Criação e avaliação em arte na formação de professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13316 |
Resumo: | Resumo: Avaliar não é tarefa fácil. Trata-se de uma ação pouco prazerosa, tanto para o/a avaliador/a quanto para o/a avaliado/a. Quando se trata de avaliar em aula de arte, parece que a ação se torna ainda mais complexa. Afinal, avaliar o quê? O processo? O produto? E quando o produto não é palpável como um desenho ou uma escultura? Como avaliar levando em consideração a dimensão subjetiva da arte? Se o conhecimento em arte é construído na prática, na ação e na criação, defendo a posição de que o mesmo deveria ocorrer na avaliação, que deveria ser vista como parte do processo de aprendizagem. Para justificar essa afirmativa, o artigo apresenta algumas reflexões sobre avaliações ocorridas numa disciplina obrigatória do curso de Pedagogia |
id |
CAMP_3d9c6e97986a2ba39e1dfc19770ccf49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362555 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Criação e avaliação em arte na formação de professorasCreation and evaluation of arts in teacher educationCreación y evaluación de las artes en la formación del profesoradoArteAvaliaçãoProcesso criativoFormação de professoresArtEvaluationCreative processTeacher trainingAvaliação em arteProcessos criativosArtigo originalResumo: Avaliar não é tarefa fácil. Trata-se de uma ação pouco prazerosa, tanto para o/a avaliador/a quanto para o/a avaliado/a. Quando se trata de avaliar em aula de arte, parece que a ação se torna ainda mais complexa. Afinal, avaliar o quê? O processo? O produto? E quando o produto não é palpável como um desenho ou uma escultura? Como avaliar levando em consideração a dimensão subjetiva da arte? Se o conhecimento em arte é construído na prática, na ação e na criação, defendo a posição de que o mesmo deveria ocorrer na avaliação, que deveria ser vista como parte do processo de aprendizagem. Para justificar essa afirmativa, o artigo apresenta algumas reflexões sobre avaliações ocorridas numa disciplina obrigatória do curso de PedagogiaAbstract: Evaluating is not an easy task. This is an unpleasant action, both for the evaluator and for the evaluated person. When it comes to evaluating in art class, it seems that it becomes even more complex. After all, evaluate what? The process? The product? And when the product is not tangible like a drawing or a sculpture? How to evaluate taking into account the subjective dimension of art? If knowledge in art is built in practice, in action and in creation, the same should happen in the evaluation process. This article argues that art assessment should be constant and understood as part of the learning process. To justify this assertion, the article presents some reflections on assessments that took place in a compulsory subject in the Pedagogy CourseResumen: Evaluar no es tarea fácil. Esta es una acción desagradable, tanto para el evaluador como para la persona evaluada. A la hora de evaluar en clase de arte, parece que la acción se vuelve aún más compleja. ¿Después de todo, evaluar qué? ¿El proceso? ¿El producto? ¿Y cuando el producto no es tangible como un dibujo o una escultura? ¿Cómo evaluar teniendo en cuenta la dimensión subjetiva del arte? Este artículo sostiene que la evaluación del arte debe ser constante y entenderse como parte del proceso de aprendizaje. Para justificar esta afirmación el artículo presenta algunas reflexiones sobre las evaluaciones que se realizaron en una asignatura del curso de pedagogíaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASStrazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13316STRAZZACAPPA HERNANDEZ, Marcia Maria. Criação e avaliação em arte na formação de professoras. Revista Gearte. Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Educação, 2021. Vol. 8, n. 2 (maio/ago., 2021), p. 279-302. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13316. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362555porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T10:48:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362555Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-26T10:48:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação e avaliação em arte na formação de professoras Creation and evaluation of arts in teacher education Creación y evaluación de las artes en la formación del profesorado |
title |
Criação e avaliação em arte na formação de professoras |
spellingShingle |
Criação e avaliação em arte na formação de professoras Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965- Arte Avaliação Processo criativo Formação de professores Art Evaluation Creative process Teacher training Avaliação em arte Processos criativos Artigo original |
title_short |
Criação e avaliação em arte na formação de professoras |
title_full |
Criação e avaliação em arte na formação de professoras |
title_fullStr |
Criação e avaliação em arte na formação de professoras |
title_full_unstemmed |
Criação e avaliação em arte na formação de professoras |
title_sort |
Criação e avaliação em arte na formação de professoras |
author |
Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965- |
author_facet |
Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Avaliação Processo criativo Formação de professores Art Evaluation Creative process Teacher training Avaliação em arte Processos criativos Artigo original |
topic |
Arte Avaliação Processo criativo Formação de professores Art Evaluation Creative process Teacher training Avaliação em arte Processos criativos Artigo original |
description |
Resumo: Avaliar não é tarefa fácil. Trata-se de uma ação pouco prazerosa, tanto para o/a avaliador/a quanto para o/a avaliado/a. Quando se trata de avaliar em aula de arte, parece que a ação se torna ainda mais complexa. Afinal, avaliar o quê? O processo? O produto? E quando o produto não é palpável como um desenho ou uma escultura? Como avaliar levando em consideração a dimensão subjetiva da arte? Se o conhecimento em arte é construído na prática, na ação e na criação, defendo a posição de que o mesmo deveria ocorrer na avaliação, que deveria ser vista como parte do processo de aprendizagem. Para justificar essa afirmativa, o artigo apresenta algumas reflexões sobre avaliações ocorridas numa disciplina obrigatória do curso de Pedagogia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13316 STRAZZACAPPA HERNANDEZ, Marcia Maria. Criação e avaliação em arte na formação de professoras. Revista Gearte. Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Educação, 2021. Vol. 8, n. 2 (maio/ago., 2021), p. 279-302. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13316. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13316 |
identifier_str_mv |
STRAZZACAPPA HERNANDEZ, Marcia Maria. Criação e avaliação em arte na formação de professoras. Revista Gearte. Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Educação, 2021. Vol. 8, n. 2 (maio/ago., 2021), p. 279-302. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13316. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832811212800 |