A educação em direitos humanos no ensino superior brasileiro : um panorama sobre os fundamentos teóricos e normativos
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14149 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama sobre os fundamentos teóricos e normativos da Educação em Direitos Humanos (EDH) no âmbito do ensino superior, atribuindo especial destaque ao processo constitutivo desta prática educativa no contexto brasileiro. Para tanto, buscou-se compreender o contexto pelo qual as Instituições de Ensino Superior (IES) estão inseridas – em especial as universidades públicas –, bem como a fundamentação teórica acerca da EDH presente na literatura acadêmica e nos principais instrumentos e normativas brasileiras. Como resultados principais, é possível destacar o seguinte: (a) a EDH, enquanto prática educativa recente, atrela-se à perspectiva de que o compromisso social a ser assumido pelas universidades públicas consiste na produção de pesquisa básica e na formação de conhecimentos críticos; (b) esta prática, por ser parte essencial do conjunto de direitos fundamentais, tem como intuito prevenir violações e informar e fazer conhecer os direitos pelos quais somos sujeitos; (c) no ensino superior, a EDH está positivada, principalmente, no Plano Nacional de EDH, bem como nas diretrizes nacionais para a EDH, se constituindo enquanto um eixo de atuação pelo qual as universidades brasileiras são demandadas a atuar |
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A educação em direitos humanos no ensino superior brasileiro : um panorama sobre os fundamentos teóricos e normativosArtigo originalEducaçãoDireitos humanosEnsino superiorParticipação socialBrasilEducationHuman rightsHigher EducationSocial participationBrazilEducação em direitos humanosCompromisso socialResumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama sobre os fundamentos teóricos e normativos da Educação em Direitos Humanos (EDH) no âmbito do ensino superior, atribuindo especial destaque ao processo constitutivo desta prática educativa no contexto brasileiro. Para tanto, buscou-se compreender o contexto pelo qual as Instituições de Ensino Superior (IES) estão inseridas – em especial as universidades públicas –, bem como a fundamentação teórica acerca da EDH presente na literatura acadêmica e nos principais instrumentos e normativas brasileiras. Como resultados principais, é possível destacar o seguinte: (a) a EDH, enquanto prática educativa recente, atrela-se à perspectiva de que o compromisso social a ser assumido pelas universidades públicas consiste na produção de pesquisa básica e na formação de conhecimentos críticos; (b) esta prática, por ser parte essencial do conjunto de direitos fundamentais, tem como intuito prevenir violações e informar e fazer conhecer os direitos pelos quais somos sujeitos; (c) no ensino superior, a EDH está positivada, principalmente, no Plano Nacional de EDH, bem como nas diretrizes nacionais para a EDH, se constituindo enquanto um eixo de atuação pelo qual as universidades brasileiras são demandadas a atuarAbstract: This paper aims to present an overview of the theoretical and normative foundations of Human Rights Education in Higher Education, with special emphasis on the constitutive process of this educational practice in the Brazilian context. To this purpose, the authors sought to understand the context in which HEIs are inserted – especially public universities – as well as the theoretical foundation of HRD present in academic literature and in the main Brazilian instruments and norms. As main results, it is possible to highlight the following: (a) HRD, as a recent educational practice, is linked to the perspective that the social commitment to be assumed by public universities consists in the production of basic research and the formation of critical knowledge; (b) this practice, as an essential part of the set of fundamental rights, aims to prevent violations, to inform and to make known the rights by which we are subjected; (c) in Higher Education, it is established, mainly, in the National Plan for HRD, as well as in the National Guidelines for HRD, constituting an axis of action by which Brazilian universities are required to actAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDibbern, Thais Aparecida, 1995-Serafim, Milena Pavan, 1981-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14149DIBBERN, Thais Aparecida; SERAFIM, Milena Pavan. A educação em direitos humanos no ensino superior brasileiro: um panorama sobre os fundamentos teóricos e normativos. Educação. Santa Maria, RS. v. 46, n. 1, n. art. e-37147, p. 1-14, jan. 2023 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14149. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1370479porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T21:33:05Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1370479Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-30T21:33:05Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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