Ginástica para todos(as) em diálogo com professoras de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Presta, Michelle Guidi Gargantini, 1977-
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ayoub, Eliana, 1966-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14282
Resumo: Resumo: Este artigo é oriundo de uma pesquisa de doutorado que objetivou refletir a respeito da ginástica para todos(as) (GPT) na educação infantil, a partir de uma proposta de formação continuada em GPT desenvolvida com um grupo de professoras de creche do município de Monte Mor-SP. Como parte da investigação, oferecemos um curso de 30 horas, de abril a setembro de 2018, intitulado "Novas possibilidades de práticas corporais: ginástica para todos(as) na creche", no contexto da política de formação continuada do município. Quanto ao percurso metodológico da pesquisa, adotamos a perspectiva da pesquisa narrativa e o método interpretativo do paradigma indiciário para análise dos dados/achados. As formas de registros utilizadas foram: diário de campo da pesquisadora, caderno de registro individual de cada participante, escrita de cartas, imagens (fotografias e vídeos) e gravação em vídeo da roda de conversa final. A partir da análise do processo vivido e dos registros, elegemos três pontos para diálogo: o que as professoras desejam e necessitam na formação continuada; pensar a prática docente como reverberação do curso; e percepções acerca do gesto, do corpo e da GPT na creche. Concluímos que conhecer e vivenciar a GPT proporcionou a construção de novos olhares para a gestualidade, para o próprio corpo e para pensar em possibilidades de desenvolvimento dessa prática corporal no contexto da creche. Almejamos que novas pesquisas envolvendo a GPT e a educação infantil sejam realizadas, a fim de que essa temática se fortaleça e alcance novos caminhos
id CAMP_95996de101c03a72b497d846abea0acb
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368563
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Ginástica para todos(as) em diálogo com professoras de crecheGymnastics for all in dialogue with nursery teachersGimnasia para todos(as) en diálogo con maestras de guarderíaArtigo originalGinásticaEducação infantilCrechesEducação permanenteGymnasticsEarly childhood educationDaycarePermanent educationEducação ContinuadaResumo: Este artigo é oriundo de uma pesquisa de doutorado que objetivou refletir a respeito da ginástica para todos(as) (GPT) na educação infantil, a partir de uma proposta de formação continuada em GPT desenvolvida com um grupo de professoras de creche do município de Monte Mor-SP. Como parte da investigação, oferecemos um curso de 30 horas, de abril a setembro de 2018, intitulado "Novas possibilidades de práticas corporais: ginástica para todos(as) na creche", no contexto da política de formação continuada do município. Quanto ao percurso metodológico da pesquisa, adotamos a perspectiva da pesquisa narrativa e o método interpretativo do paradigma indiciário para análise dos dados/achados. As formas de registros utilizadas foram: diário de campo da pesquisadora, caderno de registro individual de cada participante, escrita de cartas, imagens (fotografias e vídeos) e gravação em vídeo da roda de conversa final. A partir da análise do processo vivido e dos registros, elegemos três pontos para diálogo: o que as professoras desejam e necessitam na formação continuada; pensar a prática docente como reverberação do curso; e percepções acerca do gesto, do corpo e da GPT na creche. Concluímos que conhecer e vivenciar a GPT proporcionou a construção de novos olhares para a gestualidade, para o próprio corpo e para pensar em possibilidades de desenvolvimento dessa prática corporal no contexto da creche. Almejamos que novas pesquisas envolvendo a GPT e a educação infantil sejam realizadas, a fim de que essa temática se fortaleça e alcance novos caminhosAbstract: This article is related a doctoral research that aimed to reflect on gymnastics for all (GPT) in early childhood education, based on a proposal for continuing education in GPT developed with a group of nursery teachers from the municipality of Monte Mor -SP. As part of the investigation, we offer a 30-hour course, from April to September 2018, entitled "New possibilities for corporal practices: gymnastics for all at nursery", in the context of the municipality’s continuing education policy. Regarding the methodological path, we adopted the perspective of narrative research and the interpretative method of the indiciary paradigm for data/findings analysis. The forms of records used were: the researcher's field diary, each participant’s registration book, writing letters, images (photos and videos) and video recording of the final conversation wheel. From the analysis of the process lived and the records, we have called three points for dialogue: what the teachers want and need in continuing education; think of teaching practice as a reverberation of the course; and perceptions about gesture, the body and the GPT in nursery. We conclude that knowing and experiencing the GPT provided the construction of new perspectives for gestuality, for one's own body and to think about development possibilities of this corporal practice in the context of the nursery. We hope that new researches involving GPT and early childhood education will be carried out, so that this theme is strengthened and reaches new pathsResumen: Este artículo proviene de una investigación de doctorado que tuvo como objetivo reflexionar sobre la gimnasia para todos(as) (GPT) en la educación infantil, a partir de una propuesta de educación continua en GPT desarrollada con un grupo de maestras de guardería del municipio de Monte Mor-SP. Como parte de la investigación, ofrecimos un curso de 30 horas, de abril a septiembre