la enseñanza de la geografíaCartografiaGeografia - Estudo e ensinoTecnologia educacionalLetramentoCartographyGeography - Study and teachingEducational technologyLiteracyNovas tecnologias no ensino de geografiaNovos letramentosArtigo originalAgradecimentos: Este artigo faz parte da pesquisa "Cartografia e Tecnologias Digitais: Novas Literacias no Ensino de Geografia (?)", processo nº 2016/16121-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)Resumo: Tomando como referência a discussão sobre os novos letramentos e as tecnologias digitais, o presente artigo aborda as novas possibilidades e demandas que as práticas de mapeamento desenvolvidas sob as condições tecnológicas atuais colocam para o ensino de Geografia. Como será possível notar, as tecnologias digitais têm permitido a emergência de formas de produção e uso dos mapas que se distinguem significativamente de outras pré-existentes. Marcada pelos modos de comunicação e interação próprios de uma nova cultura, esta nova cartografia carrega consigo a possibilidade de práticas de letramento bastante diferentes de outras com grande tradição na Geografia e cartografia escolares. Assim, as rupturas e conhecimentos que os novos letramentos cartográficos possibilitam e requerem ao ensino de geografia são as principais questões que orientam este textoAbstract: Taking as a reference the discussion about new literacies and digital technologies, this article addresses the new possibilities and needs that mapping practices developed under contemporary technological conditions raise for the teaching of geography. As will be noted, digital technologies have allowed the emergence of forms of production and use of maps that differ significantly from other pre-existing ones. Marked by the modes of communication and interaction of a new culture, this new cartography carries with it the possibility of literacy practices quite different from others with great tradition in school geography and cartography. Thus, the ruptures and knowledge that new cartographic literacies make possible and require in geography teaching are the main questions that guide this textResumen: Tomando como referencia la discusión sobre nuevas alfabetizaciones y tecnologías digitales, este artículo aborda las nuevas posibilidades y necesidades que las prácticas de mapeo desarrolladas bajo las condiciones tecnológicas actuales plantean para la enseñanza de geografía. Como se observará, las tecnologías digitales han permitido la aparición de formas de producción y uso de mapas que difieren significativamente de otros preexistentes. Marcada por los modos de comunicación e interacción de una nueva cultura, esta nueva cartografía lleva consigo la posibilidad de prácticas de alfabetización muy diferentes de otras con gran tradición en la geografía y cartografía escolares. Así, las rupturas y conocimientos que las nuevas alfabetizaciones cartográficas hacen posibles y requieren en la enseñanza de la geografía son las principales cuestiones que guían este textoFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCanto, Tânia Seneme do, 1983-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13349CANTO, Tânia Seneme do. Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, 2018. Vol. 36, n. 4 Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender (dez., 2018), p. 1186–1197. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13349. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362207porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T18:15:32Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362207Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T18:15:32Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia
Maps and digital technologies : new literacies on the agenda of geography teaching
Mapas y tecnologías digitales : nuevas alfabetizaciones en la agenda de la enseñanza de la geografía
title Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia
spellingShingle Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia
Canto, Tânia Seneme do, 1983-
Cartografia
Geografia - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Letramento
Cartography
Geography - Study and teaching
Educational technology
Literacy
Novas tecnologias no ensino de geografia
Novos letramentos
Artigo original
title_short Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia
title_full Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia
title_fullStr Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia
title_full_unstemmed Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia
title_sort Os mapas e as tecnologias digitais : novos letramentos em pauta no ensino de Geografia
author Canto, Tânia Seneme do, 1983-
author_facet Canto, Tânia Seneme do, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto, Tânia Seneme do, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Geografia - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Letramento
Cartography
Geography - Study and teaching
Educational technology
Literacy
Novas tecnologias no ensino de geografia
Novos letramentos
Artigo original
topic Cartografia
Geografia - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Letramento
Cartography
Geography - Study and teaching
Educational technology
Literacy
Novas tecnologias no ensino de geografia
Novos letramentos
Artigo original
description Agradecimentos: Este artigo faz parte da pesquisa "Cartografia e Tecnologias Digitais: Novas Literacias no Ensino de Geografia (?)", processo nº 2016/16121-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13349
CANTO, Tânia Seneme do. Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, 2018. Vol. 36, n. 4 Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender (dez., 2018), p. 1186–1197. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13349. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13349
identifier_str_mv CANTO, Tânia Seneme do. Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, 2018. Vol. 36, n. 4 Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender (dez., 2018), p. 1186–1197. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13349. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832749346816