Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Margareth, 1976-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633533
Resumo: Orientador: Rogerio Adolfo Moura
id UNICAMP-30_4c27d4f0016ed525d1f7b8954b06b15c
oai_identifier_str oai::998771
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docenteFormative paths, body and processes of creation in the formation of a professional teacherProfessores - FormaçãoCorpoProcesso criativoTeacher trainingBodyCreative processesOrientador: Rogerio Adolfo MouraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A formação de professores é uma das discussões mais prementes na área da Educação nas últimas décadas. Assim, muitos estudos apontam diferentes soluções para a formação docente de modo a vencer-se o fracasso escolar vivenciado hoje na Educação brasileira. Este estudo pretende identificar possibilidades para a formação e autoformação do profissional docente da Educação Básica, amparadas nos estudos do corpo e nos processos criativos em direção a uma Educação Integral desse profissional docente. Como metodologia foi adotada a pesquisa qualitativa, particularmente a pesquisa-ação, além de objeto de estudo o percurso formativo e profissional da pesquisadora, sendo a mesma o sujeito da pesquisa. Os capítulos apresentam-se de modo a identificar a constituição profissional da docente, os elementos que contribuem e determinam essa constituição, seguidos da identificação dos marcos legais da formação desses profissionais e das demandas contemporâneas que a atuação e, consequentemente, a formação docente precisam abarcar. Como exemplos dessas demandas estão a questão do desenvolvimento da criatividade e as contribuições dos estudos do corpo, também discorridos na pesquisa. Também é apresentada a vivência de uma ação junto aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a desvelar como experiências com processos criativos podem contribuir para a formação e autoformação docente. Verificou-se que diferentes elementos podem contribuir para a constituição do profissional docente: sua formação, suas experiências profissionais, o sistema no qual atua, dentre outros. Constatou-se ainda, que as demandas contemporâneas da ação docente não são contempladas na formação inicial ou continuada desses profissionais e que os estudos do corpo e o desenvolvimento de processos criativos podem contribuir para uma Educação Integral dos profissionais docentes, que pode, posteriormente, refletir-se na formação dos estudantes da Educação BásicaAbstract: Teacher training is one of the most pressing discussions in the area of ??Education in recent decades. Thus, many studies point to different solutions for teacher education in order to overcome the school failure experienced in Brazilian education today. This study intends to identify possibilities for the formation and self - training of teachers of Basic Education, supported by body studies and creative processes towards an Integral Education of this teaching professional. As methodology was adopted the qualitative research, particularly the action research, besides object of study the training and professional path of the researcher, being the same the subject of the research. The chapters are presented in order to identify the professional constitution of the teacher, the elements that contribute and determine this constitution, followed by the identification of the legal frameworks for the training of these professionals and the contemporary demands that the action and, consequently, the teacher training must encompass. As examples of these demands are the question of the development of creativity and the contributions of body studies, also discussed in the research. It is also presented the experience of an action with the students of the initial years of Elementary School, so as to reveal how experiences with creative processes can contribute to teacher training and self-training. It was verified that different elements can contribute to the constitution of the teaching profession: its formation, its professional experiences, the system in which it operates, among others. It was also verified that the contemporary demands of the teaching action are not contemplated in the initial or continuous formation of these professionals and that the body studies and the development of creative processes can contribute to an Integral Education of the teaching professionals, that can later reflect in the training of students of Basic EducationMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Moura, Rogério Adolfo de, 1966-Sanmartin, Stela MarisMiranda, Carlos Eduardo AlbuquerqueUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPedroso, Margareth, 1976-20182018-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633533PEDROSO, Margareth. Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente. 2018. 1 recurso online (158 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633533. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/998771Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-21T15:48:28Zoai::998771Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-05-21T15:48:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente
Formative paths, body and processes of creation in the formation of a professional teacher
title Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente
spellingShingle Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente
Pedroso, Margareth, 1976-
Professores - Formação
Corpo
Processo criativo
Teacher training
Body
Creative processes
title_short Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente
title_full Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente
title_fullStr Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente
title_full_unstemmed Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente
title_sort Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente
author Pedroso, Margareth, 1976-
author_facet Pedroso, Margareth, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Rogério Adolfo de, 1966-
Sanmartin, Stela Maris
Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Margareth, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Corpo
Processo criativo
Teacher training
Body
Creative processes
topic Professores - Formação
Corpo
Processo criativo
Teacher training
Body
Creative processes
description Orientador: Rogerio Adolfo Moura
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633533
PEDROSO, Margareth. Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente. 2018. 1 recurso online (158 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633533. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633533
identifier_str_mv PEDROSO, Margareth. Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente. 2018. 1 recurso online (158 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633533. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/998771
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138524642934784