A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16049
Resumo: Este Anais foi apresentado III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica
id CAMP_5b15390819088141a86268cda1115da8
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376642
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores?Educação especialEducação inclusivaPessoas com deficiênciaSpecial educationInclusive education.Disabled personsParte de eventoEste Anais foi apresentado III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação AcadêmicaResumo: Este trabalho foi produzido como trabalho final da disciplina "Políticas Públicas da Educação Básica no Brasil" cursada no Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Apresento a legislação básica criada no Brasil após a década de 1990 sobre pessoas com deficiências. Destaco a abordagem do tema nos PNE de 2001 e 2014 e a falta de dados dos Censos de 2000 e 2010 sobre esse público. Realizo uma breve reflexão sobre a necessidade em ter indicadores que reflitam a realidade para que o direito das pessoas com deficiência à educação seja de fato garantido. A metodologia adotada é a análise bibliográfica. Os resultados encontrados são ausências de dados tanto com relação aos Censos de 2000 e 2010, quanto aos indicadores e estratégias dos PNE analisadosAbertoSeminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (3. : 2018 : Campinas, SP)Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) (2018 : Campinas, SP)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16049TANIHARA, Ingred Luana Souza Rosário. A inclusão e a política de educação integral no Brasil: onde estão os indicadores?. In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16049. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376642porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T13:54:01Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376642Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-24T13:54:01Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores?
title A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores?
spellingShingle A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores?
Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-
Educação especial
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Special education
Inclusive education.
Disabled persons
Parte de evento
title_short A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores?
title_full A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores?
title_fullStr A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores?
title_full_unstemmed A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores?
title_sort A inclusão e a política de educação integral no Brasil : onde estão os indicadores?
author Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-
author_facet Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (3. : 2018 : Campinas, SP)
Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) (2018 : Campinas, SP)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Special education
Inclusive education.
Disabled persons
Parte de evento
topic Educação especial
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Special education
Inclusive education.
Disabled persons
Parte de evento
description Este Anais foi apresentado III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16049
TANIHARA, Ingred Luana Souza Rosário. A inclusão e a política de educação integral no Brasil: onde estão os indicadores?. In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16049. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16049
identifier_str_mv TANIHARA, Ingred Luana Souza Rosário. A inclusão e a política de educação integral no Brasil: onde estão os indicadores?. In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16049. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376642
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835757711360