"É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Aryane Santos, 1986-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15923
Resumo: Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) - Processo 17-20256-0
id CAMP_2691263191f1957575124b0830be1763
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368593
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling "É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos"Is it to write Portuguese or Libras?" : nuances of translanguaging in deaf language educationArtigo originalTranslinguagem (Linguística)Surdos - EducaçãotranslinguagemEducação linguísticaCompetênciaideologias da linguagemEducação de surdosAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) - Processo 17-20256-0Resumo: Neste artigo, analiso dois momentos de interação translíngue entre estudantes surdos e professoras para a realização de atividades de produção escrita coletiva em um curso de ensino de português como segunda língua para jovens e adultos surdos. Essa análise teve em vista colaborar com uma compreensão multifacetada das complexas realidades cotidianas da translinguagem (J. Lee, 2022) na educação linguística de surdos, uma vez que o conceito vem ganhando espaço nesse campo, junto a outras tradições de pesquisa fundamentadas em concepções estruturalistas da língua(gem). As práticas e estratégias translíngues analisadas e discutidas, alicerçadas por uma atividade investigativa teórico-metodológica e descritivamente translíngue, visibilizaram nuances da translinguagem - espacial, tensional/ideológica e momentânea - dos estudantes surdos como recursos-chave produtivos para realização da atividade de escrita e para o aprendizado de língua(gem). Nesse processo, possibilitaram pensar em alternativas para concepções já estabelecidas como a de competência linguística, como alternativa para as concepções provenientes dos conceitos de interferência e interlíngua tradicionalmente acionados na pesquisa (e na prática) em educação linguística de surdosAbstract: In this article, I analyze two moments of translanguaging interaction among deaf students and teachers performing collective productions of written texts in a Portuguese as a second language teaching program for both young and deaf adults. This analysis aimed to collaborate with a multifaceted understanding of the complex everyday realities of translanguaging (J. Lee, 2022) in deaf language education, since the concept has been gaining prominence in this field, along with other research traditions based on structuralist understandings of language. The translanguaging practices and strategies analyzed and discussed, supported by a theoretical-methodological and descriptively translanguaged research work, made visible the nuances of the deaf students’ - spatial, tensional/ideological and momentary - translanguaging as productive key resources for conducting the writing activity and for language learning. In this process, the analysis enabled to consider alternatives to conceptions already established such as linguistic competence, as an alternative to the notions arising from the concepts of interference and interlanguage traditionally employed in research (and practice) in deaf language educationFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNogueira, Aryane Santos, 1986-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15923NOGUEIRA, Aryane Santos. "É para escrever o português ou a libras?": nuances da translinguagem na educação linguística de surdos. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. v. 39, n. 1, p. 1-28, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15923. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368593porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-12T15:03:31Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368593Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-12T15:03:31Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv "É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos
"Is it to write Portuguese or Libras?" : nuances of translanguaging in deaf language education
title "É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos
spellingShingle "É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos
Nogueira, Aryane Santos, 1986-
Artigo original
Translinguagem (Linguística)
Surdos - Educação
translinguagem
Educação linguística
Competência
ideologias da linguagem
Educação de surdos
title_short "É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos
title_full "É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos
title_fullStr "É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos
title_full_unstemmed "É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos
title_sort "É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos
author Nogueira, Aryane Santos, 1986-
author_facet Nogueira, Aryane Santos, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Aryane Santos, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Translinguagem (Linguística)
Surdos - Educação
translinguagem
Educação linguística
Competência
ideologias da linguagem
Educação de surdos
topic Artigo original
Translinguagem (Linguística)
Surdos - Educação
translinguagem
Educação linguística
Competência
ideologias da linguagem
Educação de surdos
description Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) - Processo 17-20256-0
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15923
NOGUEIRA, Aryane Santos. "É para escrever o português ou a libras?": nuances da translinguagem na educação linguística de surdos. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. v. 39, n. 1, p. 1-28, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15923. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15923
identifier_str_mv NOGUEIRA, Aryane Santos. "É para escrever o português ou a libras?": nuances da translinguagem na educação linguística de surdos. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. v. 39, n. 1, p. 1-28, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15923. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368593
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834019172352