Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12885
Resumo: Resumo: Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, no que concerne tanto ao conhecimento do conteúdo como ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Portanto, a formação de professores deverá contribuir para desenvolver o conteúdo dessas especificidades que aqui se consideram na perspectiva do Conhecimento Interpretativo e do Mathematics Teachers Specialized Knowledge – MTSK. Considerando a centralidade das tarefas preparadas e implementadas para as aprendizagens dos resolutores, justifica-se a necessidade de conceitualizar tarefas especificamente desenhadas para a formação de professores que se foquem em desenvolver as especificidades do conhecimento profissional para a prática matemática. Tendo por base as especificidades do conhecimento do professor, apresenta-se e discute-se a conceitualização do que se denomina Tarefa Formativa e os seus elementos constituintes a partir de um exemplo no âmbito da subtração e um conjunto de reflexões associadas ao papel do pesquisador e formador a fim de desenvolver as especificidades do Conhecimento
id CAMP_a69951b3084c745b53dee2a90b77fa78
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360932
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professorConceptualizing tasks for teacher education aimed at developing the specificities of interpretative and specialized teachers’ knowledgeModelo do conhecimento especializado do professor de matemáticaMatemática - Formação de professoresMathematics teacher's specialised knowledge modelMathematics teachersTarefas FormativasTarefas para a FormaçãoConhecimentoArtigo originalResumo: Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, no que concerne tanto ao conhecimento do conteúdo como ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Portanto, a formação de professores deverá contribuir para desenvolver o conteúdo dessas especificidades que aqui se consideram na perspectiva do Conhecimento Interpretativo e do Mathematics Teachers Specialized Knowledge – MTSK. Considerando a centralidade das tarefas preparadas e implementadas para as aprendizagens dos resolutores, justifica-se a necessidade de conceitualizar tarefas especificamente desenhadas para a formação de professores que se foquem em desenvolver as especificidades do conhecimento profissional para a prática matemática. Tendo por base as especificidades do conhecimento do professor, apresenta-se e discute-se a conceitualização do que se denomina Tarefa Formativa e os seus elementos constituintes a partir de um exemplo no âmbito da subtração e um conjunto de reflexões associadas ao papel do pesquisador e formador a fim de desenvolver as especificidades do ConhecimentoAbstract: Teachers’ Knowledge is considered specialized both in terms of mathematical and pedagogical knowledge. Thus, teacher education should focus in developing the content of those specificities which we assume, here in the scope of Interpretative Knowledge and Mathematics Teachers Specialized Knowledge – MTSK. Considering the central role of tasks for the learners learning, it requires the need for conceptualizing tasks specifically designed for teacher education focusing on developing teachers’ knowledge. Grounded on the specificities of teachers’ knowledge to teach mathematics, we present and discuss what is termed as Formative Task and its constituent elements – being one of them the tasks for teacher education – from a subtraction context. A reflection on the role of the researchers and educator for developing the specificities of such knowledge is also elaboratedAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12885RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor. Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 35 (2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12885. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360932porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T15:37:42Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360932Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-04T15:37:42Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor
Conceptualizing tasks for teacher education aimed at developing the specificities of interpretative and specialized teachers’ knowledge
title Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor
spellingShingle Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Matemática - Formação de professores
Mathematics teacher's specialised knowledge model
Mathematics teachers
Tarefas Formativas
Tarefas para a Formação
Conhecimento
Artigo original
title_short Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor
title_full Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor
title_fullStr Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor
title_full_unstemmed Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor
title_sort Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor
author Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
author_facet Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Matemática - Formação de professores
Mathematics teacher's specialised knowledge model
Mathematics teachers
Tarefas Formativas
Tarefas para a Formação
Conhecimento
Artigo original
topic Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Matemática - Formação de professores
Mathematics teacher's specialised knowledge model
Mathematics teachers
Tarefas Formativas
Tarefas para a Formação
Conhecimento
Artigo original
description Resumo: Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, no que concerne tanto ao conhecimento do conteúdo como ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Portanto, a formação de professores deverá contribuir para desenvolver o conteúdo dessas especificidades que aqui se consideram na perspectiva do Conhecimento Interpretativo e do Mathematics Teachers Specialized Knowledge – MTSK. Considerando a centralidade das tarefas preparadas e implementadas para as aprendizagens dos resolutores, justifica-se a necessidade de conceitualizar tarefas especificamente desenhadas para a formação de professores que se foquem em desenvolver as especificidades do conhecimento profissional para a prática matemática. Tendo por base as especificidades do conhecimento do professor, apresenta-se e discute-se a conceitualização do que se denomina Tarefa Formativa e os seus elementos constituintes a partir de um exemplo no âmbito da subtração e um conjunto de reflexões associadas ao papel do pesquisador e formador a fim de desenvolver as especificidades do Conhecimento
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12885
RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor. Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 35 (2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12885. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12885
identifier_str_mv RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor. Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 35 (2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12885. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360932
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832227155968