A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gibim, Gabriela Faria Barcelos, 1979-, Souza, Carla Alves de, 1974-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12881
Resumo: Resumo: Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, para a sua atuação docente no que tange ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Assumindo que cada área profissional demanda um conhecimento específico, a formação de professores deverá preocupar-se com as especificidades desse conhecimento para formar profissionais. Para que os alunos entendam, o professor deverá assumir como ponto de partida, para as discussões, o que os alunos já conhecem e como conhecem, o que demanda um conhecimento matemático específico que denominamos de Conhecimento Interpretativo. Este texto discute a necessidade e a importância de uma mudança de foco na formação de professores com vistas a capacitar profissionais para uma atuação docente que busque desenvolver o entendimento matemático dos alunos. Com esse fito, apresenta-se e discute-se uma tarefa para a formação que tem por objetivo desenvolver o Conhecimento Interpretativo de (futuros) professores no âmbito das frações
id CAMP_302f6f43ce79834659eaa98d61543f56
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360903
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativoA need for a change in mathematics teachers' education : discussing tasks for developing interpretive knowledgeFormação de professoresEducação matemáticaMatemáticaTeacher trainingMathematics educationMathematicsConhecimento InterpretativoFraçãoArtigo originalResumo: Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, para a sua atuação docente no que tange ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Assumindo que cada área profissional demanda um conhecimento específico, a formação de professores deverá preocupar-se com as especificidades desse conhecimento para formar profissionais. Para que os alunos entendam, o professor deverá assumir como ponto de partida, para as discussões, o que os alunos já conhecem e como conhecem, o que demanda um conhecimento matemático específico que denominamos de Conhecimento Interpretativo. Este texto discute a necessidade e a importância de uma mudança de foco na formação de professores com vistas a capacitar profissionais para uma atuação docente que busque desenvolver o entendimento matemático dos alunos. Com esse fito, apresenta-se e discute-se uma tarefa para a formação que tem por objetivo desenvolver o Conhecimento Interpretativo de (futuros) professores no âmbito das fraçõesAbstract: Teachers' knowledge is considered to be specialized, both in terms of content knowledge and pedagogical content knowledge. Assuming that each professional area requires specific knowledge, teacher education should be concerned with the specificities of such professional knowledge in order to train professionals. Aiming students understanding, teacher's should consider what students already know and how they know it as a starting point for discussion. Doing so requires a specialized mathematical knowledge which is called Interpretative Knowledge. In this paper we discuss the need and importance for a change of focus in teachers' education in order to allow teacher education to contribute for teachers’ mathematical practices focusing on developing students mathematical understanding. To this end, we present and discuss a task for teacher education conceptualized for developing (prospective) teachers' Interpretative Knowledge in the scope of fractionsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-Gibim, Gabriela Faria Barcelos, 1979-Souza, Carla Alves de, 1974-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12881RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva; GIBIM, Gabriela Faria Barcelos; SOUZA, Carla Alves de. A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática: discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo. Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 34 (2021), p. 1-24. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12881. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360903porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T15:12:37Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360903Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-04T15:12:37Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo
A need for a change in mathematics teachers' education : discussing tasks for developing interpretive knowledge
title A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo
spellingShingle A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Formação de professores
Educação matemática
Matemática
Teacher training
Mathematics education
Mathematics
Conhecimento Interpretativo
Fração
Artigo original
title_short A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo
title_full A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo
title_fullStr A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo
title_full_unstemmed A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo
title_sort A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo
author Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
author_facet Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Gibim, Gabriela Faria Barcelos, 1979-
Souza, Carla Alves de, 1974-
author_role author
author2 Gibim, Gabriela Faria Barcelos, 1979-
Souza, Carla Alves de, 1974-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Gibim, Gabriela Faria Barcelos, 1979-
Souza, Carla Alves de, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação matemática
Matemática
Teacher training
Mathematics education
Mathematics
Conhecimento Interpretativo
Fração
Artigo original
topic Formação de professores
Educação matemática
Matemática
Teacher training
Mathematics education
Mathematics
Conhecimento Interpretativo
Fração
Artigo original
description Resumo: Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, para a sua atuação docente no que tange ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Assumindo que cada área profissional demanda um conhecimento específico, a formação de professores deverá preocupar-se com as especificidades desse conhecimento para formar profissionais. Para que os alunos entendam, o professor deverá assumir como ponto de partida, para as discussões, o que os alunos já conhecem e como conhecem, o que demanda um conhecimento matemático específico que denominamos de Conhecimento Interpretativo. Este texto discute a necessidade e a importância de uma mudança de foco na formação de professores com vistas a capacitar profissionais para uma atuação docente que busque desenvolver o entendimento matemático dos alunos. Com esse fito, apresenta-se e discute-se uma tarefa para a formação que tem por objetivo desenvolver o Conhecimento Interpretativo de (futuros) professores no âmbito das frações
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12881
RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva; GIBIM, Gabriela Faria Barcelos; SOUZA, Carla Alves de. A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática: discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo. Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 34 (2021), p. 1-24. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12881. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12881
identifier_str_mv RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva; GIBIM, Gabriela Faria Barcelos; SOUZA, Carla Alves de. A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática: discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo. Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 34 (2021), p. 1-24. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12881. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832219815936