Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13052 |
Resumo: | Agradecimentos: Essa pesquisa foi financiada por uma bolsa de pós-doutorado outorgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo FAPESP Nº 2016/12877-2) |
id |
CAMP_f9ad56632a4bf619f7f9356cacc92a91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361460 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissionalIdentity and professional agency of a mathematics teachers at the interface between the school and professional master’s degree worldsIdentidade profissionalProfessores de matemáticaProfessional identifyMathematics teachersAgência ProfissionalMestrado ProfissionalAnálise NarrativaArtigo originalAgradecimentos: Essa pesquisa foi financiada por uma bolsa de pós-doutorado outorgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo FAPESP Nº 2016/12877-2)Resumo: As iniciativas de formação continuada são oportunidades essenciais para os professores promoverem transformações em suas práticas na escola. Esses processos, no entanto, são complexos, frágeis e incertos. Este artigo aborda essa problemática ao explorar um espaço especial de formação – um programa de Mestrado Profissional – e analisar as experiências profissionais de um professor de Matemática egresso de tal programa. Considerando que a promoção de transformações na prática envolve a produção e negociação de novas maneiras de ser e atuar nos contextos escolares, a perspectiva teórica do estudo se baseia nas noções de agência, identidade e mundos figurados, entendidas desde uma perspectiva sociocultural. Seguindo uma abordagem qualitativa, o estudo desenvolve uma dupla análise. Primeiramente, é estudado o próprio Mestrado Profissional, buscando revelar qual é a teoria ou concepção de aprendizagem docente que embasa as práticas do programa. Em segundo lugar, é desenvolvido um estudo de caso interpretativo do egresso, revelando como esse professor negocia novos modos de ser professor de Matemática e de conceber e direcionar sua prática docente na escola a partir da participação no mestrado. Os resultados destacam dois fatores inter-relacionados de promoção de mudanças na prática escolar do professor que faz Mestrado Profissional: o papel condicionante dos contextos escolares onde ele atua e a potencialidade do mestrado em desencadear processos sinérgicos entre o desenvolvimento de sua identidade e a mobilização de sua agência profissionalAbstracts: In-service teacher education initiatives are essential opportunities for teachers to promote changes in their school practices. However, these are complex, fragile, and uncertainty-ridden processes. This article approaches this topic by analyzing a specific teacher education initiative – a Professional Master’s Degree – and by exploring the experiences of a mathematics teacher graduated from such program. Considering that participation in teacher education initiatives usually involves negotiating new ways of being and acting into the teaching profession, the theoretical perspective is based on the notions of professional identity, agency, and figured worlds. The study adopts a qualitative perspective and presents a double-aimed analytical approach. Firstly, it analyses the Professional Master’s Degree, seeking to reveal the theory or conception of teachers’ learning that supports the practices developed by the program. Secondly, it develops an interpretative case study revealing how the graduated negotiated new ways of being a mathematics teacher and of conceiving and directing his teaching practice from his participation in the master’s degree. The results highlight two interconnected factors regarding the introduction of changes in teachers’ practices from participation in the master’s degree: The central role played by the school context in the production of changes in teaching practices and the potentiality of the professional master’s degree in giving rise to synergic processes between identity development and the exercise of agencyFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFiorentini, Dario, 1950-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13052FIORENTINI, Dario. Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional. Bolema: boletim de educação matemática. Rio Claro, SP : UNESP/Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2021. Vol. 35, n. 71 (dez., 2021), p. 1217-1245. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13052. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361460porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-16T10:50:43Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361460Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-16T10:50:43Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional Identity and professional agency of a mathematics teachers at the interface between the school and professional master’s degree worlds |
title |
Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional |
spellingShingle |
Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional Fiorentini, Dario, 1950- Identidade profissional Professores de matemática Professional identify Mathematics teachers Agência Profissional Mestrado Profissional Análise Narrativa Artigo original |
title_short |
Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional |
title_full |
Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional |
title_fullStr |
Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional |
title_full_unstemmed |
Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional |
title_sort |
Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional |
author |
Fiorentini, Dario, 1950- |
author_facet |
Fiorentini, Dario, 1950- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiorentini, Dario, 1950- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade profissional Professores de matemática Professional identify Mathematics teachers Agência Profissional Mestrado Profissional Análise Narrativa Artigo original |
topic |
Identidade profissional Professores de matemática Professional identify Mathematics teachers Agência Profissional Mestrado Profissional Análise Narrativa Artigo original |
description |
Agradecimentos: Essa pesquisa foi financiada por uma bolsa de pós-doutorado outorgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo FAPESP Nº 2016/12877-2) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13052 FIORENTINI, Dario. Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional. Bolema: boletim de educação matemática. Rio Claro, SP : UNESP/Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2021. Vol. 35, n. 71 (dez., 2021), p. 1217-1245. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13052. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13052 |
identifier_str_mv |
FIORENTINI, Dario. Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional. Bolema: boletim de educação matemática. Rio Claro, SP : UNESP/Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2021. Vol. 35, n. 71 (dez., 2021), p. 1217-1245. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13052. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832635052032 |