A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13038 |
Resumo: | Resumo: Este ensaio se propõe a discutir a complexidade das escalas dos fenômenos astronômicos e a necessidade de incluir as diferentes dimensões nos processos de ensino e aprendizagem de Astronomia, de forma intencional, para que a compreensão da espacialidade seja construída ao longo da escolaridade básica. Discute-se as escalas micro e macro bem como as dimensões verticais e horizontais na Educação em Astronomia. Pensar sobre essa temática representa o desafio de refletir sobre o conhecimento astronômico de maneira que sejam problematizadas as abordagens envolvendo a espacialidade/temporalidade e a complexidade dos fenômenos nos diferentes temas e conteúdos. Apesar de existir uma aparente distância entre esses conteúdos e nosso cotidiano, como se fosse algo que diz respeito apenas ao espaço, longe de nosso ambiente imediato, existem grandes possibilidades de estreitamento e relação com os contextos dos educandos, de forma que essa temática faça mais sentido e compreenda-se que somos um todo com os fenômenos, de forma sistêmica, afetados e organizados a partir deles, bem como atuantes |
id |
CAMP_cffdcee73f5f705f5282c1e67e15e4eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361144 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e verticalLa educación en astronomía contextualizada y las distintas dimensiones de escala : micro, macro, horizontal y verticalAstronomy education contextualized and the different dimensions : micro, macro, horizontal and verticalAstronomia - Estudo e ensinoAprendizagemEnsinoEscalasAstronomy - Study and teachingLearningTeachingScalesArtigo originalResumo: Este ensaio se propõe a discutir a complexidade das escalas dos fenômenos astronômicos e a necessidade de incluir as diferentes dimensões nos processos de ensino e aprendizagem de Astronomia, de forma intencional, para que a compreensão da espacialidade seja construída ao longo da escolaridade básica. Discute-se as escalas micro e macro bem como as dimensões verticais e horizontais na Educação em Astronomia. Pensar sobre essa temática representa o desafio de refletir sobre o conhecimento astronômico de maneira que sejam problematizadas as abordagens envolvendo a espacialidade/temporalidade e a complexidade dos fenômenos nos diferentes temas e conteúdos. Apesar de existir uma aparente distância entre esses conteúdos e nosso cotidiano, como se fosse algo que diz respeito apenas ao espaço, longe de nosso ambiente imediato, existem grandes possibilidades de estreitamento e relação com os contextos dos educandos, de forma que essa temática faça mais sentido e compreenda-se que somos um todo com os fenômenos, de forma sistêmica, afetados e organizados a partir deles, bem como atuantesResumen: Este ensayo se propone discutir la complejidad de las escalas de los fenómenos astronómicos y la necesidad de incluir intencionalmente las diferentes dimensiones en los procesos de enseñanza y aprendizaje de la Astronomía, para que la comprensión de la espacialidad se construya a lo largo de la escolarización básica. Se discuten escalas micro y macro, así como dimensiones verticales y horizontales en la Educación Astronómica. Pensar en este tema representa el desafío de reflexionar sobre el conocimiento astronómico de tal forma que se problematicen abordajes que involucran la espacialidad/temporalidad y la complejidad de los fenómenos en diferentes temas y contenidos. Si bien existe una aparente distancia entre estos contenidos y nuestra cotidianidad, como si se tratara de algo que concierne sólo al espacio, lejos de nuestro entorno inmediato, existen grandes posibilidades de estrechar vínculos y relaciones con los contextos de los estudiantes, de modo que este tema se convierta en más sentido y se entiende que somos un todo con los fenómenos, de manera sistémica, afectados y organizados a partir de ellos, además de actuarAbstract: This essay proposes to discuss the complexity of the scales of astronomical phenomena and the need to intentionally include the different dimensions in the teaching and learning processes of Astronomy, so that the understanding of spatiality is built throughout basic schooling.Micro and macro scales are discussed, as well as vertical and horizontal dimensions in Astronomy Education. Thinking about this theme represents the challenge of reflecting on astronomical knowledge in such a way that approaches involving spatiality/temporality and the complexity of phenomena in different themes and contents are problematized. Although there is an apparent distance between these contents and our daily lives, as if it were something that concerns only space, far from our immediate environment, there are great possibilities for closer ties and relationships with the students' contexts, so that this theme becomes more sense and it is understood that we are a whole with the phenomena, in a systemic way, affected and organized from them, as well as actingAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCompiani, Mauricio, 1956-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13038COMPIANI, Mauricio. A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala: micro, macro, horizontal e vertical. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Departamento de Astronomia, 2023. N. 35 (jul., 2023), p. 10-21. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13038. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361144porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T16:51:07Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T16:51:07Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical La educación en astronomía contextualizada y las distintas dimensiones de escala : micro, macro, horizontal y vertical Astronomy education contextualized and the different dimensions : micro, macro, horizontal and vertical |
title |
A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical |
spellingShingle |
A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical Compiani, Mauricio, 1956- Astronomia - Estudo e ensino Aprendizagem Ensino Escalas Astronomy - Study and teaching Learning Teaching Scales Artigo original |
title_short |
A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical |
title_full |
A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical |
title_fullStr |
A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical |
title_full_unstemmed |
A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical |
title_sort |
A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala : micro, macro, horizontal e vertical |
author |
Compiani, Mauricio, 1956- |
author_facet |
Compiani, Mauricio, 1956- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Compiani, Mauricio, 1956- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia - Estudo e ensino Aprendizagem Ensino Escalas Astronomy - Study and teaching Learning Teaching Scales Artigo original |
topic |
Astronomia - Estudo e ensino Aprendizagem Ensino Escalas Astronomy - Study and teaching Learning Teaching Scales Artigo original |
description |
Resumo: Este ensaio se propõe a discutir a complexidade das escalas dos fenômenos astronômicos e a necessidade de incluir as diferentes dimensões nos processos de ensino e aprendizagem de Astronomia, de forma intencional, para que a compreensão da espacialidade seja construída ao longo da escolaridade básica. Discute-se as escalas micro e macro bem como as dimensões verticais e horizontais na Educação em Astronomia. Pensar sobre essa temática representa o desafio de refletir sobre o conhecimento astronômico de maneira que sejam problematizadas as abordagens envolvendo a espacialidade/temporalidade e a complexidade dos fenômenos nos diferentes temas e conteúdos. Apesar de existir uma aparente distância entre esses conteúdos e nosso cotidiano, como se fosse algo que diz respeito apenas ao espaço, longe de nosso ambiente imediato, existem grandes possibilidades de estreitamento e relação com os contextos dos educandos, de forma que essa temática faça mais sentido e compreenda-se que somos um todo com os fenômenos, de forma sistêmica, afetados e organizados a partir deles, bem como atuantes |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13038 COMPIANI, Mauricio. A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala: micro, macro, horizontal e vertical. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Departamento de Astronomia, 2023. N. 35 (jul., 2023), p. 10-21. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13038. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13038 |
identifier_str_mv |
COMPIANI, Mauricio. A educação em astronomia e as diversas dimensões de escala: micro, macro, horizontal e vertical. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Departamento de Astronomia, 2023. N. 35 (jul., 2023), p. 10-21. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13038. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832600449024 |