Educação e produtividade em tempos de pandemia : discursos e sentidos em mídias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14800 |
Resumo: | Resumo: Em tempos de isolamento social ocasionado pela crise do coronavírus (COVID-19), as abordagens sobre o "ensino remoto" têm sido mote de acaloradas discussões, tanto por parte das instituições escolares quanto por parte de pais/mães/responsáveis. Ancorados no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de vertente pecheuxtiana, propomos uma reflexão sobre como a mídia digital tem discursivizado a educação e sua relação com a produtividade, com a finalidade de compreendermos o modo de funcionamentodesses discursos e a naturalização de uma memória que retorna e se ressignifica |
id |
CAMP_699310d31b0e7714b90d1079b09b5c93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372350 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e produtividade em tempos de pandemia : discursos e sentidos em mídias digitaisEducation and productivity in times pandemic : discourses and senses in digital mediaAnálise do discursoCOVID-19, Pandemia de, 2020-Mídia digitalDiscoursesPandemicDigital mediaArtigo originalResumo: Em tempos de isolamento social ocasionado pela crise do coronavírus (COVID-19), as abordagens sobre o "ensino remoto" têm sido mote de acaloradas discussões, tanto por parte das instituições escolares quanto por parte de pais/mães/responsáveis. Ancorados no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de vertente pecheuxtiana, propomos uma reflexão sobre como a mídia digital tem discursivizado a educação e sua relação com a produtividade, com a finalidade de compreendermos o modo de funcionamentodesses discursos e a naturalização de uma memória que retorna e se ressignificaAbstract: In times of social isolation caused by the coronavirus crisis (COVID-19), approaches to "remote teaching" have been the subject of heated discussions, both on the part of school institutions and on the part of parents/guardians. Anchored in the theoretical-methodological framework of Discourse Analysis of a pecheuxtiana perspective, we propose a reflection on how the digital media has been discursivized education and its relationship with productivity, to understand the way these discourses work and the naturalization of a memory that returns and resignifies itselfAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGalli, Fernanda Correa SilveiraBiziak, Jacob Santos, 1985-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14800GALLI, Fernanda Correa Silveira; BIZIAK, Jacob Santos. Educação e produtividade em tempos de pandemia: discursos e sentidos em mídias digitais. Línguas e instrumentos linguísticos. Campinas, SP. v. 24, n. 47, p. 4-28, jan./jun. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14800. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372350porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T11:21:12Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372350Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-23T11:21:12Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e produtividade em tempos de pandemia : discursos e sentidos em mídias digitais Education and productivity in times pandemic : discourses and senses in digital media |
title |
Educação e produtividade em tempos de pandemia : discursos e sentidos em mídias digitais |
spellingShingle |
Educação e produtividade em tempos de pandemia : discursos e sentidos em mídias digitais Galli, Fernanda Correa Silveira Análise do discurso COVID-19, Pandemia de, 2020- Mídia digital Discourses Pandemic Digital media Artigo original |
title_short |
Educação e produtividade em tempos de pandemia : discursos e sentidos em mídias digitais |
title_full |
Educação e produtividade em tempos de pandemia : discursos e sentidos em mídias digitais |
title_fullStr |
Educação e produtividade em tempos de pandemia : discursos e sentidos em mídias digitais |
title_full_unstemmed |
Educação e produtividade em tempos de pandemia : discursos e sentidos em mídias digitais |
title_sort |
Educação e produtividade em tempos de pandemia : discursos e sentidos em mídias digitais |
author |
Galli, Fernanda Correa Silveira |
author_facet |
Galli, Fernanda Correa Silveira Biziak, Jacob Santos, 1985- |
author_role |
author |
author2 |
Biziak, Jacob Santos, 1985- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galli, Fernanda Correa Silveira Biziak, Jacob Santos, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso COVID-19, Pandemia de, 2020- Mídia digital Discourses Pandemic Digital media Artigo original |
topic |
Análise do discurso COVID-19, Pandemia de, 2020- Mídia digital Discourses Pandemic Digital media Artigo original |
description |
Resumo: Em tempos de isolamento social ocasionado pela crise do coronavírus (COVID-19), as abordagens sobre o "ensino remoto" têm sido mote de acaloradas discussões, tanto por parte das instituições escolares quanto por parte de pais/mães/responsáveis. Ancorados no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de vertente pecheuxtiana, propomos uma reflexão sobre como a mídia digital tem discursivizado a educação e sua relação com a produtividade, com a finalidade de compreendermos o modo de funcionamentodesses discursos e a naturalização de uma memória que retorna e se ressignifica |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14800 GALLI, Fernanda Correa Silveira; BIZIAK, Jacob Santos. Educação e produtividade em tempos de pandemia: discursos e sentidos em mídias digitais. Línguas e instrumentos linguísticos. Campinas, SP. v. 24, n. 47, p. 4-28, jan./jun. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14800. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14800 |
identifier_str_mv |
GALLI, Fernanda Correa Silveira; BIZIAK, Jacob Santos. Educação e produtividade em tempos de pandemia: discursos e sentidos em mídias digitais. Línguas e instrumentos linguísticos. Campinas, SP. v. 24, n. 47, p. 4-28, jan./jun. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14800. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834693406720 |