Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14988 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo traz como proposta a análise de práticas educacionais resultantes de cursos extensionistas de duas universidades públicas em nível estadual, desenvolvidas em duas regiões brasileiras distintas, Norte e Nordeste. A questão específica que pretendemos abordar é de ordem teórica-metodológica e diz respeito às atividades desenvolvidas em cada região que possuem algumas preocupações distintas em razão do público em foco. Orientam as análises a etnografia, mediante abordagem afetiva e translingue adotadas nestes cursos, a partir das lentes teóricas de Ahmed, Morgan & Maciel (2021), Deleuze (2002), Yip e Garcia (2018), Rocha (2019), Mignolo (2017), dentre outros. As análises dos dados evidenciaram os efeitos das práticas pedagógicas sobre os modos de apropriação e organização, pelos professores extensionistas, de suas práticas de linguagem diante do contexto diverso. Os resultados apontam a relevância de práticas educacionais inclusivas, sensíveis às mudanças sociais de forma a valorizar as identidades linguísticas e as relações afetivas existentes entre os sujeitos |
id |
CAMP_ccffd7d52e6b6688cc9d7d60c3d1411c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372347 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitáriaBetween encounters and affections : translanguaging as a possibility of approaching contexts and valuing identities in university extension coursesTranslinguagem (Linguística)Ensino de Português como língua de acolhimentoMigração e refúgioArtigo originalResumo: O presente artigo traz como proposta a análise de práticas educacionais resultantes de cursos extensionistas de duas universidades públicas em nível estadual, desenvolvidas em duas regiões brasileiras distintas, Norte e Nordeste. A questão específica que pretendemos abordar é de ordem teórica-metodológica e diz respeito às atividades desenvolvidas em cada região que possuem algumas preocupações distintas em razão do público em foco. Orientam as análises a etnografia, mediante abordagem afetiva e translingue adotadas nestes cursos, a partir das lentes teóricas de Ahmed, Morgan & Maciel (2021), Deleuze (2002), Yip e Garcia (2018), Rocha (2019), Mignolo (2017), dentre outros. As análises dos dados evidenciaram os efeitos das práticas pedagógicas sobre os modos de apropriação e organização, pelos professores extensionistas, de suas práticas de linguagem diante do contexto diverso. Os resultados apontam a relevância de práticas educacionais inclusivas, sensíveis às mudanças sociais de forma a valorizar as identidades linguísticas e as relações afetivas existentes entre os sujeitosAbstract: The present article proposes the analysis of educational practices which result from extension courses of two public universities at the state level, developed in two different Brazilian regions, North and Northeast. The specific issue we intend to address is mainly theoretical and methodological and pertains to the activities developed in each region, which have some distinct concerns due to the public in question. The analyses are guided by ethnography, through the affective and translingual approach applied in these courses, based on the theoretical lenses of Ahmed, Morgan & Maciel (2021), Deleuze (2002), Yip and Garcia (2018), Rocha (2019), Mignolo (2017), among others. The data analysis pointed out the effects of the pedagogical practices on the appropriation and organization modes, by the extension teachers, regarding their language practices in a heterogeneous context. The results point to the significance of inclusive educational practices, sensitive to social changes in order to value linguistic identities and the affective relationships between individualsCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASQueiroz, Nayara da SilvaSouza, Vivian Gomes Monteiro, 1997-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14988QUEIROZ, Nayara da Silva; SOUZA, Vivian Gomes Monteiro. Entre encontros e afetos: a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária. Revista de letras Juçara. Caxias, MA. v. 7, n. 1, p. 51-69, jul. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14988. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372347porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-01T15:09:16Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372347Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-02-01T15:09:16Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária Between encounters and affections : translanguaging as a possibility of approaching contexts and valuing identities in university extension courses |
title |
Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária |
spellingShingle |
Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária Queiroz, Nayara da Silva Translinguagem (Linguística) Ensino de Português como língua de acolhimento Migração e refúgio Artigo original |
title_short |
Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária |
title_full |
Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária |
title_fullStr |
Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária |
title_full_unstemmed |
Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária |
title_sort |
Entre encontros e afetos : a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária |
author |
Queiroz, Nayara da Silva |
author_facet |
Queiroz, Nayara da Silva Souza, Vivian Gomes Monteiro, 1997- |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Vivian Gomes Monteiro, 1997- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Nayara da Silva Souza, Vivian Gomes Monteiro, 1997- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Translinguagem (Linguística) Ensino de Português como língua de acolhimento Migração e refúgio Artigo original |
topic |
Translinguagem (Linguística) Ensino de Português como língua de acolhimento Migração e refúgio Artigo original |
description |
Resumo: O presente artigo traz como proposta a análise de práticas educacionais resultantes de cursos extensionistas de duas universidades públicas em nível estadual, desenvolvidas em duas regiões brasileiras distintas, Norte e Nordeste. A questão específica que pretendemos abordar é de ordem teórica-metodológica e diz respeito às atividades desenvolvidas em cada região que possuem algumas preocupações distintas em razão do público em foco. Orientam as análises a etnografia, mediante abordagem afetiva e translingue adotadas nestes cursos, a partir das lentes teóricas de Ahmed, Morgan & Maciel (2021), Deleuze (2002), Yip e Garcia (2018), Rocha (2019), Mignolo (2017), dentre outros. As análises dos dados evidenciaram os efeitos das práticas pedagógicas sobre os modos de apropriação e organização, pelos professores extensionistas, de suas práticas de linguagem diante do contexto diverso. Os resultados apontam a relevância de práticas educacionais inclusivas, sensíveis às mudanças sociais de forma a valorizar as identidades linguísticas e as relações afetivas existentes entre os sujeitos |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14988 QUEIROZ, Nayara da Silva; SOUZA, Vivian Gomes Monteiro. Entre encontros e afetos: a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária. Revista de letras Juçara. Caxias, MA. v. 7, n. 1, p. 51-69, jul. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14988. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14988 |
identifier_str_mv |
QUEIROZ, Nayara da Silva; SOUZA, Vivian Gomes Monteiro. Entre encontros e afetos: a translinguagem como possibilidade de aproximação de contextos e valorização de identidades em cursos de extensão universitária. Revista de letras Juçara. Caxias, MA. v. 7, n. 1, p. 51-69, jul. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14988. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834688163840 |