Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12648 |
Resumo: | Resumo: Dada a importância de se compreender os condicionantes contextuais que podem influenciar o desenvolvimento profissional docente, este trabalho investigou as trajetórias de três professores de Física. A partir de entrevistas semiestruturadas, organizamos o campo de análise, reconstruindo as trajetórias dos professores, articulando os aspectos que compuseram suas aprendizagens em diferentes contextos. Nossos resultados evidenciaram o desenvolvimento profissional desses professores em diversas dimensões, tais como: atualização nos conhecimentos científicos e pedagógicos, organização e condução do ensino, sustentação da aprendizagem dos alunos, investigação da própria prática e planejamento da carreira profissional. Concluímos que a análise de trajetórias docentes torna-se mais efetiva por oferecer uma visão mais pormenorizada e orgânica sobre a formação de professores, expressando, assim, a importância e necessidade do professor vivenciar uma diversidade de contextos para sua formação contínua |
id |
CAMP_6190ba95772bdaf4a5ddf7ac398f0545 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350346 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de FísicaTeacher professional development : thoughts based on the trajectories of Physics teachersFormação de professoresFísica - Estudo e ensinoTeacher trainingPhysics - Study and teachingDesenvolvimento Profissional DocenteTrajetóriasContextosArtigo originalResumo: Dada a importância de se compreender os condicionantes contextuais que podem influenciar o desenvolvimento profissional docente, este trabalho investigou as trajetórias de três professores de Física. A partir de entrevistas semiestruturadas, organizamos o campo de análise, reconstruindo as trajetórias dos professores, articulando os aspectos que compuseram suas aprendizagens em diferentes contextos. Nossos resultados evidenciaram o desenvolvimento profissional desses professores em diversas dimensões, tais como: atualização nos conhecimentos científicos e pedagógicos, organização e condução do ensino, sustentação da aprendizagem dos alunos, investigação da própria prática e planejamento da carreira profissional. Concluímos que a análise de trajetórias docentes torna-se mais efetiva por oferecer uma visão mais pormenorizada e orgânica sobre a formação de professores, expressando, assim, a importância e necessidade do professor vivenciar uma diversidade de contextos para sua formação contínuaAbstract: Given the relevance of comprehending the conditioning constraints that can influence teacher professional development, this work has investigated the trajectories of three Physics teachers. Based on semi-structured interviews, we have organized the field of analysis, reconstructing the teachers’ trajectories, articulating the aspects that composed their learning in different contexts. Our results highlighted the professional development of these teachers in several dimensions, such as: update in their scientific and pedagogical knowledge, organizing and conducting teaching, supporting students' learning, investigating their practice, and planning their professional careers. We conclude that the analysis of teaching trajectories becomes more effective because it offers a more detailed and organic view on teacher training, expressing thus the importance and need for teachers to experience a diversity of contexts for their continuous trainingAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarolli, Elisabeth, 1953-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12648BAROLLI, Elisabeth. Desenvolvimento profissional docente: reflexões a partir de trajetórias de professores de Física. Amazônia. Belém, PA : Universidade Federal do Pará, 2021. Vol 17, n. 38 (2021), p. 05-21. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12648. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350346porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-25T14:10:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350346Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-25T14:10:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física Teacher professional development : thoughts based on the trajectories of Physics teachers |
title |
Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física Barolli, Elisabeth, 1953- Formação de professores Física - Estudo e ensino Teacher training Physics - Study and teaching Desenvolvimento Profissional Docente Trajetórias Contextos Artigo original |
title_short |
Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física |
title_full |
Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física |
title_sort |
Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física |
author |
Barolli, Elisabeth, 1953- |
author_facet |
Barolli, Elisabeth, 1953- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barolli, Elisabeth, 1953- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Física - Estudo e ensino Teacher training Physics - Study and teaching Desenvolvimento Profissional Docente Trajetórias Contextos Artigo original |
topic |
Formação de professores Física - Estudo e ensino Teacher training Physics - Study and teaching Desenvolvimento Profissional Docente Trajetórias Contextos Artigo original |
description |
Resumo: Dada a importância de se compreender os condicionantes contextuais que podem influenciar o desenvolvimento profissional docente, este trabalho investigou as trajetórias de três professores de Física. A partir de entrevistas semiestruturadas, organizamos o campo de análise, reconstruindo as trajetórias dos professores, articulando os aspectos que compuseram suas aprendizagens em diferentes contextos. Nossos resultados evidenciaram o desenvolvimento profissional desses professores em diversas dimensões, tais como: atualização nos conhecimentos científicos e pedagógicos, organização e condução do ensino, sustentação da aprendizagem dos alunos, investigação da própria prática e planejamento da carreira profissional. Concluímos que a análise de trajetórias docentes torna-se mais efetiva por oferecer uma visão mais pormenorizada e orgânica sobre a formação de professores, expressando, assim, a importância e necessidade do professor vivenciar uma diversidade de contextos para sua formação contínua |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12648 BAROLLI, Elisabeth. Desenvolvimento profissional docente: reflexões a partir de trajetórias de professores de Física. Amazônia. Belém, PA : Universidade Federal do Pará, 2021. Vol 17, n. 38 (2021), p. 05-21. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12648. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12648 |
identifier_str_mv |
BAROLLI, Elisabeth. Desenvolvimento profissional docente: reflexões a partir de trajetórias de professores de Física. Amazônia. Belém, PA : Universidade Federal do Pará, 2021. Vol 17, n. 38 (2021), p. 05-21. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12648. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030831456452608 |