Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Brito, Lya Christina da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Aparecida Borges, Ana Paula, Oliveira Borges, Camila de, dos Santos, Dayane Graciele, Marciano, Eloah da Paixão, Nunes, Simara Maria Tavare
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/257
Resumo: The importance of diversification of didactic materials to improve the teaching-learning process is currently recognized. Didactic games are a good alternative for facilitating such a process due to their ability to motivate the student to actively construct knowledge within the context of a friendly environment. Therefore, because of the need to implement and to give support to enable the new generation of teachers to use different methodologies such as didactic games, a short course was provided based on the use of didactic games to teach Chemistry to students at the Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. In light of the good results obtained from the short course “Didactic Games and Ludic Activity in the Natural Sciences, Mathematics and their Technologies”, this work aims to disseminate the potential contribution achieved using diverse didactic games covering various topics of Chemistry.
id CAPES-1_726008ae0f2f65cdc20b00084d7cd416
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/257
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensinoEvaluation of a short course on using games in teachingLa evaluación de un curso corto sobre el uso de juegos en la enseñanzaJogos Didáticos. Formação Docente.Educational Games. Teacher Training.Juegos Didácticos. Formación Docente.The importance of diversification of didactic materials to improve the teaching-learning process is currently recognized. Didactic games are a good alternative for facilitating such a process due to their ability to motivate the student to actively construct knowledge within the context of a friendly environment. Therefore, because of the need to implement and to give support to enable the new generation of teachers to use different methodologies such as didactic games, a short course was provided based on the use of didactic games to teach Chemistry to students at the Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. In light of the good results obtained from the short course “Didactic Games and Ludic Activity in the Natural Sciences, Mathematics and their Technologies”, this work aims to disseminate the potential contribution achieved using diverse didactic games covering various topics of Chemistry.Atualmente, é reconhecida a importância da diversificação dos materiais didáticos para a melhoria dos processos de ensinoaprendizagem. Os jogos didáticos apresentam-se como uma boa alternativa para favorecer esse processo, devido a sua capacidade de impulsionar o aluno a construir ativamente seu aprendizado, em que a construção do conhecimento se dá de maneira prazerosa e motivante. Portanto, devido à necessidade de se instrumentalizarem os futuros professores para a utilização de tais metodologias diferenciadas, como é o caso dos jogos didáticos, buscou-se proporcionar um minicurso sobre o uso de jogos no ensino de Química para os graduandos da Universidade Federal de Goiás  – Campus Catalão. Diante dos bons resultados obtidos com a abordagem de jogos no minicurso  “Os Jogos e o Lúdico no Ensino de Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias”, este trabalho visa divulgar o potencial alcançado, utilizando-se de diversos jogos didáticos abordando vários temas do ensino de Química.Actualmente, se reconoce la importancia de la diversificación de los materiales didácticos para el mejoramiento de los procesos de enseñanza y aprendizaje. Los juegos didácticos se presentan como una buena alternativa para favorecer este proceso, debido a su capacidad de estimular el alumno a construir activamente su proprio aprendizaje, en el que la construcción del conocimiento se da de manera placentera y motivadora. Por lo tanto, debido a la necesidad contar con metodologías diferentes, como es el caso de los juegos didácticos, se buscó impartir un curso corto sobre el uso de juegos en la enseñanza de Química para estudiantes de la Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. Frente a los buenos resultados obtenidos con el abordaje de juegos en el curso corto “Los Juegos y el Lúdico en la Enseñanza de Ciencias de Naturaleza Matemática y sus Tecnologías”, este trabajo tiene como objetivo dar a conocer el potencial alcanzado, utilizando diversos juegos didácticos abordando varios temas de la enseñanza de Química.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCosta Brito, Lya Christina daAparecida Borges, Ana PaulaOliveira Borges, Camila dedos Santos, Dayane GracieleMarciano, Eloah da PaixãoNunes, Simara Maria Tavare2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/25710.21713/2358-2332.2012.v8.257RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à DocênciaRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/257/246http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/257/20##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:36Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino
Evaluation of a short course on using games in teaching
La evaluación de un curso corto sobre el uso de juegos en la enseñanza
title Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino
spellingShingle Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino
Costa Brito, Lya Christina da
Jogos Didáticos. Formação Docente.
Educational Games. Teacher Training.
