A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12881 |
Resumo: | Resumo: Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, para a sua atuação docente no que tange ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Assumindo que cada área profissional demanda um conhecimento específico, a formação de professores deverá preocupar-se com as especificidades desse conhecimento para formar profissionais. Para que os alunos entendam, o professor deverá assumir como ponto de partida, para as discussões, o que os alunos já conhecem e como conhecem, o que demanda um conhecimento matemático específico que denominamos de Conhecimento Interpretativo. Este texto discute a necessidade e a importância de uma mudança de foco na formação de professores com vistas a capacitar profissionais para uma atuação docente que busque desenvolver o entendimento matemático dos alunos. Com esse fito, apresenta-se e discute-se uma tarefa para a formação que tem por objetivo desenvolver o Conhecimento Interpretativo de (futuros) professores no âmbito das frações |
id |
CAMP_302f6f43ce79834659eaa98d61543f56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360903 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativoA need for a change in mathematics teachers' education : discussing tasks for developing interpretive knowledgeFormação de professoresEducação matemáticaMatemáticaTeacher trainingMathematics educationMathematicsConhecimento InterpretativoFraçãoArtigo originalResumo: Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, para a sua atuação docente no que tange ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Assumindo que cada área profissional demanda um conhecimento específico, a formação de professores deverá preocupar-se com as especificidades desse conhecimento para formar profissionais. Para que os alunos entendam, o professor deverá assumir como ponto de partida, para as discussões, o que os alunos já conhecem e como conhecem, o que demanda um conhecimento matemático específico que denominamos de Conhecimento Interpretativo. Este texto discute a necessidade e a importância de uma mudança de foco na formação de professores com vistas a capacitar profissionais para uma atuação docente que busque desenvolver o entendimento matemático dos alunos. Com esse fito, apresenta-se e discute-se uma tarefa para a formação que tem por objetivo desenvolver o Conhecimento Interpretativo de (futuros) professores no âmbito das fraçõesAbstract: Teachers' knowledge is considered to be specialized, both in terms of content knowledge and pedagogical content knowledge. Assuming that each professional area requires specific knowledge, teacher education should be concerned with the specificities of such professional knowledge in order to train professionals. Aiming students understanding, teacher's should consider what students already know and how they know it as a starting point for discussion. Doing so requires a specialized mathematical knowledge which is called Interpretative Knowledge. In this paper we discuss the need and importance for a change of focus in teachers' education in order to allow teacher education to contribute for teachers’ mathematical practices focusing on developing students mathematical understanding. To this end, we present and discuss a task for teacher education conceptualized for developing (prospective) teachers' Interpretative Knowledge in the scope of fractionsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-Gibim, Gabriela Faria Barcelos, 1979-Souza, Carla Alves de, 1974-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12881RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva; GIBIM, Gabriela Faria Barcelos; SOUZA, Carla Alves de. A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática: discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo. Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 34 (2021), p. 1-24. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12881. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360903porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T15:12:37Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360903Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-04T15:12:37Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo A need for a change in mathematics teachers' education : discussing tasks for developing interpretive knowledge |
title |
A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo |
spellingShingle |
A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- Formação de professores Educação matemática Matemática Teacher training Mathematics education Mathematics Conhecimento Interpretativo Fração Artigo original |
title_short |
A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo |
title_full |
A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo |
title_fullStr |
A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo |
title_full_unstemmed |
A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo |
title_sort |
A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática : discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo |
author |
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- |
author_facet |
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- Gibim, Gabriela Faria Barcelos, 1979- Souza, Carla Alves de, 1974- |
author_role |
author |
author2 |
Gibim, Gabriela Faria Barcelos, 1979- Souza, Carla Alves de, 1974- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- Gibim, Gabriela Faria Barcelos, 1979- Souza, Carla Alves de, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação matemática Matemática Teacher training Mathematics education Mathematics Conhecimento Interpretativo Fração Artigo original |
topic |
Formação de professores Educação matemática Matemática Teacher training Mathematics education Mathematics Conhecimento Interpretativo Fração Artigo original |
description |
Resumo: Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, para a sua atuação docente no que tange ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Assumindo que cada área profissional demanda um conhecimento específico, a formação de professores deverá preocupar-se com as especificidades desse conhecimento para formar profissionais. Para que os alunos entendam, o professor deverá assumir como ponto de partida, para as discussões, o que os alunos já conhecem e como conhecem, o que demanda um conhecimento matemático específico que denominamos de Conhecimento Interpretativo. Este texto discute a necessidade e a importância de uma mudança de foco na formação de professores com vistas a capacitar profissionais para uma atuação docente que busque desenvolver o entendimento matemático dos alunos. Com esse fito, apresenta-se e discute-se uma tarefa para a formação que tem por objetivo desenvolver o Conhecimento Interpretativo de (futuros) professores no âmbito das frações |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12881 RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva; GIBIM, Gabriela Faria Barcelos; SOUZA, Carla Alves de. A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática: discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo. Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 34 (2021), p. 1-24. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12881. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12881 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva; GIBIM, Gabriela Faria Barcelos; SOUZA, Carla Alves de. A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática: discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo. Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 34 (2021), p. 1-24. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12881. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832219815936 |