Ensino-aprendizagem baseado nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria José
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves, José Matias, Andrade, António de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43449
Resumo: Para melhorar as aprendizagens dos alunos do sétimo ano, do terceiro ciclos do ensino básico português, em Matemática, aplicou-se um estudo sobre o ensino-aprendizagem. Conhecer o perfil dos 133 alunos participantes no estudo e a sua capacidade motivacional de aprender, foi importante, potenciando o seu papel ativo e crítico, na construção e divulgação do conhecimento. A relevância deste estudo, centra-se na implementação, em aulas de Matemática, de uma metodologia de estilos diferenciados de aprendizagem dos alunos, em momentos destintos: ensino presencial e não presencial. Aplicou-se a Metodologia VARK no acesso à informação completando com Metodologia CHAEA na partilha de conhecimento. Na primeira metodologia procura-se aperfeiçoar o conhecimento e as competências adquiridas pelos alunos, direcionando as aulas para as preferências individuais de aprendizagem, na segunda proporciona-se momentos diferentes de partilha de aprendizagens. A metodologia de investigação foi de cariz qualitativa, abrangendo recolha de dados, observações diretas, questionários e produções dos alunos em estudo. A maioria dos alunos obteve o estilo multimodal e múltiplo, respetivamente VARK e CHAEA. As aulas, nas duas modalidades, incluíram vários estilos em simultâneo, procurou-se, pois, encontrar, para os alunos, formas facilitadoras da abordagem e assimilação seguras, dos novos conteúdos ministrados, e mais ajustadas aos seus perfis; presencialmente privilegiou-se o trabalho em díade e individual, no ensino não presencial, alicerçou-se em pequenos grupos de alunos, figurando todos os estilos de aprendizagem. Os resultados, 85% de sucesso, refletem o esforço e as exigências colocadas aos alunos, confirmam uma maior dedicação ao estudo e o incremento do interesse em aprender.
id RCAP_5e0f92554961a5540fa1f2ce5300b55f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43449
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino-aprendizagem baseado nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básicoTeaching and learning based on learning styles: seeking individual success in basic educationMatemática7.º ano de escolaridadeEstilos de aprendizagemModelo VARKModel CHAEAMathematics7th gradeLearning stylesVARK modelCHAEA modelPara melhorar as aprendizagens dos alunos do sétimo ano, do terceiro ciclos do ensino básico português, em Matemática, aplicou-se um estudo sobre o ensino-aprendizagem. Conhecer o perfil dos 133 alunos participantes no estudo e a sua capacidade motivacional de aprender, foi importante, potenciando o seu papel ativo e crítico, na construção e divulgação do conhecimento. A relevância deste estudo, centra-se na implementação, em aulas de Matemática, de uma metodologia de estilos diferenciados de aprendizagem dos alunos, em momentos destintos: ensino presencial e não presencial. Aplicou-se a Metodologia VARK no acesso à informação completando com Metodologia CHAEA na partilha de conhecimento. Na primeira metodologia procura-se aperfeiçoar o conhecimento e as competências adquiridas pelos alunos, direcionando as aulas para as preferências individuais de aprendizagem, na segunda proporciona-se momentos diferentes de partilha de aprendizagens. A metodologia de investigação foi de cariz qualitativa, abrangendo recolha de dados, observações diretas, questionários e produções dos alunos em estudo. A maioria dos alunos obteve o estilo multimodal e múltiplo, respetivamente VARK e CHAEA. As aulas, nas duas modalidades, incluíram vários estilos em simultâneo, procurou-se, pois, encontrar, para os alunos, formas facilitadoras da abordagem e assimilação seguras, dos novos conteúdos ministrados, e mais ajustadas aos seus perfis; presencialmente privilegiou-se o trabalho em díade e individual, no ensino não presencial, alicerçou-se em pequenos grupos de alunos, figurando todos os estilos de aprendizagem. Os resultados, 85% de sucesso, refletem o esforço e as exigências colocadas aos alunos, confirmam uma maior dedicação ao estudo e o incremento do interesse em aprender.To improve the learning of seventh grade students of the third cycle of Portuguese basic education in Mathematics, a study on teaching-learning was applied. Knowing the profile of the 133 students participating in the study and their motivational capacity to learn was important, enhancing their active and critical role in the construction and dissemination of knowledge. The relevance of this study focuses on the implementation, in mathematics classes, of a methodology of differentiated learning styles for students, in different moments: face-to-face and non-face teaching. We applied the VARK methodology to access information, complementing it with the CHAEA methodology for knowledge sharing. In the first methodology the aim is to improve the knowledge and skills acquired