A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16049 |
Resumo: | Este Anais foi apresentado III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica |
id |
CAMP_5b15390819088141a86268cda1115da8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376642 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores?Educação especialEducação inclusivaPessoas com deficiênciaSpecial educationInclusive education.Disabled personsParte de eventoEste Anais foi apresentado III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação AcadêmicaResumo: Este trabalho foi produzido como trabalho final da disciplina "Políticas Públicas da Educação Básica no Brasil" cursada no Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Apresento a legislação básica criada no Brasil após a década de 1990 sobre pessoas com deficiências. Destaco a abordagem do tema nos PNE de 2001 e 2014 e a falta de dados dos Censos de 2000 e 2010 sobre esse público. Realizo uma breve reflexão sobre a necessidade em ter indicadores que reflitam a realidade para que o direito das pessoas com deficiência à educação seja de fato garantido. A metodologia adotada é a análise bibliográfica. Os resultados encontrados são ausências de dados tanto com relação aos Censos de 2000 e 2010, quanto aos indicadores e estratégias dos PNE analisadosAbertoSeminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (3. : 2018 : Campinas, SP)Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) (2018 : Campinas, SP)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16049TANIHARA, Ingred Luana Souza Rosário. A inclusão e a política de educação integral no Brasil: onde estão os indicadores?. In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16049. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376642porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T13:54:01Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376642Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-24T13:54:01Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores? |
title |
A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores? |
spellingShingle |
A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores? Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986- Educação especial Educação inclusiva Pessoas com deficiência Special education Inclusive education. Disabled persons Parte de evento |
title_short |
A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores? |
title_full |
A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores? |
title_fullStr |
A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores? |
title_full_unstemmed |
A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores? |
title_sort |
A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores? |
author |
Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986- |
author_facet |
Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (3. : 2018 : Campinas, SP) Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) (2018 : Campinas, SP) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Educação inclusiva Pessoas com deficiência Special education Inclusive education. Disabled persons Parte de evento |
topic |
Educação especial Educação inclusiva Pessoas com deficiência Special education Inclusive education. Disabled persons Parte de evento |
description |
Este Anais foi apresentado III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16049 TANIHARA, Ingred Luana Souza Rosário. A inclusão e a política de educação integral no Brasil: onde estão os indicadores?. In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16049. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16049 |
identifier_str_mv |
TANIHARA, Ingred Luana Souza Rosário. A inclusão e a política de educação integral no Brasil: onde estão os indicadores?. In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16049. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030835757711360 |