Criação e avaliação em arte na formação de professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13316
Resumo: Resumo: Avaliar não é tarefa fácil. Trata-se de uma ação pouco prazerosa, tanto para o/a avaliador/a quanto para o/a avaliado/a. Quando se trata de avaliar em aula de arte, parece que a ação se torna ainda mais complexa. Afinal, avaliar o quê? O processo? O produto? E quando o produto não é palpável como um desenho ou uma escultura? Como avaliar levando em consideração a dimensão subjetiva da arte? Se o conhecimento em arte é construído na prática, na ação e na criação, defendo a posição de que o mesmo deveria ocorrer na avaliação, que deveria ser vista como parte do processo de aprendizagem. Para justificar essa afirmativa, o artigo apresenta algumas reflexões sobre avaliações ocorridas numa disciplina obrigatória do curso de Pedagogia
id CAMP_3d9c6e97986a2ba39e1dfc19770ccf49
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362555
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Criação e avaliação em arte na formação de professorasCreation and evaluation of arts in teacher educationCreación y evaluación de las artes en la formación del profesoradoArteAvaliaçãoProcesso criativoFormação de professoresArtEvaluationCreative processTeacher trainingAvaliação em arteProcessos criativosArtigo originalResumo: Avaliar não é tarefa fácil. Trata-se de uma ação pouco prazerosa, tanto para o/a avaliador/a quanto para o/a avaliado/a. Quando se trata de avaliar em aula de arte, parece que a ação se torna ainda mais complexa. Afinal, avaliar o quê? O processo? O produto? E quando o produto não é palpável como um desenho ou uma escultura? Como avaliar levando em consideração a dimensão subjetiva da arte? Se o conhecimento em arte é construído na prática, na ação e na criação, defendo a posição de que o mesmo deveria ocorrer na avaliação, que deveria ser vista como parte do processo de aprendizagem. Para justificar essa afirmativa, o artigo apresenta algumas reflexões sobre avaliações ocorridas numa disciplina obrigatória do curso de PedagogiaAbstract: Evaluating is not an easy task. This is an unpleasant action, both for the evaluator and for the evaluated person. When it comes to evaluating in art class, it seems that it becomes even more complex. After all, evaluate what? The process? The product? And when the product is not tangible like a drawing or a sculpture? How to evaluate taking into account the subjective dimension of art? If knowledge in art is built in practice, in action and in creation, the same should happen in the evaluation process. This article argues that art assessment should be constant and understood as part of the learning process. To justify this assertion, the article presents some reflections on assessments that took place in a compulsory subject in the Pedagogy CourseResumen: Evaluar no es tarea fácil. Esta es una acción desagradable, tanto para el evaluador como para la persona evaluada. A la hora de evaluar en clase de arte, parece que la acción se vuelve aún más compleja. ¿Después de todo, evaluar qué? ¿El proceso? ¿El producto? ¿Y cuando el producto no es tangible como un dibujo o una escultura? ¿Cómo evaluar teniendo en cuenta la dimensión subjetiva del arte? Este artículo sostiene que la evaluación del arte debe ser constante y entenderse como parte del proceso de aprendizaje. Para justificar esta afirmación el artículo presenta algunas reflexiones sobre las evaluaciones que se realizaron en una asignatura del curso de pedagogíaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASStrazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13316STRAZZACAPPA HERNANDEZ, Marcia Maria. Criação e avaliação em arte na formação de professoras. Revista Gearte. Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Educação, 2021. Vol. 8, n. 2 (maio/ago., 2021), p. 279-302. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13316. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362555porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T10:48:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362555Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-26T10:48:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação e avaliação em arte na formação de professoras
Creation and evaluation of arts in teacher education
Creación y evaluación de las artes en la formación del profesorado
title Criação e avaliação em arte na formação de professoras
spellingShingle Criação e avaliação em arte na formação de professoras
Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Arte
Avaliação
Processo criativo
Formação de professores
Art
Evaluation
Creative process
Teacher training
Avaliação em arte
Processos criativos
Artigo original
title_short Criação e avaliação em arte na formação de professoras
title_full Criação e avaliação em arte na formação de professoras
title_fullStr Criação e avaliação em arte na formação de professoras
title_full_unstemmed Criação e avaliação em arte na formação de professoras
title_sort Criação e avaliação em arte na formação de professoras
author Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
author_facet Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Avaliação
Processo criativo
Formação de professores
Art
Evaluation
Creative process
Teacher training
Avaliação em arte
Processos criativos
Artigo original
topic Arte
Avaliação
Processo criativo
Formação de professores
Art
Evaluation
Creative process
Teacher training
Avaliação em arte
Processos criativos
Artigo original
description Resumo: Avaliar não é tarefa fácil. Trata-se de uma ação pouco prazerosa, tanto para o/a avaliador/a quanto para o/a avaliado/a. Quando se trata de avaliar em aula de arte, parece que a ação se torna ainda mais complexa. Afinal, avaliar o quê? O processo? O produto? E quando o produto não é palpável como um desenho ou uma escultura? Como avaliar levando em consideração a dimensão subjetiva da arte? Se o conhecimento em arte é construído na prática, na ação e na criação, defendo a posição de que o mesmo deveria ocorrer na avaliação, que deveria ser vista como parte do processo de aprendizagem. Para justificar essa afirmativa, o artigo apresenta algumas reflexões sobre avaliações ocorridas numa disciplina obrigatória do curso de Pedagogia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13316
STRAZZACAPPA HERNANDEZ, Marcia Maria. Criação e avaliação em arte na formação de professoras. Revista Gearte. Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Educação, 2021. Vol. 8, n. 2 (maio/ago., 2021), p. 279-302. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13316. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13316
identifier_str_mv STRAZZACAPPA HERNANDEZ, Marcia Maria. Criação e avaliação em arte na formação de professoras. Revista Gearte. Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Educação, 2021. Vol. 8, n. 2 (maio/ago., 2021), p. 279-302. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13316. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362555
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832811212800