Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8467 |
Resumo: | Resumo: Este artigo trata da relação entre a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia de Paulo Freire mostrando, num primeiro momento, suas convergências na medida em que ambas se colocam na perspectiva dos interesses da maioria da população constituída pela classe dos trabalhadores tendo em vista a articulação da educação com a transformação estrutural da sociedade capitalista. No segundo momento são abordadas as diferenças entre as duas pedagogias tomando como referência a fundamentação filosófica e as formulações pedagógicas |
id |
CAMP_33556837823d251b181d7f2d451fea18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1266274 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentosPedagogía histórico-crítica y pedagogía de la liberación : aproximacións y distanciamientosHistorical-critical pedagogy and pedagogy of liberation : approximations and distancesEducaçãoPedagogia histórico-críticaEducationHistorical-critical pedagogyPedagogia libertadoraArtigo originalResumo: Este artigo trata da relação entre a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia de Paulo Freire mostrando, num primeiro momento, suas convergências na medida em que ambas se colocam na perspectiva dos interesses da maioria da população constituída pela classe dos trabalhadores tendo em vista a articulação da educação com a transformação estrutural da sociedade capitalista. No segundo momento são abordadas as diferenças entre as duas pedagogias tomando como referência a fundamentação filosófica e as formulações pedagógicasResumen: Este artículo aborda la relación entre la pedagogía histórico-crítica y la pedagogía de Paulo Freire, mostrando, en un primer momento, sus convergencias en la medida en que ambas se sitúan en la perspectiva de los intereses de la mayoría de la población constituida por la clase obrera con miras a articulación de la educación con la transformación estructural de la sociedad capitalista. En el segundo momento, se discuten las diferencias entre las dos pedagogías, tomando como referencia el fundamento filosófico y las formulaciones pedagógicasAbstract: This article deals with the relationship between the historical-critical pedagogy and Paulo Freire's pedagogy, showing, at first, their convergences insofar as both are placed in the perspective of the interests of the majority of the population constituted by the working class with a view to articulating of education with the structural transformation of capitalist society. In the second moment, the differences between the two pedagogies are discussed, taking as reference the philosophical foundation and the pedagogical formulationsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSaviani, Dermeval, 1944-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8467SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos. Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador, BA: UFBA/FACED, 2021. Vol. 13, n. 3 (dez., 2021), p. 170-176. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8467. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266274porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T16:40:41Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1266274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-06T16:40:41Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos Pedagogía histórico-crítica y pedagogía de la liberación : aproximacións y distanciamientos Historical-critical pedagogy and pedagogy of liberation : approximations and distances |
title |
Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos |
spellingShingle |
Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos Saviani, Dermeval, 1944- Educação Pedagogia histórico-crítica Education Historical-critical pedagogy Pedagogia libertadora Artigo original |
title_short |
Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos |
title_full |
Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos |
title_fullStr |
Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos |
title_full_unstemmed |
Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos |
title_sort |
Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos |
author |
Saviani, Dermeval, 1944- |
author_facet |
Saviani, Dermeval, 1944- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saviani, Dermeval, 1944- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pedagogia histórico-crítica Education Historical-critical pedagogy Pedagogia libertadora Artigo original |
topic |
Educação Pedagogia histórico-crítica Education Historical-critical pedagogy Pedagogia libertadora Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo trata da relação entre a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia de Paulo Freire mostrando, num primeiro momento, suas convergências na medida em que ambas se colocam na perspectiva dos interesses da maioria da população constituída pela classe dos trabalhadores tendo em vista a articulação da educação com a transformação estrutural da sociedade capitalista. No segundo momento são abordadas as diferenças entre as duas pedagogias tomando como referência a fundamentação filosófica e as formulações pedagógicas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8467 SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos. Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador, BA: UFBA/FACED, 2021. Vol. 13, n. 3 (dez., 2021), p. 170-176. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8467. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8467 |
identifier_str_mv |
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos. Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador, BA: UFBA/FACED, 2021. Vol. 13, n. 3 (dez., 2021), p. 170-176. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8467. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030827663753216 |