Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria do Carmo, 1964-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047
Resumo: Beatriz Sarlo em recente livro sobre a cultura da memória, adverte que vivemos em uma época de excessos sobre lembranças, narrativas pessoais e monumentalização dos discursos sobre o passado. Para ela, tal excesso não corresponde apenas a uma profusão de produtos sobre a memória, mas ocorre como uma profusão de trabalhos que buscam lidar com a lembrança como memória, e o esquecimento como um vazio. Assinalando que entender é mais importante que lembrar, embora para entender seja necessário lembrar, a autora nos propõe refletir sobre as dinâmicas discursivas que se estabelecem na cultura da memória,  reafirmando que a guinada subjetiva que ocorreu nas últimas décadas do século XX, ao trazer os excluídos da periferia da história para seu centro, consegue realizar-se como uma função pública quando as narrativas sobre o passado abrem-se para a persistência da subjetividade,  como uma espécie de artesanato da resistência.Esta imagem do artesanato da resistência é bastante potente quando pensamos os museus e as ações que se podem realizar em seu interior, no contato com a materialidade presente em seus acervos e as possibilidades desses acervos serem lidos e interpretados.
id CAMP_8add3be0d4c16cd25e31147254a8b7f8
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182358
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniaisAção educativaEducative actionArtigo originalBeatriz Sarlo em recente livro sobre a cultura da memória, adverte que vivemos em uma época de excessos sobre lembranças, narrativas pessoais e monumentalização dos discursos sobre o passado. Para ela, tal excesso não corresponde apenas a uma profusão de produtos sobre a memória, mas ocorre como uma profusão de trabalhos que buscam lidar com a lembrança como memória, e o esquecimento como um vazio. Assinalando que entender é mais importante que lembrar, embora para entender seja necessário lembrar, a autora nos propõe refletir sobre as dinâmicas discursivas que se estabelecem na cultura da memória,  reafirmando que a guinada subjetiva que ocorreu nas últimas décadas do século XX, ao trazer os excluídos da periferia da história para seu centro, consegue realizar-se como uma função pública quando as narrativas sobre o passado abrem-se para a persistência da subjetividade,  como uma espécie de artesanato da resistência.Esta imagem do artesanato da resistência é bastante potente quando pensamos os museus e as ações que se podem realizar em seu interior, no contato com a materialidade presente em seus acervos e as possibilidades desses acervos serem lidos e interpretados.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Maria do Carmo, 1964-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047MARTINS, Maria do Carmo. Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais. ETD - educação tematica digital. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2018.. Vol. 20, no. 3 (jul./set., 2018), p. 579-581. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182358porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T17:15:30Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182358Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-25T17:15:30Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
title Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
spellingShingle Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
Martins, Maria do Carmo, 1964-
Ação educativa
Educative action
Artigo original
title_short Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
title_full Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
title_fullStr Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
title_full_unstemmed Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
title_sort Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
author Martins, Maria do Carmo, 1964-
author_facet Martins, Maria do Carmo, 1964-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria do Carmo, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Ação educativa
Educative action
Artigo original
topic Ação educativa
Educative action
Artigo original
description Beatriz Sarlo em recente livro sobre a cultura da memória, adverte que vivemos em uma época de excessos sobre lembranças, narrativas pessoais e monumentalização dos discursos sobre o passado. Para ela, tal excesso não corresponde apenas a uma profusão de produtos sobre a memória, mas ocorre como uma profusão de trabalhos que buscam lidar com a lembrança como memória, e o esquecimento como um vazio. Assinalando que entender é mais importante que lembrar, embora para entender seja necessário lembrar, a autora nos propõe refletir sobre as dinâmicas discursivas que se estabelecem na cultura da memória,  reafirmando que a guinada subjetiva que ocorreu nas últimas décadas do século XX, ao trazer os excluídos da periferia da história para seu centro, consegue realizar-se como uma função pública quando as narrativas sobre o passado abrem-se para a persistência da subjetividade,  como uma espécie de artesanato da resistência.Esta imagem do artesanato da resistência é bastante potente quando pensamos os museus e as ações que se podem realizar em seu interior, no contato com a materialidade presente em seus acervos e as possibilidades desses acervos serem lidos e interpretados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047
MARTINS, Maria do Carmo. Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais. ETD - educação tematica digital. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2018.. Vol. 20, no. 3 (jul./set., 2018), p. 579-581. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047
identifier_str_mv MARTINS, Maria do Carmo. Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais. ETD - educação tematica digital. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2018.. Vol. 20, no. 3 (jul./set., 2018), p. 579-581. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182358
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030820634099712