O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais : o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jannuzzi, Paulo de Martino, 1963-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6553
Resumo: Resumo: O presente trabalho pretende aplicar técnicas de Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de pesquisas avaliativas em um programa educacional de infraestrutura escolar; o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Avaliar políticas e programas é compreender se os esforços empreendidos na etapa de implementação estão atuando para solucionar os problemas originais. O uso de MaPR potencializa as chances de se elaborar pesquisas de avaliação que entreguem insumos relevantes à correção dos programas, identificação de inovações e sucessos, potencializando o aprendizado organizacional. Ademais, MaPR possibilita o emprego de uma avaliação triangulada, a qual tende a proporcionar maior robustez à avaliação, garantindo maior pluralidade à tomada de decisão
id CAMP_6b30b0ec0caa5d46cd535fa5c637e28d
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1255348
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais : o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)Results and process map to build an evaluation plan in educational policies : the case of Direct Funding to the School Program (PDDE)AvaliaçãoInfraestruturaEvaluationInfrastructureAvaliação de programasImplementação no centro da avaliaçãoMapas de processos e resultados (MaPR)Artigo originalPolítica de infraestrutura escolarPrograma Dinheiro Direto na Escola (PDDE)Resumo: O presente trabalho pretende aplicar técnicas de Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de pesquisas avaliativas em um programa educacional de infraestrutura escolar; o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Avaliar políticas e programas é compreender se os esforços empreendidos na etapa de implementação estão atuando para solucionar os problemas originais. O uso de MaPR potencializa as chances de se elaborar pesquisas de avaliação que entreguem insumos relevantes à correção dos programas, identificação de inovações e sucessos, potencializando o aprendizado organizacional. Ademais, MaPR possibilita o emprego de uma avaliação triangulada, a qual tende a proporcionar maior robustez à avaliação, garantindo maior pluralidade à tomada de decisãoAbstract: The paper intends to apply Results and Processes Map to build an evaluative plan in na educational program of school infrastructure; the Direct Funding to the School Program (PDDE). Assessing policies and programs is to understand whether the efforts undertaken in the implementation stage are working to solve the original problems. The use of Results and Processes Map enhances the chances of developing evaluation studies that can provide relevant inputs for the correction of programs, which can demand the identification of innovations and successes and intensify organizational learning. Furthermore, Results and Processes Map enables the use of a triangulated assessment, which tends to provide greater robustness to the assessment, ensuring greater plurality in decision-makingAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJannuzzi, Paulo de Martino, 1963-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/6553JANNUZZI, Paulo de Martino. O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Cadernos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasilia, DF : Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2021. Vol. 2, n. 4 (jul./dez., 2021), p. 1-15. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6553. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1255348porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-05T10:44:34Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1255348Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-12-05T10:44:34Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais : o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
Results and process map to build an evaluation plan in educational policies : the case of Direct Funding to the School Program (PDDE)
title O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais : o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
spellingShingle O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais : o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
Jannuzzi, Paulo de Martino, 1963-
Avaliação
Infraestrutura
Evaluation
Infrastructure
Avaliação de programas
Implementação no centro da avaliação
Mapas de processos e resultados (MaPR)
Artigo original
Política de infraestrutura escolar
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
title_short O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais : o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
title_full O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais : o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
title_fullStr O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais : o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
title_full_unstemmed O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais : o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
title_sort O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais : o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
author Jannuzzi, Paulo de Martino, 1963-
author_facet Jannuzzi, Paulo de Martino, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Jannuzzi, Paulo de Martino, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Infraestrutura
Evaluation
Infrastructure
Avaliação de programas
Implementação no centro da avaliação
Mapas de processos e resultados (MaPR)
Artigo original
Política de infraestrutura escolar
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
topic Avaliação
Infraestrutura
Evaluation
Infrastructure
Avaliação de programas
Implementação no centro da avaliação
Mapas de processos e resultados (MaPR)
Artigo original
Política de infraestrutura escolar
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
description Resumo: O presente trabalho pretende aplicar técnicas de Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de pesquisas avaliativas em um programa educacional de infraestrutura escolar; o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Avaliar políticas e programas é compreender se os esforços empreendidos na etapa de implementação estão atuando para solucionar os problemas originais. O uso de MaPR potencializa as chances de se elaborar pesquisas de avaliação que entreguem insumos relevantes à correção dos programas, identificação de inovações e sucessos, potencializando o aprendizado organizacional. Ademais, MaPR possibilita o emprego de uma avaliação triangulada, a qual tende a proporcionar maior robustez à avaliação, garantindo maior pluralidade à tomada de decisão
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/6553
JANNUZZI, Paulo de Martino. O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Cadernos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasilia, DF : Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2021. Vol. 2, n. 4 (jul./dez., 2021), p. 1-15. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6553. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/6553
identifier_str_mv JANNUZZI, Paulo de Martino. O uso do mapa de processos e resultados (MAPR) para construção de um plano de avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Cadernos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasilia, DF : Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2021. Vol. 2, n. 4 (jul./dez., 2021), p. 1-15. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6553. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1255348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030827059773440