O uso do Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de um Plano de Avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do FNDE |
Texto Completo: | https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/21 |
Resumo: | O presente trabalho pretende aplicar técnicas de Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de pesquisas avaliativas em um programa educacional de infraestrutura escolar; o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Avaliar políticas e programas é compreender se os esforços empreendidos na etapa de implementação estão atuando para solucionar os problemas originais. O uso de MaPR potencializa as chances de se elaborar pesquisas de avaliação que entreguem insumos relevantes à correção dos programas, identificação de inovações e sucessos, potencializando o aprendizado organizacional. Ademais, MaPR possibilita o emprego de uma avaliação triangulada, a qual tende a proporcionar maior robustez à avaliação, garantindo maior pluralidade à tomada de decisão. |
id |
FNDE_e5e1855725bb101650d6ec218588b3c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/21 |
network_acronym_str |
FNDE |
network_name_str |
Cadernos do FNDE |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de um Plano de Avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)The use of the Map of Processes and Results (MaPR) to build an Evaluation Plan in educational policies: the case of the Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)Avaliação de Programas. Implementação no Centro da Avaliação. Mapas de Processos e Resultados (MaPR). Política de Infraestrutura escolar. Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).O presente trabalho pretende aplicar técnicas de Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de pesquisas avaliativas em um programa educacional de infraestrutura escolar; o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Avaliar políticas e programas é compreender se os esforços empreendidos na etapa de implementação estão atuando para solucionar os problemas originais. O uso de MaPR potencializa as chances de se elaborar pesquisas de avaliação que entreguem insumos relevantes à correção dos programas, identificação de inovações e sucessos, potencializando o aprendizado organizacional. Ademais, MaPR possibilita o emprego de uma avaliação triangulada, a qual tende a proporcionar maior robustez à avaliação, garantindo maior pluralidade à tomada de decisão.This paper aims to apply Process and Results Mapping (PAMR) techniques to construct evaluative research in an educational program of school infrastructure; the Money Directly to School Program (PDDE). To evaluate policies and programs is to understand if the efforts undertaken in the implementation stage are acting to solve the original problems. The use of MaPR enhances the chances of developing evaluation surveys that deliver relevant inputs to the correction of programs, identification of innovations and successes, enhancing organizational learning. Moreover, MaPR enables the use of a triangulated evaluation, which tends to provide greater robustness to the evaluation, ensuring greater plurality in decision making.Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstrutura da publicaçãoapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/2110.5281/zenodo.6406615Cadernos do FNDE; Vol. 2 No. 4 (2021): Revolution and transformation in education: new technologies and innovations in work processes; 01-14Cadernos do FNDE ; v. 2 n. 4 (2021): Revolução e transformação na educação: novas tecnologias e inovações nos processos de trabalho; 01-14Cuadernos FNDE; Vol. 2 Núm. 4 (2021): Revolución y transformación en la educación: nuevas tecnologías e innovaciones en los procesos de trabajo; 01-142675-1925ark:/31127/cfnde.v2i4reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/21/15Copyright (c) 2021 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Fernanda TeixeiraJannuzzi, Paulo de Martino 2022-10-13T13:56:04Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/21Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2022-10-13T13:56:04Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de um Plano de Avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) The use of the Map of Processes and Results (MaPR) to build an Evaluation Plan in educational policies: the case of the Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) |
title |
O uso do Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de um Plano de Avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) |
spellingShingle |
O uso do Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de um Plano de Avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Reis, Fernanda Teixeira Avaliação de Programas. Implementação no Centro da Avaliação. Mapas de Processos e Resultados (MaPR). Política de Infraestrutura escolar. Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). |
title_short |
O uso do Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de um Plano de Avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) |
title_full |
O uso do Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de um Plano de Avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) |
title_fullStr |
O uso do Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de um Plano de Avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) |
title_full_unstemmed |
O uso do Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de um Plano de Avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) |
title_sort |
O uso do Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de um Plano de Avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) |
author |
Reis, Fernanda Teixeira |
author_facet |
Reis, Fernanda Teixeira Jannuzzi, Paulo de Martino |
author_role |
author |
author2 |
Jannuzzi, Paulo de Martino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Fernanda Teixeira Jannuzzi, Paulo de Martino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de Programas. Implementação no Centro da Avaliação. Mapas de Processos e Resultados (MaPR). Política de Infraestrutura escolar. Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). |
topic |
Avaliação de Programas. Implementação no Centro da Avaliação. Mapas de Processos e Resultados (MaPR). Política de Infraestrutura escolar. Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). |
description |
O presente trabalho pretende aplicar técnicas de Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de pesquisas avaliativas em um programa educacional de infraestrutura escolar; o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Avaliar políticas e programas é compreender se os esforços empreendidos na etapa de implementação estão atuando para solucionar os problemas originais. O uso de MaPR potencializa as chances de se elaborar pesquisas de avaliação que entreguem insumos relevantes à correção dos programas, identificação de inovações e sucessos, potencializando o aprendizado organizacional. Ademais, MaPR possibilita o emprego de uma avaliação triangulada, a qual tende a proporcionar maior robustez à avaliação, garantindo maior pluralidade à tomada de decisão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estrutura da publicação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/21 10.5281/zenodo.6406615 |
url |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/21 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.6406615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/21/15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do FNDE; Vol. 2 No. 4 (2021): Revolution and transformation in education: new technologies and innovations in work processes; 01-14 Cadernos do FNDE ; v. 2 n. 4 (2021): Revolução e transformação na educação: novas tecnologias e inovações nos processos de trabalho; 01-14 Cuadernos FNDE; Vol. 2 Núm. 4 (2021): Revolución y transformación en la educación: nuevas tecnologías e innovaciones en los procesos de trabajo; 01-14 2675-1925 ark:/31127/cfnde.v2i4 reponame:Cadernos do FNDE instname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) instacron:FNDE |
instname_str |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
instacron_str |
FNDE |
institution |
FNDE |
reponame_str |
Cadernos do FNDE |
collection |
Cadernos do FNDE |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br |
_version_ |
1797048104045772800 |