de 2018, titulado "Nuevas posibilidades para las prácticas corporales: gimnasia para todos(as) en la guardería", en el marco de la política de educación continua del municipio. Encuanto a la metodología, adoptamos la perspectiva de investigación narrativa y el método interpretativo del paradigma indiciario para análisis de los datos. Las formas de registro utilizadas fueron: diario de campo del investigador, libro de registro individual de cada participante, escritura de cartas, imágenes (fotografías y videos) y grabación en video del círculo de conversación final. A partir del análisis del proceso vivido y de los registros, escogimos tres puntos para el diálogo: lo que las maestras quieren y necesitan en la educación continua; pensar en la práctica docente como una reverberación del curso; y percepciones sobre gesto, cuerpo y GPT en la guardería. Concluimos que conocer y experimentar la GPT proporcionó la construcción de nuevas perspectivas para los gestos, para el propio cuerpo y para pensar en las posibilidades de desarrollo de esta práctica corporal en el contexto de la guardería. Esperamos que se realicen nuevas investigaciones que involucren GPT y educación infantil, para que este tema alcance nuevos caminosAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPresta, Michelle Guidi Gargantini, 1977-Ayoub, Eliana, 1966-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14282PRESTA, Michelle Guidi Gargantini; AYOUB, Eliana. Ginástica para todos(as) em diálogo com professoras de creche. Conexões: educação física, esporte e saúde. Campinas, SP. v. 20, e022034, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14282. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368563porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T09:38:05Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368563Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-06T09:38:05Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ginástica para todos(as) em diálogo com professoras de creche
Gymnastics for all in dialogue with nursery teachers
Gimnasia para todos(as) en diálogo con maestras de guardería
title Ginástica para todos(as) em diálogo com professoras de creche
spellingShingle Ginástica para todos(as) em diálogo com professoras de creche
Presta, Michelle Guidi Gargantini, 1977-
Artigo original
Ginástica
Educação infantil
Creches
Educação permanente
Gymnastics
Early childhood education
Daycare
Permanent education
Educação Continuada
title_short Ginástica para todos(as) em diálogo com professoras de creche
title_full Ginástica para todos(as) em diálogo com professoras de creche
title_fullStr Ginástica para todos(as) em diálogo com professoras de creche
title_full_unstemmed Ginástica para todos(as) em diálogo com professoras de creche
title_sort Ginástica para todos(as) em diálogo com professoras de creche
author Presta, Michelle Guidi Gargantini, 1977-
author_facet Presta, Michelle Guidi Gargantini, 1977-
Ayoub, Eliana, 1966-
author_role author
author2 Ayoub, Eliana, 1966-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Presta, Michelle Guidi Gargantini, 1977-
Ayoub, Eliana, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Ginástica
Educação infantil
Creches
Educação permanente
Gymnastics
Early childhood education
Daycare
Permanent education
Educação Continuada
topic Artigo original
Ginástica
Educação infantil
Creches
Educação permanente
Gymnastics
Early childhood education
Daycare
Permanent education
Educação Continuada
description Resumo: Este artigo é oriundo de uma pesquisa de doutorado que objetivou refletir a respeito da ginástica para todos(as) (GPT) na educação infantil, a partir de uma proposta de formação continuada em GPT desenvolvida com um grupo de professoras de creche do município de Monte Mor-SP. Como parte da investigação, oferecemos um curso de 30 horas, de abril a setembro de 2018, intitulado "Novas possibilidades de práticas corporais: ginástica para todos(as) na creche", no contexto da política de formação continuada do município. Quanto ao percurso metodológico da pesquisa, adotamos a perspectiva da pesquisa narrativa e o método interpretativo do paradigma indiciário para análise dos dados/achados. As formas de registros utilizadas foram: diário de campo da pesquisadora, caderno de registro individual de cada participante, escrita de cartas, imagens (fotografias e vídeos) e gravação em vídeo da roda de conversa final. A partir da análise do processo vivido e dos registros, elegemos três pontos para diálogo: o que as professoras desejam e necessitam na formação continuada; pensar a prática docente como reverberação do curso; e percepções acerca do gesto, do corpo e da GPT na creche. Concluímos que conhecer e vivenciar a GPT proporcionou a construção de novos olhares para a gestualidade, para o próprio corpo e para pensar em possibilidades de desenvolvimento dessa prática corporal no contexto da creche. Almejamos que novas pesquisas envolvendo a GPT e a educação infantil sejam realizadas, a fim de que essa temática se fortaleça e alcance novos caminhos
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14282
PRESTA, Michelle Guidi Gargantini; AYOUB, Eliana. Ginástica para todos(as) em diálogo com professoras de creche. Conexões: educação física, esporte e saúde. Campinas, SP. v. 20, e022034, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14282. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14282
identifier_str_mv PRESTA, Michelle Guidi Gargantini; AYOUB, Eliana. Ginástica para todos(as) em diálogo com professoras de creche. Conexões: educação física, esporte e saúde. Campinas, SP. v. 20, e022034, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14282. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368563
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833996103680