Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Altmann, Helena, 1973-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2551
Resumo: Agradecimentos: Fundac¸ão de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
id CAMP_9cbb566d1fd8635294da1b4d3564ed8e
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1169841
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aulaScholar physical education and gender relationships : different ways to participate and to risk concerning classes subjectsGêneroGenderEducação físicaConteúdosEscolaArtigo originalAgradecimentos: Fundac¸ão de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).Resumo: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou entender como se dão as relações de gênero nos diferentes conteúdos da educação física escolar e como a diversificação desses interfere nas relações de gênero durante as aulas. Por meio de uma pesquisa do tipo etnográfica em duas escolas pertencentes à região de Campinas (SP), foram observadas aulas de educação física em três diferentes séries. As análises feitas indicam que meninos e meninas lidavam de maneiras distintas com a aprendizagem de novos movimentos e conteúdos, arriscavam-se mais nas aprendizagens e demonstravam mais confiança nas próprias capacidades e habilidades corporaisAbstract: This paper summarizes the results from a master's degree dissertation. Here, we sought to understand how the gender relationships inside different physical education subjects, and if this subject diversification interferes in gender relationships and boys and girls engagement during classes. Through an ethnographic research at two schools located in Campinas city region, it was observed scholar physical education classes. The analysis indicates that boys and girls deal in a different way in learning new movements and practices. Also, we conclude that boys used to risk more and seemed more self confident during activitiesFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAltmann, Helena, 1973-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2551ALTMANN, Helena. Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula. Revista brasileira de ciências do esporte. Porto Alegre, RS : Elsevier, 2016. Vol. 38, n. 2 (abr./jun., 2016), p. 163-170. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2551. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169841porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T11:43:45Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1169841Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-20T11:43:45Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula
Scholar physical education and gender relationships : different ways to participate and to risk concerning classes subjects
title Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula
spellingShingle Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula
Altmann, Helena, 1973-
Gênero
Gender
Educação física
Conteúdos
Escola
Artigo original
title_short Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula
title_full Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula
title_fullStr Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula
title_full_unstemmed Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula
title_sort Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula
author Altmann, Helena, 1973-
author_facet Altmann, Helena, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Altmann, Helena, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Gender
Educação física
Conteúdos
Escola
Artigo original
topic Gênero
Gender
Educação física
Conteúdos
Escola
Artigo original
description Agradecimentos: Fundac¸ão de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2551
ALTMANN, Helena. Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula. Revista brasileira de ciências do esporte. Porto Alegre, RS : Elsevier, 2016. Vol. 38, n. 2 (abr./jun., 2016), p. 163-170. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2551. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2551
identifier_str_mv ALTMANN, Helena. Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula. Revista brasileira de ciências do esporte. Porto Alegre, RS : Elsevier, 2016. Vol. 38, n. 2 (abr./jun., 2016), p. 163-170. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2551. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169841
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030818501296128