Acesso ao ensino superior no Brasil : o impacto das ações afirmativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11089 |
Resumo: | Resumo: O desejo de um sistema educacional justo é indiscutível, mas a forma de torna-lo justo é umas das questões mais complexas das atuais democracias. Não existe solução perfeita, mas uma combinação de escolhas necessariamente limitadas Em um país tão heterogêneo como o Brasil, o processo de exclusão durante a vida educacional ocorre desde o inicio da escolaridade. Sabemos que, do total de jovens adultos entre 18 e 24 anos, 18% não concluíram o EF, 28% concluíram o EF mas não o EM e apenas 33% concluíram o EM e estariam qualificados, ao menos formalmente, para ter acesso ao ensino superior Cada vez mais alunos que almejam o acesso ao ensino superior, no Brasil, tem se submetido ao Enem. Esse exame tem diversas funcionalidades, mas a grande a parte dos inscritos, tem apontado o acesso ao ensino superior como o principal objetivo. O interesse dos alunos se justifica. O exame é utilizado, entre outras funcionalidades, como seleção para universidades publicas (SISU e "Lei de Cotas") e, mesmo, para instituições privadas de ES, para obtenção de bolsas em programas de ação afirmativa (ProUni) e para acesso ao financiamento estudantil (FIES) O presente trabalho investiga através dos micro dados de Enem como é o desempenho dos alunos da rede publica e privada; dos mais ricos e dos mais pobres, dos brancos e não brancos, dos homens e mulheres. Enfim, quais candidatos tem alcançado a pontuação mínima para usufruírem dos programas de ação afirmativa que visam ampliar o acesso ao ES |
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