As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em Química e em Física sobre a prática profissional e as marcas deixadas pelas disciplinas pedagógicas na sua formação, assim como identificar sinais de mudanças em suas concepções durante a realização do curso de Licenciatura. Para tanto, textos foram produzidos por 54 alunos matriculados em cursos de Licenciatura de duas universidades públicas do estado de São Paulo, nos quais os licenciandos expressaram suas experiências de formação e apontaram elementos que consideram que terão alguma influência em sua atuação profissional. Os textos revelaram que as ideias que os licenciandos carregam são consistentes com muitas das visões e objetivos apresentados em cursos de formação de professores. Nas produções dos estudantes faz-se presente o desejo de compartilhar e promover em seus futuros alunos o interesse pela Química e a Física. Os seus comentários refletiram visões de professores que tiveram no passado, os quais gostariam de imitar, e de outros que não gostariam de ser. Os comentários também tornaram evidente a vontade dos licenciandos em se estabelecerem como professores que se preocupam com seus alunos. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, como tem sido divulgada por Eni Orlandi, especialmente a noção de formação discursiva.
id CAMP_cdc21e44f56c6a44ce93c57df657fd2e
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182314
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e FísicaPedagogy subjects in the formation and in the construction of representations about teachers’ work: views of preservice Chemistry and Physics teachersPrática pedagógicaQuímica - EnsinoPedagogical practiceTeaching of chemistryEnsino de físicaFormação de professorArtigo originalEste estudo tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em Química e em Física sobre a prática profissional e as marcas deixadas pelas disciplinas pedagógicas na sua formação, assim como identificar sinais de mudanças em suas concepções durante a realização do curso de Licenciatura. Para tanto, textos foram produzidos por 54 alunos matriculados em cursos de Licenciatura de duas universidades públicas do estado de São Paulo, nos quais os licenciandos expressaram suas experiências de formação e apontaram elementos que consideram que terão alguma influência em sua atuação profissional. Os textos revelaram que as ideias que os licenciandos carregam são consistentes com muitas das visões e objetivos apresentados em cursos de formação de professores. Nas produções dos estudantes faz-se presente o desejo de compartilhar e promover em seus futuros alunos o interesse pela Química e a Física. Os seus comentários refletiram visões de professores que tiveram no passado, os quais gostariam de imitar, e de outros que não gostariam de ser. Os comentários também tornaram evidente a vontade dos licenciandos em se estabelecerem como professores que se preocupam com seus alunos. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, como tem sido divulgada por Eni Orlandi, especialmente a noção de formação discursiva.The objective of this study is to analyze the views of preservice chemistry and physics teachers about the professional practice and the infl uence of pedagogic disciplines on their formation. Furthermore, it aims at identifying changes in preservice teachers’ opinions and beliefs throughout their education. Hence, texts were produced by 54 undergraduate students who were undertaking preservice courses in two public universities in the state of São Paulo, in which they expressed their experiences throughout the course and mentioned relevant aspects about their professional development. The texts revealed that their ideas were consistent concerning many of the views and goals of teacher preparation courses. Their statements refl ected desires to share and stimulate interest for chemistry and physics in their future students. Their comments evidenced past experiences they would like to emulate and others they would rather not. They also expressed their worries about becoming teachers who do care for their students. The texts were analyzed by Discourse Analysis, in its French approach, according to Eni Orlandi, especially the concept of discursive formation.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025PINTO NETO, Pedro da Cunha. As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física. Educar em revista. Curitiba, PR : UFPR/Pro-Reitoria de Extensao e Cultura/ Setor de Educacao, 2009.. no. 34 (2009), p. 75-94. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182314porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T16:42:47Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182314Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-25T16:42:47Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física
Pedagogy subjects in the formation and in the construction of representations about teachers’ work: views of preservice Chemistry and Physics teachers
title As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física
spellingShingle As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física
Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
Prática pedagógica
Química - Ensino
Pedagogical practice
Teaching of chemistry
Ensino de física
Formação de professor
Artigo original
title_short As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física
title_full As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física
title_fullStr As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física
title_full_unstemmed As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física
title_sort As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente : visões de alunos de licenciatura em Química e Física
author Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
author_facet Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Química - Ensino
Pedagogical practice
Teaching of chemistry
Ensino de física
Formação de professor
Artigo original
topic Prática pedagógica
Química - Ensino
Pedagogical practice
Teaching of chemistry
Ensino de física
Formação de professor
Artigo original
description Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em Química e em Física sobre a prática profissional e as marcas deixadas pelas disciplinas pedagógicas na sua formação, assim como identificar sinais de mudanças em suas concepções durante a realização do curso de Licenciatura. Para tanto, textos foram produzidos por 54 alunos matriculados em cursos de Licenciatura de duas universidades públicas do estado de São Paulo, nos quais os licenciandos expressaram suas experiências de formação e apontaram elementos que consideram que terão alguma influência em sua atuação profissional. Os textos revelaram que as ideias que os licenciandos carregam são consistentes com muitas das visões e objetivos apresentados em cursos de formação de professores. Nas produções dos estudantes faz-se presente o desejo de compartilhar e promover em seus futuros alunos o interesse pela Química e a Física. Os seus comentários refletiram visões de professores que tiveram no passado, os quais gostariam de imitar, e de outros que não gostariam de ser. Os comentários também tornaram evidente a vontade dos licenciandos em se estabelecerem como professores que se preocupam com seus alunos. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, como tem sido divulgada por Eni Orlandi, especialmente a noção de formação discursiva.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025
PINTO NETO, Pedro da Cunha. As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física. Educar em revista. Curitiba, PR : UFPR/Pro-Reitoria de Extensao e Cultura/ Setor de Educacao, 2009.. no. 34 (2009), p. 75-94. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025
identifier_str_mv PINTO NETO, Pedro da Cunha. As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física. Educar em revista. Curitiba, PR : UFPR/Pro-Reitoria de Extensao e Cultura/ Setor de Educacao, 2009.. no. 34 (2009), p. 75-94. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648025. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030820603691008