O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchi, Caio Favero
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40774
Resumo: Generative Artificial Intelligence has increasingly gained prominence in various areas of analysis, and consequently, in perspectives regarding its advancements, uses, and future. Therefore, this research aims to investigate how ChatGPT is being used by students in the fields of Consumer Sciences, Film and Audiovisual, Communication and Advertising, and Information Systems at the Escola Superior de Propaganda e Marketing of São Paulo (ESPM-SP). Additionally, the study aims to understand how the use of these technologies can impact the way this audience learns new content. The results presented here are based on a conclusive, descriptive, and unique cross-sectional research approach. The study draws on an understanding of human learning, an overview of the development of Artificial Intelligence, and its application in the field of education, considering its uses, potential future, and challenges
id PUC_SP-1_5f21df0585f56cdf725bd778d9a87be8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/40774
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Braga, Maria Lucia Santaellahttp://lattes.cnpq.br/8886485096957731http://lattes.cnpq.br/8104613026508927Marchi, Caio Favero2024-01-27T20:58:36Z2024-01-27T20:58:36Z2023-10-30Marchi, Caio Favero. O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40774Generative Artificial Intelligence has increasingly gained prominence in various areas of analysis, and consequently, in perspectives regarding its advancements, uses, and future. Therefore, this research aims to investigate how ChatGPT is being used by students in the fields of Consumer Sciences, Film and Audiovisual, Communication and Advertising, and Information Systems at the Escola Superior de Propaganda e Marketing of São Paulo (ESPM-SP). Additionally, the study aims to understand how the use of these technologies can impact the way this audience learns new content. The results presented here are based on a conclusive, descriptive, and unique cross-sectional research approach. The study draws on an understanding of human learning, an overview of the development of Artificial Intelligence, and its application in the field of education, considering its uses, potential future, and challengesAs Inteligências Artificiais Generativas têm, cada vez mais, ocupado lugar de destaque em diversos pontos de análise e, consequentemente, em perspectivas sobre seus avanços, usos e futuro. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira o ChatGPT está sendo utilizado pelos estudantes dos cursos de Ciências do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade e Sistemas de Informação da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP) e compreender como o uso dessas tecnologias pode impactar na forma como esse público aprende novos conteúdos. Os resultados que serão aqui expostos tiveram como base uma pesquisa de concepção conclusiva, descritiva e transversal única. Para isso, lançaremos mão da compreensão de como se dá o aprendizado dos seres humanos, de um panorama da criação das Inteligências Artificiais e de como elas vêm sendo aplicadas no ramo da educação, pensando também seus usos, futuros e desafiosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASChatGPTInteligência artificial generativaEducaçãoAprendizagemChatGPTGenerative Artificial IntelligenceEducationLearningO cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCaio Favero Marchi.pdfapplication/pdf4342429https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40774/1/Caio%20Favero%20Marchi.pdf72e4cd66eba06ac5a25ba3feda159f49MD51TEXTCaio Favero Marchi.pdf.txtCaio Favero Marchi.pdf.txtExtracted texttext/plain377345https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40774/2/Caio%20Favero%20Marchi.pdf.txt9d92325e103a2e5112d1aa410811f2e7MD52THUMBNAILCaio Favero Marchi.pdf.jpgCaio Favero Marchi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40774/3/Caio%20Favero%20Marchi.pdf.jpg6a6ddfbea81e4c3c731243ccc56ec5e5MD53handle/407742024-02-06 09:01:15.572oai:repositorio.pucsp.br:handle/40774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-02-06T12:01:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação
title O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação
spellingShingle O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação
Marchi, Caio Favero
CNPQ::ENGENHARIAS
ChatGPT
Inteligência artificial generativa
Educação
Aprendizagem
ChatGPT
Generative Artificial Intelligence
Education
Learning
title_short O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação
title_full O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação
title_fullStr O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação
title_full_unstemmed O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação
title_sort O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação
author Marchi, Caio Favero
author_facet Marchi, Caio Favero
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Braga, Maria Lucia Santaella
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8886485096957731
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8104613026508927
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchi, Caio Favero
contributor_str_mv Braga, Maria Lucia Santaella
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
ChatGPT
Inteligência artificial generativa
Educação
Aprendizagem
ChatGPT
Generative Artificial Intelligence
Education
Learning
dc.subject.por.fl_str_mv ChatGPT
Inteligência artificial generativa
Educação
Aprendizagem
dc.subject.eng.fl_str_mv ChatGPT
Generative Artificial Intelligence
Education
Learning
description Generative Artificial Intelligence has increasingly gained prominence in various areas of analysis, and consequently, in perspectives regarding its advancements, uses, and future. Therefore, this research aims to investigate how ChatGPT is being used by students in the fields of Consumer Sciences, Film and Audiovisual, Communication and Advertising, and Information Systems at the Escola Superior de Propaganda e Marketing of São Paulo (ESPM-SP). Additionally, the study aims to understand how the use of these technologies can impact the way this audience learns new content. The results presented here are based on a conclusive, descriptive, and unique cross-sectional research approach. The study draws on an understanding of human learning, an overview of the development of Artificial Intelligence, and its application in the field of education, considering its uses, potential future, and challenges
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-27T20:58:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-27T20:58:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Marchi, Caio Favero. O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40774
identifier_str_mv Marchi, Caio Favero. O cérebro eletrônico que me dá socorro: os impactos da Inteligência Artificial Generativa e os usos do ChatGPT na educação. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40774/1/Caio%20Favero%20Marchi.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40774/2/Caio%20Favero%20Marchi.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40774/3/Caio%20Favero%20Marchi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 72e4cd66eba06ac5a25ba3feda159f49
9d92325e103a2e5112d1aa410811f2e7
6a6ddfbea81e4c3c731243ccc56ec5e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796055348346880