As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em Química e em Física sobre a prática profissional e as marcas deixadas pelas disciplinas pedagógicas na sua formação, assim como identificar sinais de mudanças em suas concepções durante a realização do curso de Licenciatura. Para tanto, textos foram produzidos por 54 alunos matriculados em cursos de Licenciatura de duas universidades públicas do estado de São Paulo, nos quais os licenciandos expressaram suas experiências de formação e apontaram elementos que consideram que terão alguma influência em sua atuação profissional. Os textos revelaram que as ideias que os licenciandos carregam são consistentes com muitas das visões e objetivos apresentados em cursos de formação de professores. Nas produções dos estudantes faz-se presente o desejo de compartilhar e promover em seus futuros alunos o interesse pela Química e a Física. Os seus comentários refletiram visões de professores que tiveram no passado, os quais gostariam de imitar, e de outros que não gostariam de ser. Os comentários também tornaram evidente a vontade dos licenciandos em se estabelecerem como professores que se preocupam com seus alunos. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, como tem sido divulgada por Eni Orlandi, especialmente a noção de formação discursiva. |
id |
CAMP_cdc21e44f56c6a44ce93c57df657fd2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182314 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e FísicaPedagogy subjects in the formation and in the construction of representations about teachers’ work: views of preservice Chemistry and Physics teachersPrática pedagógicaQuímica - EnsinoPedagogical practiceTeaching of chemistryEnsino de físicaFormação de professorArtigo originalEste estudo tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em Química e em Física sobre a prática profissional e as marcas deixadas pelas disciplinas pedagógicas na sua formação, assim como identificar sinais de mudanças em suas concepções durante a realização do curso de Licenciatura. Para tanto, textos foram produzidos por 54 alunos matriculados em cursos de Licenciatura de duas universidades públicas do estado de São Paulo, nos quais os licenciandos expressaram suas experiências de formação e apontaram elementos que consideram que terão alguma influência em sua atuação profissional. Os textos revelaram que as ideias que os licenciandos carregam são consistentes com muitas das visões e objetivos apresentados em cursos de formação de professores. Nas produções dos estudantes faz-se presente o desejo de compartilhar e promover em seus futuros alunos o interesse pela Química e a Física. Os seus comentários refletiram visões de professores que tiveram no passado, os quais gostariam de imitar, e de outros que não gostariam de ser. Os comentários também tornaram evidente a vontade dos licenciandos em se estabelecerem como professores que se preocupam com seus alunos. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, como tem sido divulgada por Eni Orlandi, especialmente a noção de formação discursiva.The objective of this study is to analyze the views of preservice chemistry and physics teachers about the professional practice and the infl uence of pedagogic disciplines on their formation. Furthermore, it aims at identifying changes in preservice teachers’ opinions and beliefs throughout their education. Hence, texts were produced by 54 undergraduate students who were undertaking preservice courses in two public universities in the state of São Paulo, in which they expressed their experiences throughout the course and mentioned relevant aspects about their professional development. The texts revealed that their ideas were consistent concerning many of the views and goals of teacher preparation courses. Their statements refl ected desires to share and stimulate interest for chemistry and physics in their future students. Their comments evidenced past experiences they would like to emulate and others they would rather not. They also expressed their worries about becoming teachers who do care for their students. The texts were analyzed by Discourse Analysis, in its French approach, according to Eni Orlandi, especially the concept of discursive formation.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025PINTO NETO, Pedro da Cunha. As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física. Educar em revista. Curitiba, PR : UFPR/Pro-Reitoria de Extensao e Cultura/ Setor de Educacao, 2009.. no. 34 (2009), p. 75-94. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182314porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T16:42:47Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182314Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-25T16:42:47Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física Pedagogy subjects in the formation and in the construction of representations about teachers’ work: views of preservice Chemistry and Physics teachers |
title |
As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física |
spellingShingle |
As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960- Prática pedagógica Química - Ensino Pedagogical practice Teaching of chemistry Ensino de física Formação de professor Artigo original |
title_short |
As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física |
title_full |
As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física |
title_fullStr |
As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física |
title_full_unstemmed |
As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física |
title_sort |
As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física |
author |
Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960- |
author_facet |
Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Química - Ensino Pedagogical practice Teaching of chemistry Ensino de física Formação de professor Artigo original |
topic |
Prática pedagógica Química - Ensino Pedagogical practice Teaching of chemistry Ensino de física Formação de professor Artigo original |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em Química e em Física sobre a prática profissional e as marcas deixadas pelas disciplinas pedagógicas na sua formação, assim como identificar sinais de mudanças em suas concepções durante a realização do curso de Licenciatura. Para tanto, textos foram produzidos por 54 alunos matriculados em cursos de Licenciatura de duas universidades públicas do estado de São Paulo, nos quais os licenciandos expressaram suas experiências de formação e apontaram elementos que consideram que terão alguma influência em sua atuação profissional. Os textos revelaram que as ideias que os licenciandos carregam são consistentes com muitas das visões e objetivos apresentados em cursos de formação de professores. Nas produções dos estudantes faz-se presente o desejo de compartilhar e promover em seus futuros alunos o interesse pela Química e a Física. Os seus comentários refletiram visões de professores que tiveram no passado, os quais gostariam de imitar, e de outros que não gostariam de ser. Os comentários também tornaram evidente a vontade dos licenciandos em se estabelecerem como professores que se preocupam com seus alunos. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, como tem sido divulgada por Eni Orlandi, especialmente a noção de formação discursiva. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025 PINTO NETO, Pedro da Cunha. As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física. Educar em revista. Curitiba, PR : UFPR/Pro-Reitoria de Extensao e Cultura/ Setor de Educacao, 2009.. no. 34 (2009), p. 75-94. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025 |
identifier_str_mv |
PINTO NETO, Pedro da Cunha. As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física. Educar em revista. Curitiba, PR : UFPR/Pro-Reitoria de Extensao e Cultura/ Setor de Educacao, 2009.. no. 34 (2009), p. 75-94. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030820603691008 |