O dispositivo currículo : a produção do sujeito professor de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241364
Resumo: Agradecimentos: Agradecemos à FAPESP pelo auxilio que viabilizou este estudo
id CAMP_c6a91d6b829a3246088bc7daa827b0a2
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241364
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O dispositivo currículo : a produção do sujeito professor de educação físicaThe apparatus curriculum : the production of physical education’s professorEducação físicaGovernamentalidadeHigher EducationCurriculumArtigo originalAgradecimentos: Agradecemos à FAPESP pelo auxilio que viabilizou este estudoResumo: A globalização e a hegemonia neoliberal incidem na criação de estratégias que visam governar as populações diante das novas configurações do Estado. Tal fato se acirra ao expormos a formação do docente, pois ele é responsável pelas novas gerações. Nesse quadro, este trabalho examinou os regimes discursivos presentes no currículo da Licenciatura em Educação Física, que produzem a sua identidade, a do docente e a da prática pedagógica. Foram realizadas entrevistas narrativas com docentes em atuação. Analisamos o material empírico produzido a partir da noção de governamentalidade, formulada por Michel Foucault. Os resultados indicam que o dispositivo currículo não oferece condições para que o docente perceba que é formado por ordens discursivas diversas e consolida formas de pensar e fazer a docência em Educação Física que favorecem a governamentalidade neoliberalAbstract: Globalization and neoliberal hegemony focus on the creation of strategies aimed at governing populations as the new state configurations. This is especially true when we present the teacher's education, since it is responsible for the new generations. In this context, this work examined the discursive regimes present in the curriculum of the Degree in Physical Education, which produce curriculum identity, teacher identity and teacher’s pedagogical practice identity. We conducted narrative interviews with teachers in action. We analyze the empirical material produced from the notion of governmentality, formulated by Michel Foucault. The results indicate that the curriculum device does not provide conditions for the teachers to realize that they are formed by many discursive orders and consolidates ways of thinking and doing the teaching in Physical Education that favors neoliberal governmentalityFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241364NUNES, Mario Luiz Ferrari. O dispositivo currículo: a produção do sujeito professor de educação física. Revista e-Curriculum. São Paulo, SP : Pontificia Universidade Catolica de São Paulo, 2021. Vol. 19, n. 2 (jun., 2021), p. 659-681. Disponível em: https://acervus.unicamp.br/acervo/detalhe/1241364. Acesso em: 7 mai. 2024.Portuguêsporhttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241364reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T17:01:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241364Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-05-11T17:01:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O dispositivo currículo : a produção do sujeito professor de educação física
The apparatus curriculum : the production of physical education’s professor
title O dispositivo currículo : a produção do sujeito professor de educação física
spellingShingle O dispositivo currículo : a produção do sujeito professor de educação física
Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
Educação física
Governamentalidade
Higher Education
Curriculum
Artigo original
title_short O dispositivo currículo : a produção do sujeito professor de educação física
title_full O dispositivo currículo : a produção do sujeito professor de educação física
title_fullStr O dispositivo currículo : a produção do sujeito professor de educação física
title_full_unstemmed O dispositivo currículo : a produção do sujeito professor de educação física
title_sort O dispositivo currículo : a produção do sujeito professor de educação física
author Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
author_facet Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Governamentalidade
Higher Education
Curriculum
Artigo original
topic Educação física
Governamentalidade
Higher Education
Curriculum
Artigo original
description Agradecimentos: Agradecemos à FAPESP pelo auxilio que viabilizou este estudo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241364
NUNES, Mario Luiz Ferrari. O dispositivo currículo: a produção do sujeito professor de educação física. Revista e-Curriculum. São Paulo, SP : Pontificia Universidade Catolica de São Paulo, 2021. Vol. 19, n. 2 (jun., 2021), p. 659-681. Disponível em: https://acervus.unicamp.br/acervo/detalhe/1241364. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241364
identifier_str_mv NUNES, Mario Luiz Ferrari. O dispositivo currículo: a produção do sujeito professor de educação física. Revista e-Curriculum. São Paulo, SP : Pontificia Universidade Catolica de São Paulo, 2021. Vol. 19, n. 2 (jun., 2021), p. 659-681. Disponível em: https://acervus.unicamp.br/acervo/detalhe/1241364. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241364
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030826915069952