Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saviani, Dermeval, 1944-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8467
Resumo: Resumo: Este artigo trata da relação entre a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia de Paulo Freire mostrando, num primeiro momento, suas convergências na medida em que ambas se colocam na perspectiva dos interesses da maioria da população constituída pela classe dos trabalhadores tendo em vista a articulação da educação com a transformação estrutural da sociedade capitalista. No segundo momento são abordadas as diferenças entre as duas pedagogias tomando como referência a fundamentação filosófica e as formulações pedagógicas
id CAMP_33556837823d251b181d7f2d451fea18
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1266274
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentosPedagogía histórico-crítica y pedagogía de la liberación : aproximacións y distanciamientosHistorical-critical pedagogy and pedagogy of liberation : approximations and distancesEducaçãoPedagogia histórico-críticaEducationHistorical-critical pedagogyPedagogia libertadoraArtigo originalResumo: Este artigo trata da relação entre a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia de Paulo Freire mostrando, num primeiro momento, suas convergências na medida em que ambas se colocam na perspectiva dos interesses da maioria da população constituída pela classe dos trabalhadores tendo em vista a articulação da educação com a transformação estrutural da sociedade capitalista. No segundo momento são abordadas as diferenças entre as duas pedagogias tomando como referência a fundamentação filosófica e as formulações pedagógicasResumen: Este artículo aborda la relación entre la pedagogía histórico-crítica y la pedagogía de Paulo Freire, mostrando, en un primer momento, sus convergencias en la medida en que ambas se sitúan en la perspectiva de los intereses de la mayoría de la población constituida por la clase obrera con miras a articulación de la educación con la transformación estructural de la sociedad capitalista. En el segundo momento, se discuten las diferencias entre las dos pedagogías, tomando como referencia el fundamento filosófico y las formulaciones pedagógicasAbstract: This article deals with the relationship between the historical-critical pedagogy and Paulo Freire's pedagogy, showing, at first, their convergences insofar as both are placed in the perspective of the interests of the majority of the population constituted by the working class with a view to articulating of education with the structural transformation of capitalist society. In the second moment, the differences between the two pedagogies are discussed, taking as reference the philosophical foundation and the pedagogical formulationsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSaviani, Dermeval, 1944-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8467SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos. Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador, BA: UFBA/FACED, 2021. Vol. 13, n. 3 (dez., 2021), p. 170-176. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8467. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266274porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T16:40:41Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1266274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-06T16:40:41Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos
Pedagogía histórico-crítica y pedagogía de la liberación : aproximacións y distanciamientos
Historical-critical pedagogy and pedagogy of liberation : approximations and distances
title Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos
spellingShingle Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos
Saviani, Dermeval, 1944-
Educação
Pedagogia histórico-crítica
Education
Historical-critical pedagogy
Pedagogia libertadora
Artigo original
title_short Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos
title_full Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos
title_fullStr Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos
title_full_unstemmed Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos
title_sort Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação : aproximações e distanciamentos
author Saviani, Dermeval, 1944-
author_facet Saviani, Dermeval, 1944-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Saviani, Dermeval, 1944-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia histórico-crítica
Education
Historical-critical pedagogy
Pedagogia libertadora
Artigo original
topic Educação
Pedagogia histórico-crítica
Education
Historical-critical pedagogy
Pedagogia libertadora
Artigo original
description Resumo: Este artigo trata da relação entre a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia de Paulo Freire mostrando, num primeiro momento, suas convergências na medida em que ambas se colocam na perspectiva dos interesses da maioria da população constituída pela classe dos trabalhadores tendo em vista a articulação da educação com a transformação estrutural da sociedade capitalista. No segundo momento são abordadas as diferenças entre as duas pedagogias tomando como referência a fundamentação filosófica e as formulações pedagógicas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8467
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos. Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador, BA: UFBA/FACED, 2021. Vol. 13, n. 3 (dez., 2021), p. 170-176. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8467. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8467
identifier_str_mv SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos. Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador, BA: UFBA/FACED, 2021. Vol. 13, n. 3 (dez., 2021), p. 170-176. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8467. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030827663753216