Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13324 |
Resumo: | Resumo: Ancoradas na Análise de Discurso materialista, propomo-nos a analisar um vídeo publicado pelo SINEPE e o vídeo da "Campanha pela vida", publicado pelo SINPRO-RIO, quando ocorria no Município uma disputa política e judicial sobre a retomada das atividades presenciais nas escolas. Em nosso gesto de análise, tomando os vídeos como materialidade significante (LAGAZZI, 2011), trabalhamos na intersecção das materialidades verbo-visual. Com isso, objetivamos compreender o modo como, nessa imbricação, discursos sobre a ciência, sobre a escola e sobre os sujeitos que (se) constituem (n)esse espaço são formulados e (re)produzidos no discurso dos sindicatos |
id |
CAMP_e346c56125f3675709617b553fb14a9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362229 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemiaAnálise do discursoSindicatosHeterogeneidadeCOVID-19, Pandemia de, 2020-Ambiente escolarDiscourse analysisLabor unionsHeterogeneityCOVID-19 Pandemic, 2020-School environmentArtigo originalResumo: Ancoradas na Análise de Discurso materialista, propomo-nos a analisar um vídeo publicado pelo SINEPE e o vídeo da "Campanha pela vida", publicado pelo SINPRO-RIO, quando ocorria no Município uma disputa política e judicial sobre a retomada das atividades presenciais nas escolas. Em nosso gesto de análise, tomando os vídeos como materialidade significante (LAGAZZI, 2011), trabalhamos na intersecção das materialidades verbo-visual. Com isso, objetivamos compreender o modo como, nessa imbricação, discursos sobre a ciência, sobre a escola e sobre os sujeitos que (se) constituem (n)esse espaço são formulados e (re)produzidos no discurso dos sindicatosResumen: Basadas en el Análisis de Discurso materialista, nos proponemos a analizar un vídeo publicado por el SINEPE, y el vídeo "Campanha pela vida", publicado por el SINPRO-RIO, cuando ocurría en la Municipalidad una disputa política y judicial sobre la retomada de las actividades presenciales en las escuelas. En nuestro análisis, tomando los vídeos como materialidad significante (LAGAZZI, 2011), trabajamos en la intersección de las materialidades verbo-visual. Así, objetivamos comprender el modo como, en esa imbricación, en el discurso de los sindicatos, se formulan y se (re)producen discursos sobre la ciencia, la escuela y los sujetos que (se) constituyen (en)ese espacioAbstract: Anchored in materialist Discourse Analysis, we propose to analyze a video published by SINEPE and the "Campanha pela Vida" video, published by SINPRO-RIO, when a political and judicial dispute took place in the Municipality about the resumption of face-to-face activities in schools. In our analysis, taking videos as significant materiality (LAGAZZI, 2011), we work at the intersection of verbal-visual materialities. With this, we aim to understand how, in this imbrication, discourses about science, the school, and the subjects that are constituted in this space are formulated and (re)produced in the discourse of the unionsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Thaís de Araujo da, 1984-Colaça, Joyce Palha2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13324COSTA, Thaís de Araujo da; COLAÇA, Joyce Palha. Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida": disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia. Revista investigações. Recife, PE. v. 35, n. 2, p. 1-27, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13324. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362229porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-15T15:50:59Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362229Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-15T15:50:59Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia |
title |
Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia |
spellingShingle |
Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia Costa, Thaís de Araujo da, 1984- Análise do discurso Sindicatos Heterogeneidade COVID-19, Pandemia de, 2020- Ambiente escolar Discourse analysis Labor unions Heterogeneity COVID-19 Pandemic, 2020- School environment Artigo original |
title_short |
Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia |
title_full |
Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia |
title_fullStr |
Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia |
title_full_unstemmed |
Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia |
title_sort |
Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida" : disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia |
author |
Costa, Thaís de Araujo da, 1984- |
author_facet |
Costa, Thaís de Araujo da, 1984- Colaça, Joyce Palha |
author_role |
author |
author2 |
Colaça, Joyce Palha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Thaís de Araujo da, 1984- Colaça, Joyce Palha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Sindicatos Heterogeneidade COVID-19, Pandemia de, 2020- Ambiente escolar Discourse analysis Labor unions Heterogeneity COVID-19 Pandemic, 2020- School environment Artigo original |
topic |
Análise do discurso Sindicatos Heterogeneidade COVID-19, Pandemia de, 2020- Ambiente escolar Discourse analysis Labor unions Heterogeneity COVID-19 Pandemic, 2020- School environment Artigo original |
description |
Resumo: Ancoradas na Análise de Discurso materialista, propomo-nos a analisar um vídeo publicado pelo SINEPE e o vídeo da "Campanha pela vida", publicado pelo SINPRO-RIO, quando ocorria no Município uma disputa política e judicial sobre a retomada das atividades presenciais nas escolas. Em nosso gesto de análise, tomando os vídeos como materialidade significante (LAGAZZI, 2011), trabalhamos na intersecção das materialidades verbo-visual. Com isso, objetivamos compreender o modo como, nessa imbricação, discursos sobre a ciência, sobre a escola e sobre os sujeitos que (se) constituem (n)esse espaço são formulados e (re)produzidos no discurso dos sindicatos |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13324 COSTA, Thaís de Araujo da; COLAÇA, Joyce Palha. Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida": disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia. Revista investigações. Recife, PE. v. 35, n. 2, p. 1-27, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13324. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13324 |
identifier_str_mv |
COSTA, Thaís de Araujo da; COLAÇA, Joyce Palha. Entre "o confinar e o reflorir" e "a ciência e a vida": disputas de sentidos sobre o espaço escolar durante a pandemia. Revista investigações. Recife, PE. v. 35, n. 2, p. 1-27, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13324. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832755638272 |