by the students, directing the classes to individual learning preferences; in the second, different moments of learning sharing are provided. The research methodology was qualitative, including data collection, direct observations, questionnaires, and student productions. Most students obtained the multimodal and multiple style, respectively VARK and CHAEA. The classes, in both modalities, included several styles at the same time, so we tried to find, for the students, ways to facilitate the approach and safe assimilation of the new contents taught, and more adjusted to their profiles; in face-to-face classes we privileged the work in dyads and individual work, in non-face teaching, we based it in small groups of students, including all learning styles. The results, 85% success rate, reflect the effort and demands placed on students, confirming a greater dedication to study and increased interest in learning.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarvalho, Maria JoséAlves, José MatiasAndrade, António de2024-01-03T11:13:21Z2023-12-182023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43449por1645-400610.34632/investigacaoeducacional.2023.15916info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:37:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:51.350679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem baseado nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico
Teaching and learning based on learning styles: seeking individual success in basic education
title Ensino-aprendizagem baseado nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico
spellingShingle Ensino-aprendizagem baseado nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico
Carvalho, Maria José
Matemática
7.º ano de escolaridade
Estilos de aprendizagem
Modelo VARK
Model CHAEA
Mathematics
7th grade
Learning styles
VARK model
CHAEA model
title_short Ensino-aprendizagem baseado nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico
title_full Ensino-aprendizagem baseado nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico
title_fullStr Ensino-aprendizagem baseado nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem baseado nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico
title_sort Ensino-aprendizagem baseado nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico
author Carvalho, Maria José
author_facet Carvalho, Maria José
Alves, José Matias
Andrade, António de
author_role author
author2 Alves, José Matias
Andrade, António de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria José
Alves, José Matias
Andrade, António de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
7.º ano de escolaridade
Estilos de aprendizagem
Modelo VARK
Model CHAEA
Mathematics
7th grade
Learning styles
VARK model
CHAEA model
topic Matemática
7.º ano de escolaridade
Estilos de aprendizagem
Modelo VARK
Model CHAEA
Mathematics
7th grade
Learning styles
VARK model
CHAEA model
description Para melhorar as aprendizagens dos alunos do sétimo ano, do terceiro ciclos do ensino básico português, em Matemática, aplicou-se um estudo sobre o ensino-aprendizagem. Conhecer o perfil dos 133 alunos participantes no estudo e a sua capacidade motivacional de aprender, foi importante, potenciando o seu papel ativo e crítico, na construção e divulgação do conhecimento. A relevância deste estudo, centra-se na implementação, em aulas de Matemática, de uma metodologia de estilos diferenciados de aprendizagem dos alunos, em momentos destintos: ensino presencial e não presencial. Aplicou-se a Metodologia VARK no acesso à informação completando com Metodologia CHAEA na partilha de conhecimento. Na primeira metodologia procura-se aperfeiçoar o conhecimento e as competências adquiridas pelos alunos, direcionando as aulas para as preferências individuais de aprendizagem, na segunda proporciona-se momentos diferentes de partilha de aprendizagens. A metodologia de investigação foi de cariz qualitativa, abrangendo recolha de dados, observações diretas, questionários e produções dos alunos em estudo. A maioria dos alunos obteve o estilo multimodal e múltiplo, respetivamente VARK e CHAEA. As aulas, nas duas modalidades, incluíram vários estilos em simultâneo, procurou-se, pois, encontrar, para os alunos, formas facilitadoras da abordagem e assimilação seguras, dos novos conteúdos ministrados, e mais ajustadas aos seus perfis; presencialmente privilegiou-se o trabalho em díade e individual, no ensino não presencial, alicerçou-se em pequenos grupos de alunos, figurando todos os estilos de aprendizagem. Os resultados, 85% de sucesso, refletem o esforço e as exigências colocadas aos alunos, confirmam uma maior dedicação ao estudo e o incremento do interesse em aprender.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18
2023-12-18T00:00:00Z
2024-01-03T11:13:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/43449
url http://hdl.handle.net/10400.14/43449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2023.15916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136790399942656