Necessidades do corpo criança na escola : possíveis contribuições da corporeidade, da motricidade e da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Marcus Vinicius Simões de, 1990-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652915
Resumo: Está tramitando nas instituições legislativas do Brasil proposta governamental destinada a modificar o oferecimento do ensino na Educação Básica. O presente texto, a partir desta constatação, procura demonstrar alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração sem os quais o empreendimento pode ser desnecessário. 1- A tecnologia que ora adentra a escola deve ser acompanhada com mudaçças de como tratar o corpo do aluno, enaltecendo a importância do ato de se movimentar. 2 – Necessidade de uma educação integral, o que significa uma educação de corpo inteiro e não apenas destinado à cabeça dos alunos. 3 – Uma revisão paradigmática no que diz respeito a tradição disciplinar, buscando a operacionalização do conceito de complexidade em educação.
id CAMP_6f83ffb60b7a994c0641ccb6eb47f3fd
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192094
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Necessidades do corpo criança na escola : possíveis contribuições da corporeidade, da motricidade e da complexidadeNeeds of the body-child in the school: possible contributions of the corporeity, motricity and complexity || Necesidades del cuerpo niño en la escuela: posibles contribuciones de la corporeidad, de la motricidad y de la complejidadEducação básicaComplexidade (Filosofia)Basic educationComplexity (Philosophy)CorporeidadeMotricidadeArtigo originalEstá tramitando nas instituições legislativas do Brasil proposta governamental destinada a modificar o oferecimento do ensino na Educação Básica. O presente texto, a partir desta constatação, procura demonstrar alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração sem os quais o empreendimento pode ser desnecessário. 1- A tecnologia que ora adentra a escola deve ser acompanhada com mudaçças de como tratar o corpo do aluno, enaltecendo a importância do ato de se movimentar. 2 – Necessidade de uma educação integral, o que significa uma educação de corpo inteiro e não apenas destinado à cabeça dos alunos. 3 – Uma revisão paradigmática no que diz respeito a tradição disciplinar, buscando a operacionalização do conceito de complexidade em educação.It is processing in the legislative institutions of Brazil a governmental proposal aimed at modifying the offer of teaching in Basic Education. Iis text, based on this finding, seeks to demonstrate some important points that should be taken into consideration without which the undertaking may be unnecessary. 1- The technology that now enters into the school must be accompanied by changes of how to treat the body of the student, extolling the importance of the act of moving. 2 - The need for an integral education, which means a whole body education and not only for the students’ heads. 3 - A paradigmatic revision regarding the disciplinary tradition, seeking the operationalization of the concept of complexity in education. || Se está tramitando en las instituciones legislativas de Brasil una propuesta gubernamental destinada a modificar la oferta de la enseñanza en la Educación Básica. El presente texto, a partir de esta constatación, intenta demostrar algunos puntos importantes que deben tenerse en cuenta sin los cuales el emprendimiento puede ser innecesario. 1- La tecnología que entra en la escuela debe ser acompañada con cambios de cómo tratar el cuerpo del alumno, enalteciendo la importancia del acto de moverse. 2 - Necesidad de una educación integral, lo que significa una educación de cuerpo entero y no sólo destinada a la cabeza de los alumnos. 3 - Una revisión paradigmática en lo que se refiere a la tradición disciplinaria, buscando la operacionalización del concepto de complejidad en educación.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Marcus Vinicius Simões de, 1990-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652915CAMPOS, Marcus Vinicius Simões de. Necessidades do corpo criança na escola: possíveis contribuições da corporeidade, da motricidade e da complexidade. Utopia y praxis latinoamericana: revista internacional de filosofia iberoamericana y teoria social. Punto Fijo : Universidad del Zulia, 2017.. Vol. 22, no. 79 (Ago., 2017), p. 131-139. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652915. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192094porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T14:38:44Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192094Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-19T14:38:44Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades do corpo criança na escola : possíveis contribuições da corporeidade, da motricidade e da complexidade
Needs of the body-child in the school: possible contributions of the corporeity, motricity and complexity || Necesidades del cuerpo niño en la escuela: posibles contribuciones de la corporeidad, de la motricidad y de la complejidad
title Necessidades do corpo criança na escola : possíveis contribuições da corporeidade, da motricidade e da complexidade
spellingShingle Necessidades do corpo criança na escola : possíveis contribuições da corporeidade, da motricidade e da complexidade
Campos, Marcus Vinicius Simões de, 1990-
Educação básica
Complexidade (Filosofia)
Basic education
Complexity (Philosophy)
Corporeidade
Motricidade
Artigo original
title_short Necessidades do corpo criança na escola : possíveis contribuições da corporeidade, da motricidade e da complexidade
title_full Necessidades do corpo criança na escola : possíveis contribuições da corporeidade, da motricidade e da complexidade
title_fullStr Necessidades do corpo criança na escola : possíveis contribuições da corporeidade, da motricidade e da complexidade
title_full_unstemmed Necessidades do corpo criança na escola : possíveis contribuições da corporeidade, da motricidade e da complexidade
title_sort Necessidades do corpo criança na escola : possíveis contribuições da corporeidade, da motricidade e da complexidade
author Campos, Marcus Vinicius Simões de, 1990-
author_facet Campos, Marcus Vinicius Simões de, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Marcus Vinicius Simões de, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Complexidade (Filosofia)
Basic education
Complexity (Philosophy)
Corporeidade
Motricidade
Artigo original
topic Educação básica
Complexidade (Filosofia)
Basic education
Complexity (Philosophy)
Corporeidade
Motricidade
Artigo original
description Está tramitando nas instituições legislativas do Brasil proposta governamental destinada a modificar o oferecimento do ensino na Educação Básica. O presente texto, a partir desta constatação, procura demonstrar alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração sem os quais o empreendimento pode ser desnecessário. 1- A tecnologia que ora adentra a escola deve ser acompanhada com mudaçças de como tratar o corpo do aluno, enaltecendo a importância do ato de se movimentar. 2 – Necessidade de uma educação integral, o que significa uma educação de corpo inteiro e não apenas destinado à cabeça dos alunos. 3 – Uma revisão paradigmática no que diz respeito a tradição disciplinar, buscando a operacionalização do conceito de complexidade em educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652915
CAMPOS, Marcus Vinicius Simões de. Necessidades do corpo criança na escola: possíveis contribuições da corporeidade, da motricidade e da complexidade. Utopia y praxis latinoamericana: revista internacional de filosofia iberoamericana y teoria social. Punto Fijo : Universidad del Zulia, 2017.. Vol. 22, no. 79 (Ago., 2017), p. 131-139. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652915. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652915
identifier_str_mv CAMPOS, Marcus Vinicius Simões de. Necessidades do corpo criança na escola: possíveis contribuições da corporeidade, da motricidade e da complexidade. Utopia y praxis latinoamericana: revista internacional de filosofia iberoamericana y teoria social. Punto Fijo : Universidad del Zulia, 2017.. Vol. 22, no. 79 (Ago., 2017), p. 131-139. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652915. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192094
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030822305529856