Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Nayara da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Vivian Gomes Monteiro, 1997-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14988
Resumo: Resumo: O presente artigo traz como proposta a análise de práticas educacionais resultantes de cursos extensionistas de duas universidades públicas em nível estadual, desenvolvidas em duas regiões brasileiras distintas, Norte e Nordeste. A questão específica que pretendemos abordar é de ordem teórica-metodológica e diz respeito às atividades desenvolvidas em cada região que possuem algumas preocupações distintas em razão do público em foco. Orientam as análises a etnografia, mediante abordagem afetiva e translingue adotadas nestes cursos, a partir das lentes teóricas de Ahmed, Morgan & Maciel (2021), Deleuze (2002), Yip e Garcia (2018), Rocha (2019), Mignolo (2017), dentre outros. As análises dos dados evidenciaram os efeitos das práticas pedagógicas sobre os modos de apropriação e organização, pelos professores extensionistas, de suas práticas de linguagem diante do contexto diverso. Os resultados apontam a relevância de práticas educacionais inclusivas, sensíveis às mudanças sociais de forma a valorizar as identidades linguísticas e as relações afetivas existentes entre os sujeitos
id CAMP_ccffd7d52e6b6688cc9d7d60c3d1411c
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372347
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitáriaBetween encounters and affections : translanguaging as a possibility of approaching contexts and valuing identities in university extension coursesTranslinguagem (Linguística)Ensino de Português como língua de acolhimentoMigração e refúgioArtigo originalResumo: O presente artigo traz como proposta a análise de práticas educacionais resultantes de cursos extensionistas de duas universidades públicas em nível estadual, desenvolvidas em duas regiões brasileiras distintas, Norte e Nordeste. A questão específica que pretendemos abordar é de ordem teórica-metodológica e diz respeito às atividades desenvolvidas em cada região que possuem algumas preocupações distintas em razão do público em foco. Orientam as análises a etnografia, mediante abordagem afetiva e translingue adotadas nestes cursos, a partir das lentes teóricas de Ahmed, Morgan & Maciel (2021), Deleuze (2002), Yip e Garcia (2018), Rocha (2019), Mignolo (2017), dentre outros. As análises dos dados evidenciaram os efeitos das práticas pedagógicas sobre os modos de apropriação e organização, pelos professores extensionistas, de suas práticas de linguagem diante do contexto diverso. Os resultados apontam a relevância de práticas educacionais inclusivas, sensíveis às mudanças sociais de forma a valorizar as identidades linguísticas e as relações afetivas existentes entre os sujeitosAbstract: The present article proposes the analysis of educational practices which result from extension courses of two public universities at the state level, developed in two different Brazilian regions, North and Northeast. The specific issue we intend to address is mainly theoretical and methodological and pertains to the activities developed in each region, which have some distinct concerns due to the public in question. The analyses are guided by ethnography, through the affective and translingual approach applied in these courses, based on the theoretical lenses of Ahmed, Morgan & Maciel (2021), Deleuze (2002), Yip and Garcia (2018), Rocha (2019), Mignolo (2017), among others. The data analysis pointed out the effects of the pedagogical practices on the appropriation and organization modes, by the extension teachers, regarding their language practices in a heterogeneous context. The results point to the significance of inclusive educational practices, sensitive to social changes in order to value linguistic identities and the affective relationships between individualsCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASQueiroz, Nayara da SilvaSouza, Vivian Gomes Monteiro, 1997-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14988QUEIROZ, Nayara da Silva; SOUZA, Vivian Gomes Monteiro. Entre encontros e afetos: a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária. Revista de letras Juçara. Caxias, MA. v. 7, n. 1, p. 51-69, jul. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14988. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372347porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-01T15:09:16Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372347Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-02-01T15:09:16Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária
Between encounters and affections : translanguaging as a possibility of approaching contexts and valuing identities in university extension courses
title Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária
spellingShingle Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária
Queiroz, Nayara da Silva
Translinguagem (Linguística)
Ensino de Português como língua de acolhimento
Migração e refúgio
Artigo original
title_short Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária
title_full Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária
title_fullStr Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária
title_full_unstemmed Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária
title_sort Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária
author Queiroz, Nayara da Silva
author_facet Queiroz, Nayara da Silva
Souza, Vivian Gomes Monteiro, 1997-
author_role author
author2 Souza, Vivian Gomes Monteiro, 1997-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Nayara da Silva
Souza, Vivian Gomes Monteiro, 1997-
dc.subject.por.fl_str_mv Translinguagem (Linguística)
Ensino de Português como língua de acolhimento
Migração e refúgio
Artigo original
topic Translinguagem (Linguística)
Ensino de Português como língua de acolhimento
Migração e refúgio
Artigo original
description Resumo: O presente artigo traz como proposta a análise de práticas educacionais resultantes de cursos extensionistas de duas universidades públicas em nível estadual, desenvolvidas em duas regiões brasileiras distintas, Norte e Nordeste. A questão específica que pretendemos abordar é de ordem teórica-metodológica e diz respeito às atividades desenvolvidas em cada região que possuem algumas preocupações distintas em razão do público em foco. Orientam as análises a etnografia, mediante abordagem afetiva e translingue adotadas nestes cursos, a partir das lentes teóricas de Ahmed, Morgan & Maciel (2021), Deleuze (2002), Yip e Garcia (2018), Rocha (2019), Mignolo (2017), dentre outros. As análises dos dados evidenciaram os efeitos das práticas pedagógicas sobre os modos de apropriação e organização, pelos professores extensionistas, de suas práticas de linguagem diante do contexto diverso. Os resultados apontam a relevância de práticas educacionais inclusivas, sensíveis às mudanças sociais de forma a valorizar as identidades linguísticas e as relações afetivas existentes entre os sujeitos
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14988
QUEIROZ, Nayara da Silva; SOUZA, Vivian Gomes Monteiro. Entre encontros e afetos: a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária. Revista de letras Juçara. Caxias, MA. v. 7, n. 1, p. 51-69, jul. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14988. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14988
identifier_str_mv QUEIROZ, Nayara da Silva; SOUZA, Vivian Gomes Monteiro. Entre encontros e afetos: a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária. Revista de letras Juçara. Caxias, MA. v. 7, n. 1, p. 51-69, jul. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14988. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372347
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834688163840