Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14315
Resumo: Resumo: Este trabalho discute a importância do ensino de Ciências Naturais para o desenvolvimento de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os argumentos da literatura preconizam conteúdos sistêmicos ligados às Geociências; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente porque esses discutem desafios do ambiente e interrelacionam áreas diferentes (Biologia, Química, Ciências da Terra e Física). Além disso, objetivamos analisar os discursos de dois coordenadores, três professores formadores e 103 alunos de quatro cursos presenciais de Pedagogia de duas instituições do Estado de São Paulo para conhecer suas expectativas e ideias sobre a área de CN. A pesquisa usou abordagem qualitativa para coletar e analisar dados: houve análise documental e foram feitas entrevistas e aplicados questionários. Os dados foram examinados com técnicas de análise de conteúdo e os resultados demonstraram que estudantes desejam lecionar para crianças, professores acreditam que seus alunos não querem ser docentes, coordenadores defendem que seus cursos prepararam bons professores. Não há concordância sobre como os cursos devem tratar as CN. Além disso, temas sobre a finalidade do curso emergiram dos discursos, configurando-se dilemas e desafios para a formação dos professores polivalentes. Esses resultados sugerem a necessidade de futuras e diversificadas abordagens investigativas em cursos de Pedagogia
id CAMP_d26c04212e0fb29b0a927577f560ff96
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368542
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professorMultiple discourses on the natural sciences for teacher education the children : dilemmas and challengesCiência - Estudo e ensinoEnsino fundamentalEducaçãoScience - Study and teachingElementary schoolEducationEnsino de ciências naturaisPedagogiaArtigo originalResumo: Este trabalho discute a importância do ensino de Ciências Naturais para o desenvolvimento de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os argumentos da literatura preconizam conteúdos sistêmicos ligados às Geociências; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente porque esses discutem desafios do ambiente e interrelacionam áreas diferentes (Biologia, Química, Ciências da Terra e Física). Além disso, objetivamos analisar os discursos de dois coordenadores, três professores formadores e 103 alunos de quatro cursos presenciais de Pedagogia de duas instituições do Estado de São Paulo para conhecer suas expectativas e ideias sobre a área de CN. A pesquisa usou abordagem qualitativa para coletar e analisar dados: houve análise documental e foram feitas entrevistas e aplicados questionários. Os dados foram examinados com técnicas de análise de conteúdo e os resultados demonstraram que estudantes desejam lecionar para crianças, professores acreditam que seus alunos não querem ser docentes, coordenadores defendem que seus cursos prepararam bons professores. Não há concordância sobre como os cursos devem tratar as CN. Além disso, temas sobre a finalidade do curso emergiram dos discursos, configurando-se dilemas e desafios para a formação dos professores polivalentes. Esses resultados sugerem a necessidade de futuras e diversificadas abordagens investigativas em cursos de PedagogiaAbstract: This study discuss the importance of Natural Science (NS) teaching for students development in the initial years of elementary teaching. The literature argumentation highlights systemic contents related to Earth Sciences or Science, Technology, Society and Environment approaches, as they discuss discussion interconnected different areas of knowledge (Biology, Chemistry, Earth sciences and Physics). Furthermore, we aimed to analyse the opinion of two course coordinators, three teachers and 103 students, from four teacher education courses of two São Paulo State universities, to investigated their expectations and ideas regarding the NS area. The collected data were examined by content analysis and the main findings shows that: students hope to become able to teach children; teachers believe that students do not want to be teachers; and coordinators defend that the courses prepare good teachers. There are no agreement about how NS contents should be taught in a teachers’ education course. Beyond that, doubts regarding the course objectiveness has emerged from the interviewed speeches, demonstrating the dilemmas and challenges of a polyvalent teacher education. These results suggest the needs to diversificate future investigative approaches related to the teachers education coursesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14315CHIPOLETTI-ESTEVES, Patricia Elisa do Couto; GONÇALVES, Pedro Wagner. Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia: dilemas e desafios para a formação do professor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, MG. v. 17, n. 2, p. 467-493. , ago. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14315. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368542porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T18:22:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368542Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-06T18:22:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor
Multiple discourses on the natural sciences for teacher education the children : dilemmas and challenges
title Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor
spellingShingle Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor
Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-
Ciência - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Educação
Science - Study and teaching
Elementary school
Education
Ensino de ciências naturais
Pedagogia
Artigo original
title_short Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor
title_full Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor
title_fullStr Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor
title_full_unstemmed Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor
title_sort Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia : dilemas e desafios para a formação do professor
author Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-
author_facet Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
author_role author
author2 Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Educação
Science - Study and teaching
Elementary school
Education
Ensino de ciências naturais
Pedagogia
Artigo original
topic Ciência - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Educação
Science - Study and teaching
Elementary school
Education
Ensino de ciências naturais
Pedagogia
Artigo original
description Resumo: Este trabalho discute a importância do ensino de Ciências Naturais para o desenvolvimento de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os argumentos da literatura preconizam conteúdos sistêmicos ligados às Geociências; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente porque esses discutem desafios do ambiente e interrelacionam áreas diferentes (Biologia, Química, Ciências da Terra e Física). Além disso, objetivamos analisar os discursos de dois coordenadores, três professores formadores e 103 alunos de quatro cursos presenciais de Pedagogia de duas instituições do Estado de São Paulo para conhecer suas expectativas e ideias sobre a área de CN. A pesquisa usou abordagem qualitativa para coletar e analisar dados: houve análise documental e foram feitas entrevistas e aplicados questionários. Os dados foram examinados com técnicas de análise de conteúdo e os resultados demonstraram que estudantes desejam lecionar para crianças, professores acreditam que seus alunos não querem ser docentes, coordenadores defendem que seus cursos prepararam bons professores. Não há concordância sobre como os cursos devem tratar as CN. Além disso, temas sobre a finalidade do curso emergiram dos discursos, configurando-se dilemas e desafios para a formação dos professores polivalentes. Esses resultados sugerem a necessidade de futuras e diversificadas abordagens investigativas em cursos de Pedagogia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14315
CHIPOLETTI-ESTEVES, Patricia Elisa do Couto; GONÇALVES, Pedro Wagner. Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia: dilemas e desafios para a formação do professor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, MG. v. 17, n. 2, p. 467-493. , ago. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14315. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14315
identifier_str_mv CHIPOLETTI-ESTEVES, Patricia Elisa do Couto; GONÇALVES, Pedro Wagner. Múltiplos discursos tratam das ciências naturais em cursos de pedagogia: dilemas e desafios para a formação do professor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, MG. v. 17, n. 2, p. 467-493. , ago. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14315. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368542
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833981423616