O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais : o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6553 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho pretende aplicar técnicas de Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de pesquisas avaliativas em um programa educacional de infraestrutura escolar; o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Avaliar políticas e programas é compreender se os esforços empreendidos na etapa de implementação estão atuando para solucionar os problemas originais. O uso de MaPR potencializa as chances de se elaborar pesquisas de avaliação que entreguem insumos relevantes à correção dos programas, identificação de inovações e sucessos, potencializando o aprendizado organizacional. Ademais, MaPR possibilita o emprego de uma avaliação triangulada, a qual tende a proporcionar maior robustez à avaliação, garantindo maior pluralidade à tomada de decisão |
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O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais : o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)Results and process map to build an evaluation plan in educational policies : the case of Direct Funding to the School Program (PDDE)AvaliaçãoInfraestruturaEvaluationInfrastructureAvaliação de programasImplementação no centro da avaliaçãoMapas de processos e resultados (MaPR)Artigo originalPolítica de infraestrutura escolarPrograma Dinheiro Direto na Escola (PDDE)Resumo: O presente trabalho pretende aplicar técnicas de Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de pesquisas avaliativas em um programa educacional de infraestrutura escolar; o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Avaliar políticas e programas é compreender se os esforços empreendidos na etapa de implementação estão atuando para solucionar os problemas originais. O uso de MaPR potencializa as chances de se elaborar pesquisas de avaliação que entreguem insumos relevantes à correção dos programas, identificação de inovações e sucessos, potencializando o aprendizado organizacional. Ademais, MaPR possibilita o emprego de uma avaliação triangulada, a qual tende a proporcionar maior robustez à avaliação, garantindo maior pluralidade à tomada de decisãoAbstract: The paper intends to apply Results and Processes Map to build an evaluative plan in na educational program of school infrastructure; the Direct Funding to the School Program (PDDE). Assessing policies and programs is to understand whether the efforts undertaken in the implementation stage are working to solve the original problems. The use of Results and Processes Map enhances the chances of developing evaluation studies that can provide relevant inputs for the correction of programs, which can demand the identification of innovations and successes and intensify organizational learning. Furthermore, Results and Processes Map enables the use of a triangulated assessment, which tends to provide greater robustness to the assessment, ensuring greater plurality in decision-makingAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJannuzzi, Paulo de Martino, 1963-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/6553JANNUZZI, Paulo de Martino. O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Cadernos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasilia, DF : Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2021. Vol. 2, n. 4 (jul./dez., 2021), p. 1-15. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6553. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1255348porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-05T10:44:34Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1255348Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-12-05T10:44:34Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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