Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Maria Beatriz Gameiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11018
Resumo: Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar os caminhos para incluir a leitura de romances na sala de aula, apresentando, para tanto, a construção do produto educacional Ensinando a ler romances na sala de aula: percursos, vinculado à dissertação de mestrado intitulada A leitura de romances na sala de aula e sua contribuição para uma educação humanizadora e integral: proposta de formação de professores apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Parte-se da concepção de que a leitura de romances contribui para formação humanizadora, pois possibilita ao leitor conhecer as vozes sociais presentes na sociedade, de modo que, ao compreender essas vozes, compreenda melhor o mundo ao seu redor. Sendo assim, apresenta-se, como produto educacional, uma proposta de curso de formação de professores que se constitui como uma reflexão sobre o fazer docente, sugerindo encaminhamentos para o desenvolvimento de uma aula voltada para a leitura de romances que possa promover uma formação humanizadora e integral
id CAMP_250ceb0913aa7dfdeea66d445444bb11
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342701
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professoresPathways for reading the novel in the classroom : teacher training courseLeituraLiteratura - Estudo e ensinoFicçãoFormação de professoresReadingLiterature - Study and teachingFictionTeacher trainingFormação humanizadora e integralArtigo originalResumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar os caminhos para incluir a leitura de romances na sala de aula, apresentando, para tanto, a construção do produto educacional Ensinando a ler romances na sala de aula: percursos, vinculado à dissertação de mestrado intitulada A leitura de romances na sala de aula e sua contribuição para uma educação humanizadora e integral: proposta de formação de professores apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Parte-se da concepção de que a leitura de romances contribui para formação humanizadora, pois possibilita ao leitor conhecer as vozes sociais presentes na sociedade, de modo que, ao compreender essas vozes, compreenda melhor o mundo ao seu redor. Sendo assim, apresenta-se, como produto educacional, uma proposta de curso de formação de professores que se constitui como uma reflexão sobre o fazer docente, sugerindo encaminhamentos para o desenvolvimento de uma aula voltada para a leitura de romances que possa promover uma formação humanizadora e integralAbstract: This article aims to present the ways to include the reading of novels in the classroom, presenting, therefore, the construction of the educational product Teaching how to read novels in the classroom: pathways, it linked to the master's thesis entitled Reading novels in the classroom and their contribution to a humanizing and integral education: proposal for teacher training it presented at the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT), Sertãozinho campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP). It starts with the idea that reading novels contributes to humanizing formation, as it allows the reader to know the social voices present in society, so that, by understanding these voices, they can better understand the world around them. Thus, it is presented, as an educational product, a proposal for a teacher training course that it constitutes a reflection on the teaching practice, suggesting directions for the development of a class focused on the reading of novels that it can promote a humanizing and integral trainingAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCordeiro, Maria Beatriz Gameiro2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11018CORDEIRO, Maria Beatriz Gameiro. Caminhos para a leitura do romance na sala de aula: curso de formação de professores. Revista iluminart. Sertãozinho, SP : Instituto Federal de São Paulo, 2022. ano 14, n. 21, p. 50-62, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11018. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342701porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-15T11:21:34Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342701Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-15T11:21:34Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores
Pathways for reading the novel in the classroom : teacher training course
title Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores
spellingShingle Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores
Cordeiro, Maria Beatriz Gameiro
Leitura
Literatura - Estudo e ensino
Ficção
Formação de professores
Reading
Literature - Study and teaching
Fiction
Teacher training
Formação humanizadora e integral
Artigo original
title_short Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores
title_full Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores
title_fullStr Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores
title_full_unstemmed Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores
title_sort Caminhos para a leitura do romance na sala de aula : curso de formação de professores
author Cordeiro, Maria Beatriz Gameiro
author_facet Cordeiro, Maria Beatriz Gameiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Maria Beatriz Gameiro
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura - Estudo e ensino
Ficção
Formação de professores
Reading
Literature - Study and teaching
Fiction
Teacher training
Formação humanizadora e integral
Artigo original
topic Leitura
Literatura - Estudo e ensino
Ficção
Formação de professores
Reading
Literature - Study and teaching
Fiction
Teacher training
Formação humanizadora e integral
Artigo original
description Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar os caminhos para incluir a leitura de romances na sala de aula, apresentando, para tanto, a construção do produto educacional Ensinando a ler romances na sala de aula: percursos, vinculado à dissertação de mestrado intitulada A leitura de romances na sala de aula e sua contribuição para uma educação humanizadora e integral: proposta de formação de professores apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Parte-se da concepção de que a leitura de romances contribui para formação humanizadora, pois possibilita ao leitor conhecer as vozes sociais presentes na sociedade, de modo que, ao compreender essas vozes, compreenda melhor o mundo ao seu redor. Sendo assim, apresenta-se, como produto educacional, uma proposta de curso de formação de professores que se constitui como uma reflexão sobre o fazer docente, sugerindo encaminhamentos para o desenvolvimento de uma aula voltada para a leitura de romances que possa promover uma formação humanizadora e integral
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11018
CORDEIRO, Maria Beatriz Gameiro. Caminhos para a leitura do romance na sala de aula: curso de formação de professores. Revista iluminart. Sertãozinho, SP : Instituto Federal de São Paulo, 2022. ano 14, n. 21, p. 50-62, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11018. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11018
identifier_str_mv CORDEIRO, Maria Beatriz Gameiro. Caminhos para a leitura do romance na sala de aula: curso de formação de professores. Revista iluminart. Sertãozinho, SP : Instituto Federal de São Paulo, 2022. ano 14, n. 21, p. 50-62, dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11018. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342701
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829727350784