A perspectiva da relação entre estilos de aprendizagem e a estrutura de mapa conceitual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8800 |
Resumo: | Resumo: Nos ambientes de ensino, existem alunos com diferentes estilos de aprendizagem dominantes. Identificar esses estilos em uma turma facilita ao professor ajustar estratégias de ensino-aprendizagem considerando as preferências dos alunos. Geralmente a identificação dos estilos de aprendizagem baseia-se em questionários longos, causando desmotivação nos alunos por causa do tempo de preenchimento. Este trabalho propõe o uso de mapas conceituais para a identificação de estilos de aprendizagem. Os mapas conceituais permitem a representação do conhecimento de um indivíduo em um domínio. A identificação do estilo de aprendizagem dominante a partir de mapas conceituais facilitaria ajustar estratégias de ensino-aprendizagem a esses estilos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar uma conexão entre o estilo de aprendizagem dominante e a métrica de complexidade de mapas conceituais, criados a partir de textos dos alunos. Para isso, foi feito um estudo em uma turma de graduação que respondeu uma questão dissertativa. A partir da resposta de cada aluno foi criado um mapa conceitual usando uma técnica chamada Verbka. Também foi identificado o estilo de aprendizagem dominante de cada aluno usando o questionário VARK. Com esses dados, foi comparada a complexidade dos mapas conceituais com o estilo de aprendizagem dominante de cada aluno. O principal resultado do estudo apontou relação entre estilo de aprendizagem e a métrica de complexidade dos mapas dos alunos desse estilo. Assim, concluímos que é possível identificar a proporção de estilos de aprendizagem dominantes da turma com base em textos dos alunos, facilitando o monitoramento dos estilos de aprendizagem, sem atividades adicionais |
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A perspectiva da relação entre estilos de aprendizagem e a estrutura de mapa conceitualA perspective of the relationship between learning styles and concept map structureEstilo de aprendizagemMapeamento conceitualLearning stylesConcept mappingMétrica de complexidade do mapaTeoria VARKMap complexity metricVARK theoryArtigo de pesquisaResumo: Nos ambientes de ensino, existem alunos com diferentes estilos de aprendizagem dominantes. Identificar esses estilos em uma turma facilita ao professor ajustar estratégias de ensino-aprendizagem considerando as preferências dos alunos. Geralmente a identificação dos estilos de aprendizagem baseia-se em questionários longos, causando desmotivação nos alunos por causa do tempo de preenchimento. Este trabalho propõe o uso de mapas conceituais para a identificação de estilos de aprendizagem. Os mapas conceituais permitem a representação do conhecimento de um indivíduo em um domínio. A identificação do estilo de aprendizagem dominante a partir de mapas conceituais facilitaria ajustar estratégias de ensino-aprendizagem a esses estilos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar uma conexão entre o estilo de aprendizagem dominante e a métrica de complexidade de mapas conceituais, criados a partir de textos dos alunos. Para isso, foi feito um estudo em uma turma de graduação que respondeu uma questão dissertativa. A partir da resposta de cada aluno foi criado um mapa conceitual usando uma técnica chamada Verbka. Também foi identificado o estilo de aprendizagem dominante de cada aluno usando o questionário VARK. Com esses dados, foi comparada a complexidade dos mapas conceituais com o estilo de aprendizagem dominante de cada aluno. O principal resultado do estudo apontou relação entre estilo de aprendizagem e a métrica de complexidade dos mapas dos alunos desse estilo. Assim, concluímos que é possível identificar a proporção de estilos de aprendizagem dominantes da turma com base em textos dos alunos, facilitando o monitoramento dos estilos de aprendizagem, sem atividades adicionaisAbstract: There are differences among students in teaching environments, related to their dominant learning style. The identification of those styles in a classroom eases the adjusting of learning-teaching strategies considering students’ preferences. Learning styles identification is usually based on long questionnaires, causing demotivation in students due to the spent in questionnaire filling. This work proposes the use of concept maps for the identification of learning styles. Concept maps allow individual’s knowledge representation on a given domain. The identification of the dominant learning styles from concept maps could ease the adjustment of teaching-learning strategies to those styles. Thus, the objective of this study was the identification of a connection between students’ dominant learning style and the complexity metric of concept maps created from texts made by the students. For that purpose, a case study was made with a bachelor course class whose students answered a dissertational question. From each student’s answer to that question, a concept map was created using a technique called Verbka. Students’ dominant learning style was also identified using the VARK questionnaire. With those data, concept maps’ complexity was compared with students’ dominant learning style. The main result of this study indicates a relationship between dominant learning style and the complexity metric of the concept maps for students with that dominant style. Therefore, we conclude that it is possible to identify the proportion of dominant learning styles present in a classroom from students’ texts, easing the monitoring of learning styles without performing additional activitiesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Franciene Duarte, 1979-Galindo Jaramillo, Juan Fernando, 1982-Baioco, Gisele Busichia, 1970-Zambon, Antonio Carlos, 1965-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8800GOMES, Franciene Duarte et al. A perspectiva da relação entre estilos de aprendizagem e a estrutura de mapa conceitual. Perspectivas em gestão & conhecimento. João Pessoa, PB. v. 8, nesp. Evolução da gestão na era do conhecimento, p. 118-134, out. 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8800. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267506porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-26T14:38:18Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267506Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-04-26T14:38:18Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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Resumo: Nos ambientes de ensino, existem alunos com diferentes estilos de aprendizagem dominantes. Identificar esses estilos em uma turma facilita ao professor ajustar estratégias de ensino-aprendizagem considerando as preferências dos alunos. Geralmente a identificação dos estilos de aprendizagem baseia-se em questionários longos, causando desmotivação nos alunos por causa do tempo de preenchimento. Este trabalho propõe o uso de mapas conceituais para a identificação de estilos de aprendizagem. Os mapas conceituais permitem a representação do conhecimento de um indivíduo em um domínio. A identificação do estilo de aprendizagem dominante a partir de mapas conceituais facilitaria ajustar estratégias de ensino-aprendizagem a esses estilos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar uma conexão entre o estilo de aprendizagem dominante e a métrica de complexidade de mapas conceituais, criados a partir de textos dos alunos. Para isso, foi feito um estudo em uma turma de graduação que respondeu uma questão dissertativa. A partir da resposta de cada aluno foi criado um mapa conceitual usando uma técnica chamada Verbka. Também foi identificado o estilo de aprendizagem dominante de cada aluno usando o questionário VARK. Com esses dados, foi comparada a complexidade dos mapas conceituais com o estilo de aprendizagem dominante de cada aluno. O principal resultado do estudo apontou relação entre estilo de aprendizagem e a métrica de complexidade dos mapas dos alunos desse estilo. Assim, concluímos que é possível identificar a proporção de estilos de aprendizagem dominantes da turma com base em textos dos alunos, facilitando o monitoramento dos estilos de aprendizagem, sem atividades adicionais |
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