Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047 |
Resumo: | Beatriz Sarlo em recente livro sobre a cultura da memória, adverte que vivemos em uma época de excessos sobre lembranças, narrativas pessoais e monumentalização dos discursos sobre o passado. Para ela, tal excesso não corresponde apenas a uma profusão de produtos sobre a memória, mas ocorre como uma profusão de trabalhos que buscam lidar com a lembrança como memória, e o esquecimento como um vazio. Assinalando que entender é mais importante que lembrar, embora para entender seja necessário lembrar, a autora nos propõe refletir sobre as dinâmicas discursivas que se estabelecem na cultura da memória, reafirmando que a guinada subjetiva que ocorreu nas últimas décadas do século XX, ao trazer os excluídos da periferia da história para seu centro, consegue realizar-se como uma função pública quando as narrativas sobre o passado abrem-se para a persistência da subjetividade, como uma espécie de artesanato da resistência.Esta imagem do artesanato da resistência é bastante potente quando pensamos os museus e as ações que se podem realizar em seu interior, no contato com a materialidade presente em seus acervos e as possibilidades desses acervos serem lidos e interpretados. |
id |
CAMP_8add3be0d4c16cd25e31147254a8b7f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182358 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniaisAção educativaEducative actionArtigo originalBeatriz Sarlo em recente livro sobre a cultura da memória, adverte que vivemos em uma época de excessos sobre lembranças, narrativas pessoais e monumentalização dos discursos sobre o passado. Para ela, tal excesso não corresponde apenas a uma profusão de produtos sobre a memória, mas ocorre como uma profusão de trabalhos que buscam lidar com a lembrança como memória, e o esquecimento como um vazio. Assinalando que entender é mais importante que lembrar, embora para entender seja necessário lembrar, a autora nos propõe refletir sobre as dinâmicas discursivas que se estabelecem na cultura da memória, reafirmando que a guinada subjetiva que ocorreu nas últimas décadas do século XX, ao trazer os excluídos da periferia da história para seu centro, consegue realizar-se como uma função pública quando as narrativas sobre o passado abrem-se para a persistência da subjetividade, como uma espécie de artesanato da resistência.Esta imagem do artesanato da resistência é bastante potente quando pensamos os museus e as ações que se podem realizar em seu interior, no contato com a materialidade presente em seus acervos e as possibilidades desses acervos serem lidos e interpretados.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Maria do Carmo, 1964-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047MARTINS, Maria do Carmo. Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais. ETD - educação tematica digital. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2018.. Vol. 20, no. 3 (jul./set., 2018), p. 579-581. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182358porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T17:15:30Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182358Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-25T17:15:30Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais |
title |
Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais |
spellingShingle |
Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais Martins, Maria do Carmo, 1964- Ação educativa Educative action Artigo original |
title_short |
Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais |
title_full |
Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais |
title_fullStr |
Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais |
title_full_unstemmed |
Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais |
title_sort |
Educação em museus : didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais |
author |
Martins, Maria do Carmo, 1964- |
author_facet |
Martins, Maria do Carmo, 1964- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maria do Carmo, 1964- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação educativa Educative action Artigo original |
topic |
Ação educativa Educative action Artigo original |
description |
Beatriz Sarlo em recente livro sobre a cultura da memória, adverte que vivemos em uma época de excessos sobre lembranças, narrativas pessoais e monumentalização dos discursos sobre o passado. Para ela, tal excesso não corresponde apenas a uma profusão de produtos sobre a memória, mas ocorre como uma profusão de trabalhos que buscam lidar com a lembrança como memória, e o esquecimento como um vazio. Assinalando que entender é mais importante que lembrar, embora para entender seja necessário lembrar, a autora nos propõe refletir sobre as dinâmicas discursivas que se estabelecem na cultura da memória, reafirmando que a guinada subjetiva que ocorreu nas últimas décadas do século XX, ao trazer os excluídos da periferia da história para seu centro, consegue realizar-se como uma função pública quando as narrativas sobre o passado abrem-se para a persistência da subjetividade, como uma espécie de artesanato da resistência.Esta imagem do artesanato da resistência é bastante potente quando pensamos os museus e as ações que se podem realizar em seu interior, no contato com a materialidade presente em seus acervos e as possibilidades desses acervos serem lidos e interpretados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047 MARTINS, Maria do Carmo. Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais. ETD - educação tematica digital. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2018.. Vol. 20, no. 3 (jul./set., 2018), p. 579-581. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Maria do Carmo. Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais. ETD - educação tematica digital. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2018.. Vol. 20, no. 3 (jul./set., 2018), p. 579-581. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648047. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182358 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030820634099712 |