Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2551 |
Resumo: | Agradecimentos: Fundac¸ão de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). |
id |
CAMP_9cbb566d1fd8635294da1b4d3564ed8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1169841 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aulaScholar physical education and gender relationships : different ways to participate and to risk concerning classes subjectsGêneroGenderEducação físicaConteúdosEscolaArtigo originalAgradecimentos: Fundac¸ão de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).Resumo: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou entender como se dão as relações de gênero nos diferentes conteúdos da educação física escolar e como a diversificação desses interfere nas relações de gênero durante as aulas. Por meio de uma pesquisa do tipo etnográfica em duas escolas pertencentes à região de Campinas (SP), foram observadas aulas de educação física em três diferentes séries. As análises feitas indicam que meninos e meninas lidavam de maneiras distintas com a aprendizagem de novos movimentos e conteúdos, arriscavam-se mais nas aprendizagens e demonstravam mais confiança nas próprias capacidades e habilidades corporaisAbstract: This paper summarizes the results from a master's degree dissertation. Here, we sought to understand how the gender relationships inside different physical education subjects, and if this subject diversification interferes in gender relationships and boys and girls engagement during classes. Through an ethnographic research at two schools located in Campinas city region, it was observed scholar physical education classes. The analysis indicates that boys and girls deal in a different way in learning new movements and practices. Also, we conclude that boys used to risk more and seemed more self confident during activitiesFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAltmann, Helena, 1973-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2551ALTMANN, Helena. Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula. Revista brasileira de ciências do esporte. Porto Alegre, RS : Elsevier, 2016. Vol. 38, n. 2 (abr./jun., 2016), p. 163-170. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2551. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169841porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T11:43:45Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1169841Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-20T11:43:45Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula Scholar physical education and gender relationships : different ways to participate and to risk concerning classes subjects |
title |
Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula |
spellingShingle |
Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula Altmann, Helena, 1973- Gênero Gender Educação física Conteúdos Escola Artigo original |
title_short |
Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula |
title_full |
Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula |
title_fullStr |
Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula |
title_sort |
Educação física escolar e relações de gênero : diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula |
author |
Altmann, Helena, 1973- |
author_facet |
Altmann, Helena, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Altmann, Helena, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Gender Educação física Conteúdos Escola Artigo original |
topic |
Gênero Gender Educação física Conteúdos Escola Artigo original |
description |
Agradecimentos: Fundac¸ão de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2551 ALTMANN, Helena. Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula. Revista brasileira de ciências do esporte. Porto Alegre, RS : Elsevier, 2016. Vol. 38, n. 2 (abr./jun., 2016), p. 163-170. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2551. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2551 |
identifier_str_mv |
ALTMANN, Helena. Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula. Revista brasileira de ciências do esporte. Porto Alegre, RS : Elsevier, 2016. Vol. 38, n. 2 (abr./jun., 2016), p. 163-170. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2551. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169841 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030818501296128 |