Impactos na prática docente de uma disciplina do mestrado profissional
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1352 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada com egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa, cujo objetivo foi verificar os impactos da disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sobre a atuação dos sujeitos na prática docente. A coleta de dados se deu por meio de um questionário on-line. Os resultados apontam que a maioria dos egressos desconheciam sobre a abordagem CTS no início do mestrado profissional. Após realização da disciplina em análise, a maioria passou a usá-la na sua prática docente, pois consideram que ela favorece a relação professor-aluno, aumenta o interesse dos discentes pelos conteúdos curriculares, e melhora a capacidade de reflexão e de crítica sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade. |
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Impactos na prática docente de uma disciplina do mestrado profissionalImpactos en la práctica docente de una disciplina de maestría profesionalImpacts on teaching practice of a discipline in professional master’s programScience, Technology, and Society. Professional Masters. Teaching Practice.Ciencia, Tecnología y Sociedad. Maestría Profesional. Práctica Docente.Educação; Ensino-AprendizagemCiência, Tecnologia e Sociedade. Mestrado Profissional. Prática Docente.Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada com egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa, cujo objetivo foi verificar os impactos da disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sobre a atuação dos sujeitos na prática docente. A coleta de dados se deu por meio de um questionário on-line. Os resultados apontam que a maioria dos egressos desconheciam sobre a abordagem CTS no início do mestrado profissional. Após realização da disciplina em análise, a maioria passou a usá-la na sua prática docente, pois consideram que ela favorece a relação professor-aluno, aumenta o interesse dos discentes pelos conteúdos curriculares, e melhora a capacidade de reflexão e de crítica sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade.El artículo presenta resultados de una investigación realizada con egresos de la Maestría Profesional en Enseñanza de Ciencia y Tecnología de la Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa cuyo objetivo fue verificar los impactos de la signatura Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS) en la actuación de los sujetos en la práctica docente. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario on-line. Los resultados indican que la mayoría de los egresos desconocía el enfoque CTS en el inicio de la maestría profesional. Sin embargo, después de la maestría, la mayoría de los estudiantes empezó a usar el enfoque en su práctica docente con vistas a la mejora de la relación maestro-alumno, aumentando el interés de los alumnos por los contenidos curriculares y desarrollando la capacidad de reflexión crítica sobre las relaciones entre ciencia, tecnología y sociedad.This article presents the results of the research conducted with graduates from the Science and Technology Education Professional Masters of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa, whose goal was to check the impacts of the Science, Technology, and Society (STS) discipline on the graduates’ teaching practice. Data collection took place through an online questionnaire. The results pointed out that most graduates didn’t know about the STS approach at the beginning of the professional masters. After having completed the discipline under analysis, most of them began to use it in their teaching practice, since they consider that it favors the teacher-student relationship, increases the students’ interest in curricular content, and improves the ability for reflection and criticism on the relationship between science, technology, and society.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCAPESCrisostimo, Ana LúciaSilveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto2017-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/135210.21713/2358-2332.2017.v14.1352RBPG; v. 14 (2017)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1352/pdf##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com - |
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