Procedimentos estatísticos aplicados à fala do inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Leônidas José da, 1978-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11098
Resumo: Resumo: Em virtude de dificuldades enfrentadas em se estruturar, quantificar, analisar, interpretar e reportar resultados de pesquisas em língua estrangeira (L2) de um ponto de vista analítico-sistemático, o presente artigo tem como objetivo mostrar como a matemática aplicada (via procedimentos estatísticos) pode realizar uma interface com a fonética e a fonologia de L2 a partir da análise da produção/não-produção da fricativa interdental não-vozeada /?/ do inglês por alunos brasileiros de diferentes graus de escolaridade e, desta forma, potencializar as tomadas de decisão quanto à feitura de inferências por parte do pesquisador acerca do fenômeno.. Na Metodologia, realizamos um teste de Qui-quadrado tomando o valor proporcional das ocorrências de /?/ e o grau de escolaridade (ensino fundamental, médio e superior) dos alunos. Nossos resultados apontaram que há uma correlação entre a (não) produção e o grau de escolaridade dos participantes. Com as observações realizadas a partir da estatística de testes, bem como, dadas as limitações deste estudo, podemos concluir que o fator escolaridade foi preponderante para a realização do referido segmento no inglês como L2.
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spelling Procedimentos estatísticos aplicados à fala do inglês como língua estrangeiraAbordagem interdisciplinar do conhecimentoLingua inglesa - Pronuncia estrangeiraEnglish language - Pronunciation by foreignersStatistical proceduresInterdisciplinarityArtigo originalResumo: Em virtude de dificuldades enfrentadas em se estruturar, quantificar, analisar, interpretar e reportar resultados de pesquisas em língua estrangeira (L2) de um ponto de vista analítico-sistemático, o presente artigo tem como objetivo mostrar como a matemática aplicada (via procedimentos estatísticos) pode realizar uma interface com a fonética e a fonologia de L2 a partir da análise da produção/não-produção da fricativa interdental não-vozeada /?/ do inglês por alunos brasileiros de diferentes graus de escolaridade e, desta forma, potencializar as tomadas de decisão quanto à feitura de inferências por parte do pesquisador acerca do fenômeno.. Na Metodologia, realizamos um teste de Qui-quadrado tomando o valor proporcional das ocorrências de /?/ e o grau de escolaridade (ensino fundamental, médio e superior) dos alunos. Nossos resultados apontaram que há uma correlação entre a (não) produção e o grau de escolaridade dos participantes. Com as observações realizadas a partir da estatística de testes, bem como, dadas as limitações deste estudo, podemos concluir que o fator escolaridade foi preponderante para a realização do referido segmento no inglês como L2.Abstract: Due to difficulties faced in structuring, quantifying, analyzing, interpreting and reporting results in foreign language (L2) research from an analytical-systematic point of view, this paper aims to demonstrate how applied mathematics (via statistical procedures) can interface with L2 phonetics and phonology based on the analysis of English interdental fricative /?/ (non) production by Brazilian speakers from distinct school levels to enhance researcher"s decision making regarding the phenomenon. As for the Methodology, we performed a Chi-squared test taking the proportional values of the occurrences of /?/ controlled for school level (elementary and high school, and higher education) of the students. Our results pointed out that there is a correlation between (non) production and the school level of the participants. With the observations made from the test statistics, as well as, given the limitations of this study, we conclude that school level was determinant for the performance of the mentioned segment in English as L2FechadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva Junior, Leônidas José da, 1978-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11098SILVA JUNIOR, Leônidas José da. Procedimentos estatísticos aplicados à fala do inglês como língua estrangeira. Campo do saber. Cabedelo, PB : Centro Universitário UNIESP, 2022. Vol. 8, n. 2 (jul./dez., 2022), p. 97-116. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11098. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342018porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-05T11:13:58Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-05T11:13:58Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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