Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12885 |
Resumo: | Resumo: Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, no que concerne tanto ao conhecimento do conteúdo como ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Portanto, a formação de professores deverá contribuir para desenvolver o conteúdo dessas especificidades que aqui se consideram na perspectiva do Conhecimento Interpretativo e do Mathematics Teachers Specialized Knowledge – MTSK. Considerando a centralidade das tarefas preparadas e implementadas para as aprendizagens dos resolutores, justifica-se a necessidade de conceitualizar tarefas especificamente desenhadas para a formação de professores que se foquem em desenvolver as especificidades do conhecimento profissional para a prática matemática. Tendo por base as especificidades do conhecimento do professor, apresenta-se e discute-se a conceitualização do que se denomina Tarefa Formativa e os seus elementos constituintes a partir de um exemplo no âmbito da subtração e um conjunto de reflexões associadas ao papel do pesquisador e formador a fim de desenvolver as especificidades do Conhecimento |
id |
CAMP_a69951b3084c745b53dee2a90b77fa78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360932 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professorConceptualizing tasks for teacher education aimed at developing the specificities of interpretative and specialized teachers’ knowledgeModelo do conhecimento especializado do professor de matemáticaMatemática - Formação de professoresMathematics teacher's specialised knowledge modelMathematics teachersTarefas FormativasTarefas para a FormaçãoConhecimentoArtigo originalResumo: Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, no que concerne tanto ao conhecimento do conteúdo como ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Portanto, a formação de professores deverá contribuir para desenvolver o conteúdo dessas especificidades que aqui se consideram na perspectiva do Conhecimento Interpretativo e do Mathematics Teachers Specialized Knowledge – MTSK. Considerando a centralidade das tarefas preparadas e implementadas para as aprendizagens dos resolutores, justifica-se a necessidade de conceitualizar tarefas especificamente desenhadas para a formação de professores que se foquem em desenvolver as especificidades do conhecimento profissional para a prática matemática. Tendo por base as especificidades do conhecimento do professor, apresenta-se e discute-se a conceitualização do que se denomina Tarefa Formativa e os seus elementos constituintes a partir de um exemplo no âmbito da subtração e um conjunto de reflexões associadas ao papel do pesquisador e formador a fim de desenvolver as especificidades do ConhecimentoAbstract: Teachers’ Knowledge is considered specialized both in terms of mathematical and pedagogical knowledge. Thus, teacher education should focus in developing the content of those specificities which we assume, here in the scope of Interpretative Knowledge and Mathematics Teachers Specialized Knowledge – MTSK. Considering the central role of tasks for the learners learning, it requires the need for conceptualizing tasks specifically designed for teacher education focusing on developing teachers’ knowledge. Grounded on the specificities of teachers’ knowledge to teach mathematics, we present and discuss what is termed as Formative Task and its constituent elements – being one of them the tasks for teacher education – from a subtraction context. A reflection on the role of the researchers and educator for developing the specificities of such knowledge is also elaboratedAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12885RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor. Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 35 (2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12885. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360932porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T15:37:42Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360932Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-04T15:37:42Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor Conceptualizing tasks for teacher education aimed at developing the specificities of interpretative and specialized teachers’ knowledge |
title |
Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor |
spellingShingle |
Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática Matemática - Formação de professores Mathematics teacher's specialised knowledge model Mathematics teachers Tarefas Formativas Tarefas para a Formação Conhecimento Artigo original |
title_short |
Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor |
title_full |
Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor |
title_fullStr |
Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor |
title_full_unstemmed |
Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor |
title_sort |
Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor |
author |
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- |
author_facet |
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática Matemática - Formação de professores Mathematics teacher's specialised knowledge model Mathematics teachers Tarefas Formativas Tarefas para a Formação Conhecimento Artigo original |
topic |
Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática Matemática - Formação de professores Mathematics teacher's specialised knowledge model Mathematics teachers Tarefas Formativas Tarefas para a Formação Conhecimento Artigo original |
description |
Resumo: Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, no que concerne tanto ao conhecimento do conteúdo como ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Portanto, a formação de professores deverá contribuir para desenvolver o conteúdo dessas especificidades que aqui se consideram na perspectiva do Conhecimento Interpretativo e do Mathematics Teachers Specialized Knowledge – MTSK. Considerando a centralidade das tarefas preparadas e implementadas para as aprendizagens dos resolutores, justifica-se a necessidade de conceitualizar tarefas especificamente desenhadas para a formação de professores que se foquem em desenvolver as especificidades do conhecimento profissional para a prática matemática. Tendo por base as especificidades do conhecimento do professor, apresenta-se e discute-se a conceitualização do que se denomina Tarefa Formativa e os seus elementos constituintes a partir de um exemplo no âmbito da subtração e um conjunto de reflexões associadas ao papel do pesquisador e formador a fim de desenvolver as especificidades do Conhecimento |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12885 RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor. Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 35 (2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12885. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12885 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor. Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 35 (2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12885. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832227155968 |