Formar professores universitários : tarefa (im)possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Maura Maria Morita
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2425
Resumo: Contém 2 arquivos (português e inglês)
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spelling Formar professores universitários : tarefa (im)possível?University teachers’ development : an (im) possible task?Ensino superiorDocência universitáriaEducation, HigherProgramas de formação docenteArtigo originalContém 2 arquivos (português e inglês)Resumo: Este artigo deriva de pesquisa de pós-doutoramento a respeito de programas institucionalizados de formação docente. Pretende-se problematizar ações formativas para a docência no Ensino Superior realizadas em universidades públicas, com vistas a identificar riscos, tensões e desafios enfrentados pelos programas institucionalizados. Num estudo exploratório descritivo, foram consultados coordenadores de programas, por meio de entrevista presencial, e reconhecidos pesquisadores da área de formação pedagógica universitária, utilizando-se entrevista por e-mail. A análise apoia-se no método hermenêutico-dialético. Aparecem como desafios: a luta constante na resistência às políticas reguladoras que caminham na contramão de uma educação que vise a uma qualidade social; a sustentabilidade das políticas institucionais; a valorização de uma formação pedagógica universitária regida por princípios éticos e políticos aderentes à emancipação humana, e, como estratégia de luta contra-hegemônica, a construção de redes de articulação entre os programas existentesAbstract: This paper originated from a post-doctoral research on institutional university teachers’ development programs. Its objective is to question formative actions for higher education teaching at public universities, identifying the risks, tensions and challenges faced by these institutionalized programs. During this descriptive - exploratory study, programs coordinators were consulted through a face-to-face interview, while recognized researchers from the university teaching development area were interviewed via email. The analysis used was based on the hermeneutics - dialectics method. A few challenges surfaced: the constant struggle resisting regulatory policies directed against an education that aims at social quality; the sustainability of institutional policies; the valorization of university teaching development programs regulated by ethical and political principles related to human emancipation; and, as a strategy against hegemonic status, the construction of articulation networks among existing programsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVasconcellos, Maura Maria Morita2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2425VASCONCELLOS, Maura Maria Morita. Formar professores universitários: tarefa (im)possível?. Interface: communication, health, education. Botucatu, SP : UNESP/Faculdade de Medicina, 2016. Vol. 20, n. 57 (abr./jun, 2016), p. 403-414. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2425. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169451https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169451reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-18T15:18:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1169451Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-18T15:18:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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