Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11018 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar os caminhos para incluir a leitura de romances na sala de aula, apresentando, para tanto, a construção do produto educacional Ensinando a ler romances na sala de aula: percursos, vinculado à dissertação de mestrado intitulada A leitura de romances na sala de aula e sua contribuição para uma educação humanizadora e integral: proposta de formação de professores apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Parte-se da concepção de que a leitura de romances contribui para formação humanizadora, pois possibilita ao leitor conhecer as vozes sociais presentes na sociedade, de modo que, ao compreender essas vozes, compreenda melhor o mundo ao seu redor. Sendo assim, apresenta-se, como produto educacional, uma proposta de curso de formação de professores que se constitui como uma reflexão sobre o fazer docente, sugerindo encaminhamentos para o desenvolvimento de uma aula voltada para a leitura de romances que possa promover uma formação humanizadora e integral |
id |
CAMP_250ceb0913aa7dfdeea66d445444bb11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342701 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professoresPathways for reading the novel in the classroom : teacher training courseLeituraLiteratura - Estudo e ensinoFicçãoFormação de professoresReadingLiterature - Study and teachingFictionTeacher trainingFormação humanizadora e integralArtigo originalResumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar os caminhos para incluir a leitura de romances na sala de aula, apresentando, para tanto, a construção do produto educacional Ensinando a ler romances na sala de aula: percursos, vinculado à dissertação de mestrado intitulada A leitura de romances na sala de aula e sua contribuição para uma educação humanizadora e integral: proposta de formação de professores apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Parte-se da concepção de que a leitura de romances contribui para formação humanizadora, pois possibilita ao leitor conhecer as vozes sociais presentes na sociedade, de modo que, ao compreender essas vozes, compreenda melhor o mundo ao seu redor. Sendo assim, apresenta-se, como produto educacional, uma proposta de curso de formação de professores que se constitui como uma reflexão sobre o fazer docente, sugerindo encaminhamentos para o desenvolvimento de uma aula voltada para a leitura de romances que possa promover uma formação humanizadora e integralAbstract: This article aims to present the ways to include the reading of novels in the classroom, presenting, therefore, the construction of the educational product Teaching how to read novels in the classroom: pathways, it linked to the master's thesis entitled Reading novels in the classroom and their contribution to a humanizing and integral education: proposal for teacher training it presented at the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT), Sertãozinho campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP). It starts with the idea that reading novels contributes to humanizing formation, as it allows the reader to know the social voices present in society, so that, by understanding these voices, they can better understand the world around them. Thus, it is presented, as an educational product, a proposal for a teacher training course that it constitutes a reflection on the teaching practice, suggesting directions for the development of a class focused on the reading of novels that it can promote a humanizing and integral trainingAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCordeiro, Maria Beatriz Gameiro2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11018CORDEIRO, Maria Beatriz Gameiro. Caminhos para a leitura do romance na sala de aula: curso de formação de professores. Revista iluminart. Sertãozinho, SP : Instituto Federal de São Paulo, 2022. ano 14, n. 21, p. 50-62, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11018. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342701porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-15T11:21:34Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342701Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-15T11:21:34Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores Pathways for reading the novel in the classroom : teacher training course |
title |
Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores |
spellingShingle |
Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores Cordeiro, Maria Beatriz Gameiro Leitura Literatura - Estudo e ensino Ficção Formação de professores Reading Literature - Study and teaching Fiction Teacher training Formação humanizadora e integral Artigo original |
title_short |
Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores |
title_full |
Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores |
title_fullStr |
Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores |
title_sort |
Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores |
author |
Cordeiro, Maria Beatriz Gameiro |
author_facet |
Cordeiro, Maria Beatriz Gameiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Maria Beatriz Gameiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Literatura - Estudo e ensino Ficção Formação de professores Reading Literature - Study and teaching Fiction Teacher training Formação humanizadora e integral Artigo original |
topic |
Leitura Literatura - Estudo e ensino Ficção Formação de professores Reading Literature - Study and teaching Fiction Teacher training Formação humanizadora e integral Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar os caminhos para incluir a leitura de romances na sala de aula, apresentando, para tanto, a construção do produto educacional Ensinando a ler romances na sala de aula: percursos, vinculado à dissertação de mestrado intitulada A leitura de romances na sala de aula e sua contribuição para uma educação humanizadora e integral: proposta de formação de professores apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Parte-se da concepção de que a leitura de romances contribui para formação humanizadora, pois possibilita ao leitor conhecer as vozes sociais presentes na sociedade, de modo que, ao compreender essas vozes, compreenda melhor o mundo ao seu redor. Sendo assim, apresenta-se, como produto educacional, uma proposta de curso de formação de professores que se constitui como uma reflexão sobre o fazer docente, sugerindo encaminhamentos para o desenvolvimento de uma aula voltada para a leitura de romances que possa promover uma formação humanizadora e integral |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11018 CORDEIRO, Maria Beatriz Gameiro. Caminhos para a leitura do romance na sala de aula: curso de formação de professores. Revista iluminart. Sertãozinho, SP : Instituto Federal de São Paulo, 2022. ano 14, n. 21, p. 50-62, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11018. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11018 |
identifier_str_mv |
CORDEIRO, Maria Beatriz Gameiro. Caminhos para a leitura do romance na sala de aula: curso de formação de professores. Revista iluminart. Sertãozinho, SP : Instituto Federal de São Paulo, 2022. ano 14, n. 21, p. 50-62, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11018. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829727350784 |