O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40774 |
Resumo: | Generative Artificial Intelligence has increasingly gained prominence in various areas of analysis, and consequently, in perspectives regarding its advancements, uses, and future. Therefore, this research aims to investigate how ChatGPT is being used by students in the fields of Consumer Sciences, Film and Audiovisual, Communication and Advertising, and Information Systems at the Escola Superior de Propaganda e Marketing of São Paulo (ESPM-SP). Additionally, the study aims to understand how the use of these technologies can impact the way this audience learns new content. The results presented here are based on a conclusive, descriptive, and unique cross-sectional research approach. The study draws on an understanding of human learning, an overview of the development of Artificial Intelligence, and its application in the field of education, considering its uses, potential future, and challenges |
id |
PUC_SP-1_5f21df0585f56cdf725bd778d9a87be8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/40774 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Santaella, Lúciahttp://lattes.cnpq.br/8886485096957731http://lattes.cnpq.br/8104613026508927Marchi, Caio Favero2024-01-27T20:58:36Z2024-01-27T20:58:36Z2023-10-30Marchi, Caio Favero. O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40774Generative Artificial Intelligence has increasingly gained prominence in various areas of analysis, and consequently, in perspectives regarding its advancements, uses, and future. Therefore, this research aims to investigate how ChatGPT is being used by students in the fields of Consumer Sciences, Film and Audiovisual, Communication and Advertising, and Information Systems at the Escola Superior de Propaganda e Marketing of São Paulo (ESPM-SP). Additionally, the study aims to understand how the use of these technologies can impact the way this audience learns new content. The results presented here are based on a conclusive, descriptive, and unique cross-sectional research approach. The study draws on an understanding of human learning, an overview of the development of Artificial Intelligence, and its application in the field of education, considering its uses, potential future, and challengesAs Inteligências Artificiais Generativas têm, cada vez mais, ocupado lugar de destaque em diversos pontos de análise e, consequentemente, em perspectivas sobre seus avanços, usos e futuro. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira o ChatGPT está sendo utilizado pelos estudantes dos cursos de Ciências do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade e Sistemas de Informação da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP) e compreender como o uso dessas tecnologias pode impactar na forma como esse público aprende novos conteúdos. Os resultados que serão aqui expostos tiveram como base uma pesquisa de concepção conclusiva, descritiva e transversal única. Para isso, lançaremos mão da compreensão de como se dá o aprendizado dos seres humanos, de um panorama da criação das Inteligências Artificiais e de como elas vêm sendo aplicadas no ramo da educação, pensando também seus usos, futuros e desafiosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASChatGPTInteligência artificial generativaEducaçãoAprendizagemChatGPTGenerative Artificial IntelligenceEducationLearningO cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCaio Favero Marchi.pdfapplication/pdf4342429https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40774/1/Caio%20Favero%20Marchi.pdf72e4cd66eba06ac5a25ba3feda159f49MD51TEXTCaio Favero Marchi.pdf.txtCaio Favero Marchi.pdf.txtExtracted texttext/plain377345https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40774/2/Caio%20Favero%20Marchi.pdf.txt9d92325e103a2e5112d1aa410811f2e7MD52THUMBNAILCaio Favero Marchi.pdf.jpgCaio Favero Marchi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40774/3/Caio%20Favero%20Marchi.pdf.jpg6a6ddfbea81e4c3c731243ccc56ec5e5MD53handle/407742024-08-28 19:42:45.255oai:repositorio.pucsp.br:handle/40774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-08-28T22:42:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação |
title |
O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação |
spellingShingle |
O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação Marchi, Caio Favero CNPQ::ENGENHARIAS ChatGPT Inteligência artificial generativa Educação Aprendizagem ChatGPT Generative Artificial Intelligence Education Learning |
title_short |
O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação |
title_full |
O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação |
title_fullStr |
O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação |
title_full_unstemmed |
O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação |
title_sort |
O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação |
author |
Marchi, Caio Favero |
author_facet |
Marchi, Caio Favero |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santaella, Lúcia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8886485096957731 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8104613026508927 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchi, Caio Favero |
contributor_str_mv |
Santaella, Lúcia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS ChatGPT Inteligência artificial generativa Educação Aprendizagem ChatGPT Generative Artificial Intelligence Education Learning |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ChatGPT Inteligência artificial generativa Educação Aprendizagem |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
ChatGPT Generative Artificial Intelligence Education Learning |
description |
Generative Artificial Intelligence has increasingly gained prominence in various areas of analysis, and consequently, in perspectives regarding its advancements, uses, and future. Therefore, this research aims to investigate how ChatGPT is being used by students in the fields of Consumer Sciences, Film and Audiovisual, Communication and Advertising, and Information Systems at the Escola Superior de Propaganda e Marketing of São Paulo (ESPM-SP). Additionally, the study aims to understand how the use of these technologies can impact the way this audience learns new content. The results presented here are based on a conclusive, descriptive, and unique cross-sectional research approach. The study draws on an understanding of human learning, an overview of the development of Artificial Intelligence, and its application in the field of education, considering its uses, potential future, and challenges |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-10-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-27T20:58:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-27T20:58:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Marchi, Caio Favero. O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40774 |
identifier_str_mv |
Marchi, Caio Favero. O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40774/1/Caio%20Favero%20Marchi.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40774/2/Caio%20Favero%20Marchi.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40774/3/Caio%20Favero%20Marchi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72e4cd66eba06ac5a25ba3feda159f49 9d92325e103a2e5112d1aa410811f2e7 6a6ddfbea81e4c3c731243ccc56ec5e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277837291552768 |