"É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15923 |
Resumo: | Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) - Processo 17-20256-0 |
id |
CAMP_2691263191f1957575124b0830be1763 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368593 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
"É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos"Is it to write Portuguese or Libras?" : nuances of translanguaging in deaf language educationArtigo originalTranslinguagem (Linguística)Surdos - EducaçãotranslinguagemEducação linguísticaCompetênciaideologias da linguagemEducação de surdosAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) - Processo 17-20256-0Resumo: Neste artigo, analiso dois momentos de interação translíngue entre estudantes surdos e professoras para a realização de atividades de produção escrita coletiva em um curso de ensino de português como segunda língua para jovens e adultos surdos. Essa análise teve em vista colaborar com uma compreensão multifacetada das complexas realidades cotidianas da translinguagem (J. Lee, 2022) na educação linguística de surdos, uma vez que o conceito vem ganhando espaço nesse campo, junto a outras tradições de pesquisa fundamentadas em concepções estruturalistas da língua(gem). As práticas e estratégias translíngues analisadas e discutidas, alicerçadas por uma atividade investigativa teórico-metodológica e descritivamente translíngue, visibilizaram nuances da translinguagem - espacial, tensional/ideológica e momentânea - dos estudantes surdos como recursos-chave produtivos para realização da atividade de escrita e para o aprendizado de língua(gem). Nesse processo, possibilitaram pensar em alternativas para concepções já estabelecidas como a de competência linguística, como alternativa para as concepções provenientes dos conceitos de interferência e interlíngua tradicionalmente acionados na pesquisa (e na prática) em educação linguística de surdosAbstract: In this article, I analyze two moments of translanguaging interaction among deaf students and teachers performing collective productions of written texts in a Portuguese as a second language teaching program for both young and deaf adults. This analysis aimed to collaborate with a multifaceted understanding of the complex everyday realities of translanguaging (J. Lee, 2022) in deaf language education, since the concept has been gaining prominence in this field, along with other research traditions based on structuralist understandings of language. The translanguaging practices and strategies analyzed and discussed, supported by a theoretical-methodological and descriptively translanguaged research work, made visible the nuances of the deaf students’ - spatial, tensional/ideological and momentary - translanguaging as productive key resources for conducting the writing activity and for language learning. In this process, the analysis enabled to consider alternatives to conceptions already established such as linguistic competence, as an alternative to the notions arising from the concepts of interference and interlanguage traditionally employed in research (and practice) in deaf language educationFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNogueira, Aryane Santos, 1986-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15923NOGUEIRA, Aryane Santos. "É para escrever o português ou a libras?": nuances da translinguagem na educação linguística de surdos. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. v. 39, n. 1, p. 1-28, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15923. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368593porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-12T15:03:31Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368593Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-12T15:03:31Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos "Is it to write Portuguese or Libras?" : nuances of translanguaging in deaf language education |
title |
"É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos |
spellingShingle |
"É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos Nogueira, Aryane Santos, 1986- Artigo original Translinguagem (Linguística) Surdos - Educação translinguagem Educação linguística Competência ideologias da linguagem Educação de surdos |
title_short |
"É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos |
title_full |
"É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos |
title_fullStr |
"É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos |
title_full_unstemmed |
"É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos |
title_sort |
"É para escrever o português ou a libras?" : nuances da translinguagem na educação linguística de surdos |
author |
Nogueira, Aryane Santos, 1986- |
author_facet |
Nogueira, Aryane Santos, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Aryane Santos, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo original Translinguagem (Linguística) Surdos - Educação translinguagem Educação linguística Competência ideologias da linguagem Educação de surdos |
topic |
Artigo original Translinguagem (Linguística) Surdos - Educação translinguagem Educação linguística Competência ideologias da linguagem Educação de surdos |
description |
Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) - Processo 17-20256-0 |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15923 NOGUEIRA, Aryane Santos. "É para escrever o português ou a libras?": nuances da translinguagem na educação linguística de surdos. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. v. 39, n. 1, p. 1-28, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15923. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15923 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Aryane Santos. "É para escrever o português ou a libras?": nuances da translinguagem na educação linguística de surdos. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. v. 39, n. 1, p. 1-28, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15923. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834019172352 |