Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14315 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho discute a importância do ensino de Ciências Naturais para o desenvolvimento de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os argumentos da literatura preconizam conteúdos sistêmicos ligados às Geociências; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente porque esses discutem desafios do ambiente e interrelacionam áreas diferentes (Biologia, Química, Ciências da Terra e Física). Além disso, objetivamos analisar os discursos de dois coordenadores, três professores formadores e 103 alunos de quatro cursos presenciais de Pedagogia de duas instituições do Estado de São Paulo para conhecer suas expectativas e ideias sobre a área de CN. A pesquisa usou abordagem qualitativa para coletar e analisar dados: houve análise documental e foram feitas entrevistas e aplicados questionários. Os dados foram examinados com técnicas de análise de conteúdo e os resultados demonstraram que estudantes desejam lecionar para crianças, professores acreditam que seus alunos não querem ser docentes, coordenadores defendem que seus cursos prepararam bons professores. Não há concordância sobre como os cursos devem tratar as CN. Além disso, temas sobre a finalidade do curso emergiram dos discursos, configurando-se dilemas e desafios para a formação dos professores polivalentes. Esses resultados sugerem a necessidade de futuras e diversificadas abordagens investigativas em cursos de Pedagogia |
id |
CAMP_d26c04212e0fb29b0a927577f560ff96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368542 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professorMultiple discourses on the natural sciences for teacher education the children : dilemmas and challengesCiência - Estudo e ensinoEnsino fundamentalEducaçãoScience - Study and teachingElementary schoolEducationEnsino de ciências naturaisPedagogiaArtigo originalResumo: Este trabalho discute a importância do ensino de Ciências Naturais para o desenvolvimento de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os argumentos da literatura preconizam conteúdos sistêmicos ligados às Geociências; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente porque esses discutem desafios do ambiente e interrelacionam áreas diferentes (Biologia, Química, Ciências da Terra e Física). Além disso, objetivamos analisar os discursos de dois coordenadores, três professores formadores e 103 alunos de quatro cursos presenciais de Pedagogia de duas instituições do Estado de São Paulo para conhecer suas expectativas e ideias sobre a área de CN. A pesquisa usou abordagem qualitativa para coletar e analisar dados: houve análise documental e foram feitas entrevistas e aplicados questionários. Os dados foram examinados com técnicas de análise de conteúdo e os resultados demonstraram que estudantes desejam lecionar para crianças, professores acreditam que seus alunos não querem ser docentes, coordenadores defendem que seus cursos prepararam bons professores. Não há concordância sobre como os cursos devem tratar as CN. Além disso, temas sobre a finalidade do curso emergiram dos discursos, configurando-se dilemas e desafios para a formação dos professores polivalentes. Esses resultados sugerem a necessidade de futuras e diversificadas abordagens investigativas em cursos de PedagogiaAbstract: This study discuss the importance of Natural Science (NS) teaching for students development in the initial years of elementary teaching. The literature argumentation highlights systemic contents related to Earth Sciences or Science, Technology, Society and Environment approaches, as they discuss discussion interconnected different areas of knowledge (Biology, Chemistry, Earth sciences and Physics). Furthermore, we aimed to analyse the opinion of two course coordinators, three teachers and 103 students, from four teacher education courses of two São Paulo State universities, to investigated their expectations and ideas regarding the NS area. The collected data were examined by content analysis and the main findings shows that: students hope to become able to teach children; teachers believe that students do not want to be teachers; and coordinators defend that the courses prepare good teachers. There are no agreement about how NS contents should be taught in a teachers’ education course. Beyond that, doubts regarding the course objectiveness has emerged from the interviewed speeches, demonstrating the dilemmas and challenges of a polyvalent teacher education. These results suggest the needs to diversificate future investigative approaches related to the teachers education coursesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14315CHIPOLETTI-ESTEVES, Patricia Elisa do Couto; GONÇALVES, Pedro Wagner. Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia: dilemas e desafios para a formação do professor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, MG. v. 17, n. 2, p. 467-493. , ago. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14315. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368542porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T18:22:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368542Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-06T18:22:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor Multiple discourses on the natural sciences for teacher education the children : dilemmas and challenges |
title |
Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor |
spellingShingle |
Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965- Ciência - Estudo e ensino Ensino fundamental Educação Science - Study and teaching Elementary school Education Ensino de ciências naturais Pedagogia Artigo original |
title_short |
Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor |
title_full |
Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor |
title_fullStr |
Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor |
title_full_unstemmed |
Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor |
title_sort |
Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor |
author |
Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965- |
author_facet |
Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965- Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965- Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência - Estudo e ensino Ensino fundamental Educação Science - Study and teaching Elementary school Education Ensino de ciências naturais Pedagogia Artigo original |
topic |
Ciência - Estudo e ensino Ensino fundamental Educação Science - Study and teaching Elementary school Education Ensino de ciências naturais Pedagogia Artigo original |
description |
Resumo: Este trabalho discute a importância do ensino de Ciências Naturais para o desenvolvimento de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os argumentos da literatura preconizam conteúdos sistêmicos ligados às Geociências; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente porque esses discutem desafios do ambiente e interrelacionam áreas diferentes (Biologia, Química, Ciências da Terra e Física). Além disso, objetivamos analisar os discursos de dois coordenadores, três professores formadores e 103 alunos de quatro cursos presenciais de Pedagogia de duas instituições do Estado de São Paulo para conhecer suas expectativas e ideias sobre a área de CN. A pesquisa usou abordagem qualitativa para coletar e analisar dados: houve análise documental e foram feitas entrevistas e aplicados questionários. Os dados foram examinados com técnicas de análise de conteúdo e os resultados demonstraram que estudantes desejam lecionar para crianças, professores acreditam que seus alunos não querem ser docentes, coordenadores defendem que seus cursos prepararam bons professores. Não há concordância sobre como os cursos devem tratar as CN. Além disso, temas sobre a finalidade do curso emergiram dos discursos, configurando-se dilemas e desafios para a formação dos professores polivalentes. Esses resultados sugerem a necessidade de futuras e diversificadas abordagens investigativas em cursos de Pedagogia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14315 CHIPOLETTI-ESTEVES, Patricia Elisa do Couto; GONÇALVES, Pedro Wagner. Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia: dilemas e desafios para a formação do professor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, MG. v. 17, n. 2, p. 467-493. , ago. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14315. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14315 |
identifier_str_mv |
CHIPOLETTI-ESTEVES, Patricia Elisa do Couto; GONÇALVES, Pedro Wagner. Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia: dilemas e desafios para a formação do professor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, MG. v. 17, n. 2, p. 467-493. , ago. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14315. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030833981423616 |