Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14782 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agir |
id |
CAMP_966a45305cd2e02c8fc9d32119cd8e85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372639 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docenteMeanings of collective work in the continuing education : language, interactionFormação de professoresLíngua portuguesa - Formação de professoresFormação continuada de professorTeacher trainingContinuous teacher trainingComunidades de desenvolvimento profissional docenteTrabalho coletivoArtigo originalResumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agirAbstract: This article's main objective is to analyze language traits/clues of teaching professional development in verbalizations of a Portuguese language teacher, based on her participation in a professional development community. For this purpose, action research was developed in order to follow this Portuguese language teacher throughout a four-year training course (2018-2022), whose main goal was, through the development of gender didactic projects, to contribute to the renewal of Portuguese language teaching and the reconfiguration of teaching practices in the context of a municipal education system in Porto Alegre's metropolitan region (RS). The research corpus data, analyzed mainly in the light of Sociodiscursive Interactionism, focused on the types of discourse and the mechanisms of enunciative accountability, from which it was possible to observe that the alternation of roles experienced by the teacher participating in the research sparked the debate interpretative, awareness raising and the (potential) reconfiguration of teaching actions, important movements for individual development and also for the consolidation of a community of professional teaching development. It was concluded that the collectiveness is a powerful element for teaching professional development, considering that it is in social interaction that we constitute ourselves as individuals and can also (re)signify the professional dimension of our actionsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarnin, AndersonMatias, Joseane2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14782CARNIN, Anderson; MATIAS, Joseane. Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente. Calidoscopio. São Leopoldo, RS : Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2023. v. 21, n. 3 , p. 596-615, set./dez. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14782. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372639porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T16:55:04Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372639Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-22T16:55:04Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente Meanings of collective work in the continuing education : language, interaction |
title |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente |
spellingShingle |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente Carnin, Anderson Formação de professores Língua portuguesa - Formação de professores Formação continuada de professor Teacher training Continuous teacher training Comunidades de desenvolvimento profissional docente Trabalho coletivo Artigo original |
title_short |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente |
title_full |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente |
title_fullStr |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente |
title_full_unstemmed |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente |
title_sort |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente |
author |
Carnin, Anderson |
author_facet |
Carnin, Anderson Matias, Joseane |
author_role |
author |
author2 |
Matias, Joseane |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carnin, Anderson Matias, Joseane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Língua portuguesa - Formação de professores Formação continuada de professor Teacher training Continuous teacher training Comunidades de desenvolvimento profissional docente Trabalho coletivo Artigo original |
topic |
Formação de professores Língua portuguesa - Formação de professores Formação continuada de professor Teacher training Continuous teacher training Comunidades de desenvolvimento profissional docente Trabalho coletivo Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agir |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14782 CARNIN, Anderson; MATIAS, Joseane. Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente. Calidoscopio. São Leopoldo, RS : Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2023. v. 21, n. 3 , p. 596-615, set./dez. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14782. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14782 |
identifier_str_mv |
CARNIN, Anderson; MATIAS, Joseane. Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente. Calidoscopio. São Leopoldo, RS : Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2023. v. 21, n. 3 , p. 596-615, set./dez. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14782. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834711232512 |