Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Compiani, Mauricio, 1956-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11062
Resumo: Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – Brasil (CAPES) – código de financiamento 001
id CAMP_fdcfd35add40aee2591c198689718caf
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342572
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativasInsertion of literacy teachers in the STSE dialogues : analysis of a continuing training proposal by collaborative practicesInserción de maestros de alfabetización en el diálogos de CTSA : análisis de una propuesta de formación continua por prácticas colaborativasAlfabetização científicaFormação de professoresEducação de baseScientific literacyTeacher trainingBasic educationAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – Brasil (CAPES) – código de financiamento 001Resumo: Buscou-se identificar como uma proposta formativa para professores alfabetizadores, sobre ensino de Ciências, pode inseri-los nas discussões da educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), quando desenvolvida a partir da construção de um grupo colaborativo.Adotou-se a pesquisaação-colaborativa, sendo sujeitos 25 professoras, pedagogas, com os dados coletados das suas narrativas a partir de um grupo focal, no final do processo formativo, interpretados por análise de conteúdo. Percebeu-se que a constituição do grupo colaborativo possibilitou a criação de um espaço dialógico rico, de trocas de experiências pela valorização da prática docente, com construção de conhecimentos sobre o ensino de Ciências para crianças em fase de alfabetização na perspectiva da educação CTSAAbstract: We sought to identify how a proposal of education for literacy teachers, about science teaching, can insert them in the discussions of education in Science, Technology, Society and Environment (STSE), when developed from the construction of a collaborative group. Collaborative action research was adopted, with 25 teachers, pedagogues, as subjects, with the data collected from the narratives of a focus group, at the end of the educational process, interpreted by the content analysis. It was noticed that the creation of the collaborative group enabled the creation of a dialogical space rich in exchanges, of experiences for the valorization of the teaching practice, with the construction of knowledge about the teaching of Science to children in the literacy phase in the perspective of STSE educationResumen: Intentamos identificar cómo una propuesta de formación para maestros de alfabetización, sobre la enseñanza de la ciencia, puede insertarlos en las discusiones de educación en Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA), cuando se desarrolla a partir de la construcción de un grupo colaborativo. Se adoptó la investigación-acción colaborativa, con 25 docentes, pedagogos, como sujetos, con los datos recopilados de sus narraciones de un grupo focal, al final del proceso formativo, interpretado por el análisis de contenido. Se observó que la creación del grupo colaborativo permitió la creación de un espacio dialógico rico, en intercambios de experiencias para la valorización de la práctica docente, con la construcción de conocimiento sobre la enseñanza de la Ciencia para niños en la fase de alfabetización en la perspectiva de la educación CSTACOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-Compiani, Mauricio, 1956-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11062GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa; COMPIANI, Mauricio. Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA: análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas . Revista Valore. Volta Redonda : Faculdade Sul Fluminense, 2021. Vol. 6, nesp. (2021), p. 533-545. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11062. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342572porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T17:25:59Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342572Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-29T17:25:59Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas
Insertion of literacy teachers in the STSE dialogues : analysis of a continuing training proposal by collaborative practices
Inserción de maestros de alfabetización en el diálogos de CTSA : análisis de una propuesta de formación continua por prácticas colaborativas
title Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas
spellingShingle Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
Alfabetização científica
Formação de professores
Educação de base
Scientific literacy
Teacher training
Basic education
title_short Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas
title_full Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas
title_fullStr Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas
title_full_unstemmed Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas
title_sort Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas
author Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
author_facet Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
Compiani, Mauricio, 1956-
author_role author
author2 Compiani, Mauricio, 1956-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-
Compiani, Mauricio, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Formação de professores
Educação de base
Scientific literacy
Teacher training
Basic education
topic Alfabetização científica
Formação de professores
Educação de base
Scientific literacy
Teacher training
Basic education
description Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – Brasil (CAPES) – código de financiamento 001
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11062
GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa; COMPIANI, Mauricio. Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA: análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas . Revista Valore. Volta Redonda : Faculdade Sul Fluminense, 2021. Vol. 6, nesp. (2021), p. 533-545. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11062. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11062
identifier_str_mv GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa; COMPIANI, Mauricio. Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA: análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas . Revista Valore. Volta Redonda : Faculdade Sul Fluminense, 2021. Vol. 6, nesp. (2021), p. 533-545. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11062. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342572
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829696942080