CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto, Tânia Seneme do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ra'e Ga (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088
Resumo: O presente texto tem como objetivo discutir e pensar sobre a cartografia escolar e o ensino de geografia na atualidade a partir de práticas artísticas realizadas no contexto de uma disciplina ofertada em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp-Rio Claro. Na condição de aluna da referida disciplina a autora deste artigo pôde vivenciar o potencial da aproximação entre arte e cartografia, arriscando-se como cartógrafa-artista/artista-cartógrafa, para fazer proliferar novos pensamentos sobre os mapas e suas educações e geografias no mundo de hoje. Tendo como eixo três obras criadas no decorrer do curso, o texto procura tecer algumas pontes entre a cartografia e o currículo escolar na atualidade, a partir de autores como Seemann (2012), Oliveira Jr. (2012), Pickles (2004) e outros. Assim, discorre sobre os novos contornos que os mapas adquirem por meio da arte e das novas tecnologias e, seus possíveis desdobramentos para a sala de aula. Como conclusão, o texto aponta a importância de se criar novas linhas de estudo para reinventar o espaço e os modos de ensiná-lo.
id UFPR-11_d81308ccbd5214a2de552179d5ddd63b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36088
network_acronym_str UFPR-11
network_name_str Ra'e Ga (Online)
repository_id_str
spelling CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADEpráticas artísticas; cartografia escolar; novas tecnologias; ensino de geografia; modernidade.O presente texto tem como objetivo discutir e pensar sobre a cartografia escolar e o ensino de geografia na atualidade a partir de práticas artísticas realizadas no contexto de uma disciplina ofertada em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp-Rio Claro. Na condição de aluna da referida disciplina a autora deste artigo pôde vivenciar o potencial da aproximação entre arte e cartografia, arriscando-se como cartógrafa-artista/artista-cartógrafa, para fazer proliferar novos pensamentos sobre os mapas e suas educações e geografias no mundo de hoje. Tendo como eixo três obras criadas no decorrer do curso, o texto procura tecer algumas pontes entre a cartografia e o currículo escolar na atualidade, a partir de autores como Seemann (2012), Oliveira Jr. (2012), Pickles (2004) e outros. Assim, discorre sobre os novos contornos que os mapas adquirem por meio da arte e das novas tecnologias e, seus possíveis desdobramentos para a sala de aula. Como conclusão, o texto aponta a importância de se criar novas linhas de estudo para reinventar o espaço e os modos de ensiná-lo.UFPRCanto, Tânia Seneme do2014-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/3608810.5380/raega.v30i0.36088RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 30 (2014); 131-145RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 30 (2014); 131-1452177-27381516-413610.5380/raega.v30i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088/22271https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088/22272info:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-18T20:28:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/36088Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2018-06-18T20:28:43Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE
title CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE
spellingShingle CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE
Canto, Tânia Seneme do
práticas artísticas; cartografia escolar; novas tecnologias; ensino de geografia; modernidade.
title_short CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE
title_full CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE
title_fullStr CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE
title_full_unstemmed CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE
title_sort CARTOGRAFIA E ARTE: NOVAS LINHAS PARA PENSAR E FALAR DE MAPAS, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA NA ATUALIDADE
author Canto, Tânia Seneme do
author_facet Canto, Tânia Seneme do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto, Tânia Seneme do
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv práticas artísticas; cartografia escolar; novas tecnologias; ensino de geografia; modernidade.
topic práticas artísticas; cartografia escolar; novas tecnologias; ensino de geografia; modernidade.
description O presente texto tem como objetivo discutir e pensar sobre a cartografia escolar e o ensino de geografia na atualidade a partir de práticas artísticas realizadas no contexto de uma disciplina ofertada em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp-Rio Claro. Na condição de aluna da referida disciplina a autora deste artigo pôde vivenciar o potencial da aproximação entre arte e cartografia, arriscando-se como cartógrafa-artista/artista-cartógrafa, para fazer proliferar novos pensamentos sobre os mapas e suas educações e geografias no mundo de hoje. Tendo como eixo três obras criadas no decorrer do curso, o texto procura tecer algumas pontes entre a cartografia e o currículo escolar na atualidade, a partir de autores como Seemann (2012), Oliveira Jr. (2012), Pickles (2004) e outros. Assim, discorre sobre os novos contornos que os mapas adquirem por meio da arte e das novas tecnologias e, seus possíveis desdobramentos para a sala de aula. Como conclusão, o texto aponta a importância de se criar novas linhas de estudo para reinventar o espaço e os modos de ensiná-lo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088
10.5380/raega.v30i0.36088
url https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088
identifier_str_mv 10.5380/raega.v30i0.36088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088/22271
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36088/22272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 30 (2014); 131-145
RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 30 (2014); 131-145
2177-2738
1516-4136
10.5380/raega.v30i0
reponame:Ra'e Ga (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ra'e Ga (Online)
collection Ra'e Ga (Online)
repository.name.fl_str_mv Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||raega@ufpr.br
_version_ 1799712045741899776