Juegos Didácticos. Formación Docente.
title_short Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino
title_full Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino
title_fullStr Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino
title_full_unstemmed Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino
title_sort Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino
author Costa Brito, Lya Christina da
author_facet Costa Brito, Lya Christina da
Aparecida Borges, Ana Paula
Oliveira Borges, Camila de
dos Santos, Dayane Graciele
Marciano, Eloah da Paixão
Nunes, Simara Maria Tavare
author_role author
author2 Aparecida Borges, Ana Paula
Oliveira Borges, Camila de
dos Santos, Dayane Graciele
Marciano, Eloah da Paixão
Nunes, Simara Maria Tavare
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Brito, Lya Christina da
Aparecida Borges, Ana Paula
Oliveira Borges, Camila de
dos Santos, Dayane Graciele
Marciano, Eloah da Paixão
Nunes, Simara Maria Tavare
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Didáticos. Formação Docente.
Educational Games. Teacher Training.
Juegos Didácticos. Formación Docente.
topic Jogos Didáticos. Formação Docente.
Educational Games. Teacher Training.
Juegos Didácticos. Formación Docente.
dc.description.none.fl_txt_mv The importance of diversification of didactic materials to improve the teaching-learning process is currently recognized. Didactic games are a good alternative for facilitating such a process due to their ability to motivate the student to actively construct knowledge within the context of a friendly environment. Therefore, because of the need to implement and to give support to enable the new generation of teachers to use different methodologies such as didactic games, a short course was provided based on the use of didactic games to teach Chemistry to students at the Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. In light of the good results obtained from the short course “Didactic Games and Ludic Activity in the Natural Sciences, Mathematics and their Technologies”, this work aims to disseminate the potential contribution achieved using diverse didactic games covering various topics of Chemistry.
Atualmente, é reconhecida a importância da diversificação dos materiais didáticos para a melhoria dos processos de ensinoaprendizagem. Os jogos didáticos apresentam-se como uma boa alternativa para favorecer esse processo, devido a sua capacidade de impulsionar o aluno a construir ativamente seu aprendizado, em que a construção do conhecimento se dá de maneira prazerosa e motivante. Portanto, devido à necessidade de se instrumentalizarem os futuros professores para a utilização de tais metodologias diferenciadas, como é o caso dos jogos didáticos, buscou-se proporcionar um minicurso sobre o uso de jogos no ensino de Química para os graduandos da Universidade Federal de Goiás  – Campus Catalão. Diante dos bons resultados obtidos com a abordagem de jogos no minicurso  “Os Jogos e o Lúdico no Ensino de Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias”, este trabalho visa divulgar o potencial alcançado, utilizando-se de diversos jogos didáticos abordando vários temas do ensino de Química.
Actualmente, se reconoce la importancia de la diversificación de los materiales didácticos para el mejoramiento de los procesos de enseñanza y aprendizaje. Los juegos didácticos se presentan como una buena alternativa para favorecer este proceso, debido a su capacidad de estimular el alumno a construir activamente su proprio aprendizaje, en el que la construcción del conocimiento se da de manera placentera y motivadora. Por lo tanto, debido a la necesidad contar con metodologías diferentes, como es el caso de los juegos didácticos, se buscó impartir un curso corto sobre el uso de juegos en la enseñanza de Química para estudiantes de la Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. Frente a los buenos resultados obtenidos con el abordaje de juegos en el curso corto “Los Juegos y el Lúdico en la Enseñanza de Ciencias de Naturaleza Matemática y sus Tecnologías”, este trabajo tiene como objetivo dar a conocer el potencial alcanzado, utilizando diversos juegos didácticos abordando varios temas de la enseñanza de Química.
description The importance of diversification of didactic materials to improve the teaching-learning process is currently recognized. Didactic games are a good alternative for facilitating such a process due to their ability to motivate the student to actively construct knowledge within the context of a friendly environment. Therefore, because of the need to implement and to give support to enable the new generation of teachers to use different methodologies such as didactic games, a short course was provided based on the use of didactic games to teach Chemistry to students at the Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. In light of the good results obtained from the short course “Didactic Games and Ludic Activity in the Natural Sciences, Mathematics and their Technologies”, this work aims to disseminate the potential contribution achieved using diverse didactic games covering various topics of Chemistry.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/257
10.21713/2358-2332.2012.v8.257
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/257
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2012.v8.257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/257/246
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/257/20
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987074334457856