Inteligência artificial, pós-humanismo e educação : entre o simulacro e a assemblagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14626 |
Resumo: | Resumo: Argumenta-se contra a personalização de agentes de inteligência artificial (IA) generativas baseadas em modelos de linguagem natural tais como ChatGPT e Bard. Propõe-se que projetar "humanidade" nesse tipo de artefato é uma forma de apego antropocêntrico improdutivo educacionalmente; sugere-se, como alternativa, o modelo da assemblagem cognitiva (novo inconsciente) de Katherine Hayles, no qual cognições técnicas (não-conscientes) produzem modos de atenção-reconhecimento que têm agencia moral e política, mas não se confundem com consciências humanas. Explica-se a projeção de uma teoria da mente no artefato a partir do arcabouço da pós-fenomomenlogia e adverte-se que nem demonizar a inteligência artificial, nem tratar esses simulacros como inteligências de facto, "empodera" o humano, mas apenas reencena versões progressivamente mais reducionistas do humano idealizado do humanismo. Urge que se utilieze de forma mais transparente as articulações entre consciência e modos não-humanos de atenção-reconhecimento para que tanto estudantes IAs não se tornem cada vez menos "inteligentes" |
id |
CAMP_3778e2cb4e71957f03102e0c20bdfebd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372154 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Inteligência artificial, pós-humanismo e educação : entre o simulacro e a assemblagemArtificial intelligence, post-humanism and education : between simulacrum and assemblyInteligência artificialPós-humanismoCogniçãoConsciênciaArtificial intelligencePost-humanismCognitionCognição distribuídaConscienceChatGPTArtigo originalResumo: Argumenta-se contra a personalização de agentes de inteligência artificial (IA) generativas baseadas em modelos de linguagem natural tais como ChatGPT e Bard. Propõe-se que projetar "humanidade" nesse tipo de artefato é uma forma de apego antropocêntrico improdutivo educacionalmente; sugere-se, como alternativa, o modelo da assemblagem cognitiva (novo inconsciente) de Katherine Hayles, no qual cognições técnicas (não-conscientes) produzem modos de atenção-reconhecimento que têm agencia moral e política, mas não se confundem com consciências humanas. Explica-se a projeção de uma teoria da mente no artefato a partir do arcabouço da pós-fenomomenlogia e adverte-se que nem demonizar a inteligência artificial, nem tratar esses simulacros como inteligências de facto, "empodera" o humano, mas apenas reencena versões progressivamente mais reducionistas do humano idealizado do humanismo. Urge que se utilieze de forma mais transparente as articulações entre consciência e modos não-humanos de atenção-reconhecimento para que tanto estudantes IAs não se tornem cada vez menos "inteligentes"Abstract: Na argument is put forward against personifying generative artificial intelligence (AI) agents based on natural language models such as ChatGPT and Bard. It is proposed that projecting "humanity" onto this type of artifact is a form of educationally unproductive anthropocentric attachment; Katherine Hayles' model of cognitive assembly (new unconscious) is proposed as na alternative, in which technical (non-conscious) cognitions produce modes of attention-recognition that have moral and political agency, but are not to be confused with human consciousness. The projection of a theory of mind onto the artifact is explained through a post-phenomomenoloical framework and it is warned that neither demonizing artificial intelligence, nor treating these simulacra as de facto intelligence "empowers" the human, but only reenacts progressively more reductionist versions of the idealized humanista human. It is urgent to use in a more transparent way the articulations between consciousness and non-human modes of awareness so that neither students nor AI become less and less "intelligent"Discursive practices of/in LGBT+ Life ThinkingCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBuzato, Marcelo El Khouri, 1965-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14626BUZATO, Marcelo El Khouri. Inteligência artificial, pós-humanismo e educação: entre o simulacro e a assemblagem. Dialogia. São Paulo, SP : Universidade Nove de Julho, 2023. n. 4 esp: educação híbrida: desafios e vitórias, n. art. e23906, p. 1-11, jan./abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14626. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372154porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T16:36:29Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372154Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-05T16:36:29Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência artificial, pós-humanismo e educação : entre o simulacro e a assemblagem Artificial intelligence, post-humanism and education : between simulacrum and assembly |
title |
Inteligência artificial, pós-humanismo e educação : entre o simulacro e a assemblagem |
spellingShingle |
Inteligência artificial, pós-humanismo e educação : entre o simulacro e a assemblagem Buzato, Marcelo El Khouri, 1965- Inteligência artificial Pós-humanismo Cognição Consciência Artificial intelligence Post-humanism Cognition Cognição distribuída Conscience ChatGPT Artigo original |
title_short |
Inteligência artificial, pós-humanismo e educação : entre o simulacro e a assemblagem |
title_full |
Inteligência artificial, pós-humanismo e educação : entre o simulacro e a assemblagem |
title_fullStr |
Inteligência artificial, pós-humanismo e educação : entre o simulacro e a assemblagem |
title_full_unstemmed |
Inteligência artificial, pós-humanismo e educação : entre o simulacro e a assemblagem |
title_sort |
Inteligência artificial, pós-humanismo e educação : entre o simulacro e a assemblagem |
author |
Buzato, Marcelo El Khouri, 1965- |
author_facet |
Buzato, Marcelo El Khouri, 1965- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buzato, Marcelo El Khouri, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência artificial Pós-humanismo Cognição Consciência Artificial intelligence Post-humanism Cognition Cognição distribuída Conscience ChatGPT Artigo original |
topic |
Inteligência artificial Pós-humanismo Cognição Consciência Artificial intelligence Post-humanism Cognition Cognição distribuída Conscience ChatGPT Artigo original |
description |
Resumo: Argumenta-se contra a personalização de agentes de inteligência artificial (IA) generativas baseadas em modelos de linguagem natural tais como ChatGPT e Bard. Propõe-se que projetar "humanidade" nesse tipo de artefato é uma forma de apego antropocêntrico improdutivo educacionalmente; sugere-se, como alternativa, o modelo da assemblagem cognitiva (novo inconsciente) de Katherine Hayles, no qual cognições técnicas (não-conscientes) produzem modos de atenção-reconhecimento que têm agencia moral e política, mas não se confundem com consciências humanas. Explica-se a projeção de uma teoria da mente no artefato a partir do arcabouço da pós-fenomomenlogia e adverte-se que nem demonizar a inteligência artificial, nem tratar esses simulacros como inteligências de facto, "empodera" o humano, mas apenas reencena versões progressivamente mais reducionistas do humano idealizado do humanismo. Urge que se utilieze de forma mais transparente as articulações entre consciência e modos não-humanos de atenção-reconhecimento para que tanto estudantes IAs não se tornem cada vez menos "inteligentes" |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14626 BUZATO, Marcelo El Khouri. Inteligência artificial, pós-humanismo e educação: entre o simulacro e a assemblagem. Dialogia. São Paulo, SP : Universidade Nove de Julho, 2023. n. 4 esp: educação híbrida: desafios e vitórias, n. art. e23906, p. 1-11, jan./abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14626. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14626 |
identifier_str_mv |
BUZATO, Marcelo El Khouri. Inteligência artificial, pós-humanismo e educação: entre o simulacro e a assemblagem. Dialogia. São Paulo, SP : Universidade Nove de Julho, 2023. n. 4 esp: educação híbrida: desafios e vitórias, n. art. e23906, p. 1-11, jan./abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14626. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834668240896 |