A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Compiani, Mauricio, 1956-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13038
Resumo: Resumo: Este ensaio se propõe a discutir a complexidade das escalas dos fenômenos astronômicos e a necessidade de incluir as diferentes dimensões nos processos de ensino e aprendizagem de Astronomia, de forma intencional, para que a compreensão da espacialidade seja construída ao longo da escolaridade básica. Discute-se as escalas micro e macro bem como as dimensões verticais e horizontais na Educação em Astronomia. Pensar sobre essa temática representa o desafio de refletir sobre o conhecimento astronômico de maneira que sejam problematizadas as abordagens envolvendo a espacialidade/temporalidade e a complexidade dos fenômenos nos diferentes temas e conteúdos. Apesar de existir uma aparente distância entre esses conteúdos e nosso cotidiano, como se fosse algo que diz respeito apenas ao espaço, longe de nosso ambiente imediato, existem grandes possibilidades de estreitamento e relação com os contextos dos educandos, de forma que essa temática faça mais sentido e compreenda-se que somos um todo com os fenômenos, de forma sistêmica, afetados e organizados a partir deles, bem como atuantes
id CAMP_cffdcee73f5f705f5282c1e67e15e4eb
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361144
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e verticalLa educación en astronomía contextualizada y las distintas dimensiones de escala : micro, macro, horizontal y verticalAstronomy education contextualized and the different dimensions : micro, macro, horizontal and verticalAstronomia - Estudo e ensinoAprendizagemEnsinoEscalasAstronomy - Study and teachingLearningTeachingScalesArtigo originalResumo: Este ensaio se propõe a discutir a complexidade das escalas dos fenômenos astronômicos e a necessidade de incluir as diferentes dimensões nos processos de ensino e aprendizagem de Astronomia, de forma intencional, para que a compreensão da espacialidade seja construída ao longo da escolaridade básica. Discute-se as escalas micro e macro bem como as dimensões verticais e horizontais na Educação em Astronomia. Pensar sobre essa temática representa o desafio de refletir sobre o conhecimento astronômico de maneira que sejam problematizadas as abordagens envolvendo a espacialidade/temporalidade e a complexidade dos fenômenos nos diferentes temas e conteúdos. Apesar de existir uma aparente distância entre esses conteúdos e nosso cotidiano, como se fosse algo que diz respeito apenas ao espaço, longe de nosso ambiente imediato, existem grandes possibilidades de estreitamento e relação com os contextos dos educandos, de forma que essa temática faça mais sentido e compreenda-se que somos um todo com os fenômenos, de forma sistêmica, afetados e organizados a partir deles, bem como atuantesResumen: Este ensayo se propone discutir la complejidad de las escalas de los fenómenos astronómicos y la necesidad de incluir intencionalmente las diferentes dimensiones en los procesos de enseñanza y aprendizaje de la Astronomía, para que la comprensión de la espacialidad se construya a lo largo de la escolarización básica. Se discuten escalas micro y macro, así como dimensiones verticales y horizontales en la Educación Astronómica. Pensar en este tema representa el desafío de reflexionar sobre el conocimiento astronómico de tal forma que se problematicen abordajes que involucran la espacialidad/temporalidad y la complejidad de los fenómenos en diferentes temas y contenidos. Si bien existe una aparente distancia entre estos contenidos y nuestra cotidianidad, como si se tratara de algo que concierne sólo al espacio, lejos de nuestro entorno inmediato, existen grandes posibilidades de estrechar vínculos y relaciones con los contextos de los estudiantes, de modo que este tema se convierta en más sentido y se entiende que somos un todo con los fenómenos, de manera sistémica, afectados y organizados a partir de ellos, además de actuarAbstract: This essay proposes to discuss the complexity of the scales of astronomical phenomena and the need to intentionally include the different dimensions in the teaching and learning processes of Astronomy, so that the understanding of spatiality is built throughout basic schooling.Micro and macro scales are discussed, as well as vertical and horizontal dimensions in Astronomy Education. Thinking about this theme represents the challenge of reflecting on astronomical knowledge in such a way that approaches involving spatiality/temporality and the complexity of phenomena in different themes and contents are problematized. Although there is an apparent distance between these contents and our daily lives, as if it were something that concerns only space, far from our immediate environment, there are great possibilities for closer ties and relationships with the students' contexts, so that this theme becomes more sense and it is understood that we are a whole with the phenomena, in a systemic way, affected and organized from them, as well as actingAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCompiani, Mauricio, 1956-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13038COMPIANI, Mauricio. A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala: micro, macro, horizontal e vertical. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Departamento de Astronomia, 2023. N. 35 (jul., 2023), p. 10-21. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13038. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361144porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T16:51:07Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T16:51:07Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical
La educación en astronomía contextualizada y las distintas dimensiones de escala : micro, macro, horizontal y vertical
Astronomy education contextualized and the different dimensions : micro, macro, horizontal and vertical
title A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical
spellingShingle A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical
Compiani, Mauricio, 1956-
Astronomia - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino
Escalas
Astronomy - Study and teaching
Learning
Teaching
Scales
Artigo original
title_short A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical
title_full A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical
title_fullStr A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical
title_full_unstemmed A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical
title_sort A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical
author Compiani, Mauricio, 1956-
author_facet Compiani, Mauricio, 1956-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Compiani, Mauricio, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino
Escalas
Astronomy - Study and teaching
Learning
Teaching
Scales
Artigo original
topic Astronomia - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino
Escalas
Astronomy - Study and teaching
Learning
Teaching
Scales
Artigo original
description Resumo: Este ensaio se propõe a discutir a complexidade das escalas dos fenômenos astronômicos e a necessidade de incluir as diferentes dimensões nos processos de ensino e aprendizagem de Astronomia, de forma intencional, para que a compreensão da espacialidade seja construída ao longo da escolaridade básica. Discute-se as escalas micro e macro bem como as dimensões verticais e horizontais na Educação em Astronomia. Pensar sobre essa temática representa o desafio de refletir sobre o conhecimento astronômico de maneira que sejam problematizadas as abordagens envolvendo a espacialidade/temporalidade e a complexidade dos fenômenos nos diferentes temas e conteúdos. Apesar de existir uma aparente distância entre esses conteúdos e nosso cotidiano, como se fosse algo que diz respeito apenas ao espaço, longe de nosso ambiente imediato, existem grandes possibilidades de estreitamento e relação com os contextos dos educandos, de forma que essa temática faça mais sentido e compreenda-se que somos um todo com os fenômenos, de forma sistêmica, afetados e organizados a partir deles, bem como atuantes
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13038
COMPIANI, Mauricio. A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala: micro, macro, horizontal e vertical. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Departamento de Astronomia, 2023. N. 35 (jul., 2023), p. 10-21. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13038. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13038
identifier_str_mv COMPIANI, Mauricio. A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala: micro, macro, horizontal e vertical. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Departamento de Astronomia, 2023. N. 35 (jul., 2023), p. 10-21. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13038. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832600449024