Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11062 |
Resumo: | Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – Brasil (CAPES) – código de financiamento 001 |
id |
CAMP_fdcfd35add40aee2591c198689718caf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342572 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativasInsertion of literacy teachers in the STSE dialogues : analysis of a continuing training proposal by collaborative practicesInserción de maestros de alfabetización en el diálogos de CTSA : análisis de una propuesta de formación continua por prácticas colaborativasAlfabetização científicaFormação de professoresEducação de baseScientific literacyTeacher trainingBasic educationAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – Brasil (CAPES) – código de financiamento 001Resumo: Buscou-se identificar como uma proposta formativa para professores alfabetizadores, sobre ensino de Ciências, pode inseri-los nas discussões da educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), quando desenvolvida a partir da construção de um grupo colaborativo.Adotou-se a pesquisaação-colaborativa, sendo sujeitos 25 professoras, pedagogas, com os dados coletados das suas narrativas a partir de um grupo focal, no final do processo formativo, interpretados por análise de conteúdo. Percebeu-se que a constituição do grupo colaborativo possibilitou a criação de um espaço dialógico rico, de trocas de experiências pela valorização da prática docente, com construção de conhecimentos sobre o ensino de Ciências para crianças em fase de alfabetização na perspectiva da educação CTSAAbstract: We sought to identify how a proposal of education for literacy teachers, about science teaching, can insert them in the discussions of education in Science, Technology, Society and Environment (STSE), when developed from the construction of a collaborative group. Collaborative action research was adopted, with 25 teachers, pedagogues, as subjects, with the data collected from the narratives of a focus group, at the end of the educational process, interpreted by the content analysis. It was noticed that the creation of the collaborative group enabled the creation of a dialogical space rich in exchanges, of experiences for the valorization of the teaching practice, with the construction of knowledge about the teaching of Science to children in the literacy phase in the perspective of STSE educationResumen: Intentamos identificar cómo una propuesta de formación para maestros de alfabetización, sobre la enseñanza de la ciencia, puede insertarlos en las discusiones de educación en Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA), cuando se desarrolla a partir de la construcción de un grupo colaborativo. Se adoptó la investigación-acción colaborativa, con 25 docentes, pedagogos, como sujetos, con los datos recopilados de sus narraciones de un grupo focal, al final del proceso formativo, interpretado por el análisis de contenido. Se observó que la creación del grupo colaborativo permitió la creación de un espacio dialógico rico, en intercambios de experiencias para la valorización de la práctica docente, con la construcción de conocimiento sobre la enseñanza de la Ciencia para niños en la fase de alfabetización en la perspectiva de la educación CSTACOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-Compiani, Mauricio, 1956-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11062GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa; COMPIANI, Mauricio. Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA: análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas . Revista Valore. Volta Redonda : Faculdade Sul Fluminense, 2021. Vol. 6, nesp. (2021), p. 533-545. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11062. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342572porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T17:25:59Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342572Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-29T17:25:59Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas Insertion of literacy teachers in the STSE dialogues : analysis of a continuing training proposal by collaborative practices Inserción de maestros de alfabetización en el diálogos de CTSA : análisis de una propuesta de formación continua por prácticas colaborativas |
title |
Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas |
spellingShingle |
Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976- Alfabetização científica Formação de professores Educação de base Scientific literacy Teacher training Basic education |
title_short |
Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas |
title_full |
Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas |
title_fullStr |
Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas |
title_full_unstemmed |
Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas |
title_sort |
Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA : análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas |
author |
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976- |
author_facet |
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976- Compiani, Mauricio, 1956- |
author_role |
author |
author2 |
Compiani, Mauricio, 1956- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976- Compiani, Mauricio, 1956- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização científica Formação de professores Educação de base Scientific literacy Teacher training Basic education |
topic |
Alfabetização científica Formação de professores Educação de base Scientific literacy Teacher training Basic education |
description |
Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – Brasil (CAPES) – código de financiamento 001 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11062 GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa; COMPIANI, Mauricio. Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA: análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas . Revista Valore. Volta Redonda : Faculdade Sul Fluminense, 2021. Vol. 6, nesp. (2021), p. 533-545. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11062. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11062 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa; COMPIANI, Mauricio. Inserção de professores alfabetizadores nos diálogos CTSA: análise de uma proposta de formação continuada por práticas colaborativas . Revista Valore. Volta Redonda : Faculdade Sul Fluminense, 2021. Vol. 6, nesp. (2021), p. 533-545. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11062. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829696942080 |