Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Thaís de Araujo da, 1984-
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Colaça, Joyce Palha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13324
Resumo: Resumo: Ancoradas na Análise de Discurso materialista, propomo-nos a analisar um vídeo publicado pelo SINEPE e o vídeo da "Campanha pela vida", publicado pelo SINPRO-RIO, quando ocorria no Município uma disputa política e judicial sobre a retomada das atividades presenciais nas escolas. Em nosso gesto de análise, tomando os vídeos como materialidade significante (LAGAZZI, 2011), trabalhamos na intersecção das materialidades verbo-visual. Com isso, objetivamos compreender o modo como, nessa imbricação, discursos sobre a ciência, sobre a escola e sobre os sujeitos que (se) constituem (n)esse espaço são formulados e (re)produzidos no discurso dos sindicatos
id CAMP_e346c56125f3675709617b553fb14a9c
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362229
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemiaAnálise do discursoSindicatosHeterogeneidadeCOVID-19, Pandemia de, 2020-Ambiente escolarDiscourse analysisLabor unionsHeterogeneityCOVID-19 Pandemic, 2020-School environmentArtigo originalResumo: Ancoradas na Análise de Discurso materialista, propomo-nos a analisar um vídeo publicado pelo SINEPE e o vídeo da "Campanha pela vida", publicado pelo SINPRO-RIO, quando ocorria no Município uma disputa política e judicial sobre a retomada das atividades presenciais nas escolas. Em nosso gesto de análise, tomando os vídeos como materialidade significante (LAGAZZI, 2011), trabalhamos na intersecção das materialidades verbo-visual. Com isso, objetivamos compreender o modo como, nessa imbricação, discursos sobre a ciência, sobre a escola e sobre os sujeitos que (se) constituem (n)esse espaço são formulados e (re)produzidos no discurso dos sindicatosResumen: Basadas en el Análisis de Discurso materialista, nos proponemos a analizar un vídeo publicado por el SINEPE, y el vídeo "Campanha pela vida", publicado por el SINPRO-RIO, cuando ocurría en la Municipalidad una disputa política y judicial sobre la retomada de las actividades presenciales en las escuelas. En nuestro análisis, tomando los vídeos como materialidad significante (LAGAZZI, 2011), trabajamos en la intersección de las materialidades verbo-visual. Así, objetivamos comprender el modo como, en esa imbricación, en el discurso de los sindicatos, se formulan y se (re)producen discursos sobre la ciencia, la escuela y los sujetos que (se) constituyen (en)ese espacioAbstract: Anchored in materialist Discourse Analysis, we propose to analyze a video published by SINEPE and the "Campanha pela Vida" video, published by SINPRO-RIO, when a political and judicial dispute took place in the Municipality about the resumption of face-to-face activities in schools. In our analysis, taking videos as significant materiality (LAGAZZI, 2011), we work at the intersection of verbal-visual materialities. With this, we aim to understand how, in this imbrication, discourses about science, the school, and the subjects that are constituted in this space are formulated and (re)produced in the discourse of the unionsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Thaís de Araujo da, 1984-Colaça, Joyce Palha2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13324COSTA, Thaís de Araujo da; COLAÇA, Joyce Palha. Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida": disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia. Revista investigações. Recife, PE. v. 35, n. 2, p. 1-27, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13324. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362229porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-15T15:50:59Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362229Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-15T15:50:59Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia
title Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia
spellingShingle Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia
Costa, Thaís de Araujo da, 1984-
Análise do discurso
Sindicatos
Heterogeneidade
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ambiente escolar
Discourse analysis
Labor unions
Heterogeneity
COVID-19 Pandemic, 2020-
School environment
Artigo original
title_short Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia
title_full Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia
title_fullStr Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia
title_full_unstemmed Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia
title_sort Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia
author Costa, Thaís de Araujo da, 1984-
author_facet Costa, Thaís de Araujo da, 1984-
Colaça, Joyce Palha
author_role author
author2 Colaça, Joyce Palha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Thaís de Araujo da, 1984-
Colaça, Joyce Palha
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Sindicatos
Heterogeneidade
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ambiente escolar
Discourse analysis
Labor unions
Heterogeneity
COVID-19 Pandemic, 2020-
School environment
Artigo original
topic Análise do discurso
Sindicatos
Heterogeneidade
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ambiente escolar
Discourse analysis
Labor unions
Heterogeneity
COVID-19 Pandemic, 2020-
School environment
Artigo original
description Resumo: Ancoradas na Análise de Discurso materialista, propomo-nos a analisar um vídeo publicado pelo SINEPE e o vídeo da "Campanha pela vida", publicado pelo SINPRO-RIO, quando ocorria no Município uma disputa política e judicial sobre a retomada das atividades presenciais nas escolas. Em nosso gesto de análise, tomando os vídeos como materialidade significante (LAGAZZI, 2011), trabalhamos na intersecção das materialidades verbo-visual. Com isso, objetivamos compreender o modo como, nessa imbricação, discursos sobre a ciência, sobre a escola e sobre os sujeitos que (se) constituem (n)esse espaço são formulados e (re)produzidos no discurso dos sindicatos
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13324
COSTA, Thaís de Araujo da; COLAÇA, Joyce Palha. Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida": disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia. Revista investigações. Recife, PE. v. 35, n. 2, p. 1-27, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13324. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13324
identifier_str_mv COSTA, Thaís de Araujo da; COLAÇA, Joyce Palha. Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida": disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia. Revista investigações. Recife, PE. v. 35, n. 2, p. 1-27, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13324. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832755638272