Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiorentini, Dario, 1950-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13052
Resumo: Agradecimentos: Essa pesquisa foi financiada por uma bolsa de pós-doutorado outorgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo FAPESP Nº 2016/12877-2)
id CAMP_f9ad56632a4bf619f7f9356cacc92a91
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361460
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissionalIdentity and professional agency of a mathematics teachers at the interface between the school and professional master’s degree worldsIdentidade profissionalProfessores de matemáticaProfessional identifyMathematics teachersAgência ProfissionalMestrado ProfissionalAnálise NarrativaArtigo originalAgradecimentos: Essa pesquisa foi financiada por uma bolsa de pós-doutorado outorgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo FAPESP Nº 2016/12877-2)Resumo: As iniciativas de formação continuada são oportunidades essenciais para os professores promoverem transformações em suas práticas na escola. Esses processos, no entanto, são complexos, frágeis e incertos. Este artigo aborda essa problemática ao explorar um espaço especial de formação – um programa de Mestrado Profissional – e analisar as experiências profissionais de um professor de Matemática egresso de tal programa. Considerando que a promoção de transformações na prática envolve a produção e negociação de novas maneiras de ser e atuar nos contextos escolares, a perspectiva teórica do estudo se baseia nas noções de agência, identidade e mundos figurados, entendidas desde uma perspectiva sociocultural. Seguindo uma abordagem qualitativa, o estudo desenvolve uma dupla análise. Primeiramente, é estudado o próprio Mestrado Profissional, buscando revelar qual é a teoria ou concepção de aprendizagem docente que embasa as práticas do programa. Em segundo lugar, é desenvolvido um estudo de caso interpretativo do egresso, revelando como esse professor negocia novos modos de ser professor de Matemática e de conceber e direcionar sua prática docente na escola a partir da participação no mestrado. Os resultados destacam dois fatores inter-relacionados de promoção de mudanças na prática escolar do professor que faz Mestrado Profissional: o papel condicionante dos contextos escolares onde ele atua e a potencialidade do mestrado em desencadear processos sinérgicos entre o desenvolvimento de sua identidade e a mobilização de sua agência profissionalAbstracts: In-service teacher education initiatives are essential opportunities for teachers to promote changes in their school practices. However, these are complex, fragile, and uncertainty-ridden processes. This article approaches this topic by analyzing a specific teacher education initiative – a Professional Master’s Degree – and by exploring the experiences of a mathematics teacher graduated from such program. Considering that participation in teacher education initiatives usually involves negotiating new ways of being and acting into the teaching profession, the theoretical perspective is based on the notions of professional identity, agency, and figured worlds. The study adopts a qualitative perspective and presents a double-aimed analytical approach. Firstly, it analyses the Professional Master’s Degree, seeking to reveal the theory or conception of teachers’ learning that supports the practices developed by the program. Secondly, it develops an interpretative case study revealing how the graduated negotiated new ways of being a mathematics teacher and of conceiving and directing his teaching practice from his participation in the master’s degree. The results highlight two interconnected factors regarding the introduction of changes in teachers’ practices from participation in the master’s degree: The central role played by the school context in the production of changes in teaching practices and the potentiality of the professional master’s degree in giving rise to synergic processes between identity development and the exercise of agencyFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFiorentini, Dario, 1950-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13052FIORENTINI, Dario. Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional. Bolema: boletim de educação matemática. Rio Claro, SP : UNESP/Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2021. Vol. 35, n. 71 (dez., 2021), p. 1217-1245. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13052. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361460porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-16T10:50:43Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361460Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-16T10:50:43Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional
Identity and professional agency of a mathematics teachers at the interface between the school and professional master’s degree worlds
title Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional
spellingShingle Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional
Fiorentini, Dario, 1950-
Identidade profissional
Professores de matemática
Professional identify
Mathematics teachers
Agência Profissional
Mestrado Profissional
Análise Narrativa
Artigo original
title_short Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional
title_full Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional
title_fullStr Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional
title_full_unstemmed Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional
title_sort Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional
author Fiorentini, Dario, 1950-
author_facet Fiorentini, Dario, 1950-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiorentini, Dario, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional
Professores de matemática
Professional identify
Mathematics teachers
Agência Profissional
Mestrado Profissional
Análise Narrativa
Artigo original
topic Identidade profissional
Professores de matemática
Professional identify
Mathematics teachers
Agência Profissional
Mestrado Profissional
Análise Narrativa
Artigo original
description Agradecimentos: Essa pesquisa foi financiada por uma bolsa de pós-doutorado outorgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo FAPESP Nº 2016/12877-2)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13052
FIORENTINI, Dario. Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional. Bolema: boletim de educação matemática. Rio Claro, SP : UNESP/Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2021. Vol. 35, n. 71 (dez., 2021), p. 1217-1245. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13052. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13052
identifier_str_mv FIORENTINI, Dario. Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional. Bolema: boletim de educação matemática. Rio Claro, SP : UNESP/Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2021. Vol. 35, n. 71 (dez., 2021), p. 1217-1245. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13052. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361460
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832635052032