Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/257 |
Resumo: | The importance of diversification of didactic materials to improve the teaching-learning process is currently recognized. Didactic games are a good alternative for facilitating such a process due to their ability to motivate the student to actively construct knowledge within the context of a friendly environment. Therefore, because of the need to implement and to give support to enable the new generation of teachers to use different methodologies such as didactic games, a short course was provided based on the use of didactic games to teach Chemistry to students at the Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. In light of the good results obtained from the short course “Didactic Games and Ludic Activity in the Natural Sciences, Mathematics and their Technologies”, this work aims to disseminate the potential contribution achieved using diverse didactic games covering various topics of Chemistry. |
id |
CAPES-1_726008ae0f2f65cdc20b00084d7cd416 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/257 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensinoEvaluation of a short course on using games in teachingLa evaluación de un curso corto sobre el uso de juegos en la enseñanzaJogos Didáticos. Formação Docente.Educational Games. Teacher Training.Juegos Didácticos. Formación Docente.The importance of diversification of didactic materials to improve the teaching-learning process is currently recognized. Didactic games are a good alternative for facilitating such a process due to their ability to motivate the student to actively construct knowledge within the context of a friendly environment. Therefore, because of the need to implement and to give support to enable the new generation of teachers to use different methodologies such as didactic games, a short course was provided based on the use of didactic games to teach Chemistry to students at the Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. In light of the good results obtained from the short course “Didactic Games and Ludic Activity in the Natural Sciences, Mathematics and their Technologies”, this work aims to disseminate the potential contribution achieved using diverse didactic games covering various topics of Chemistry.Atualmente, é reconhecida a importância da diversificação dos materiais didáticos para a melhoria dos processos de ensinoaprendizagem. Os jogos didáticos apresentam-se como uma boa alternativa para favorecer esse processo, devido a sua capacidade de impulsionar o aluno a construir ativamente seu aprendizado, em que a construção do conhecimento se dá de maneira prazerosa e motivante. Portanto, devido à necessidade de se instrumentalizarem os futuros professores para a utilização de tais metodologias diferenciadas, como é o caso dos jogos didáticos, buscou-se proporcionar um minicurso sobre o uso de jogos no ensino de Química para os graduandos da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. Diante dos bons resultados obtidos com a abordagem de jogos no minicurso “Os Jogos e o Lúdico no Ensino de Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias”, este trabalho visa divulgar o potencial alcançado, utilizando-se de diversos jogos didáticos abordando vários temas do ensino de Química.Actualmente, se reconoce la importancia de la diversificación de los materiales didácticos para el mejoramiento de los procesos de enseñanza y aprendizaje. Los juegos didácticos se presentan como una buena alternativa para favorecer este proceso, debido a su capacidad de estimular el alumno a construir activamente su proprio aprendizaje, en el que la construcción del conocimiento se da de manera placentera y motivadora. Por lo tanto, debido a la necesidad contar con metodologías diferentes, como es el caso de los juegos didácticos, se buscó impartir un curso corto sobre el uso de juegos en la enseñanza de Química para estudiantes de la Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. Frente a los buenos resultados obtenidos con el abordaje de juegos en el curso corto “Los Juegos y el Lúdico en la Enseñanza de Ciencias de Naturaleza Matemática y sus Tecnologías”, este trabajo tiene como objetivo dar a conocer el potencial alcanzado, utilizando diversos juegos didácticos abordando varios temas de la enseñanza de Química.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCosta Brito, Lya Christina daAparecida Borges, Ana PaulaOliveira Borges, Camila dedos Santos, Dayane GracieleMarciano, Eloah da PaixãoNunes, Simara Maria Tavare2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/25710.21713/2358-2332.2012.v8.257RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à DocênciaRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/257/246http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/257/20##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:36Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino Evaluation of a short course on using games in teaching La evaluación de un curso corto sobre el uso de juegos en la enseñanza |
title |
Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino |
spellingShingle |
Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino Costa Brito, Lya Christina da Jogos Didáticos. Formação Docente. Educational Games. Teacher Training. Juegos Didácticos. Formación Docente. |
title_short |
Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino |
title_full |
Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino |
title_fullStr |
Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino |
title_full_unstemmed |
Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino |
title_sort |
Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino |
author |
Costa Brito, Lya Christina da |
author_facet |
Costa Brito, Lya Christina da Aparecida Borges, Ana Paula Oliveira Borges, Camila de dos Santos, Dayane Graciele Marciano, Eloah da Paixão Nunes, Simara Maria Tavare |
author_role |
author |
author2 |
Aparecida Borges, Ana Paula Oliveira Borges, Camila de dos Santos, Dayane Graciele Marciano, Eloah da Paixão Nunes, Simara Maria Tavare |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Brito, Lya Christina da Aparecida Borges, Ana Paula Oliveira Borges, Camila de dos Santos, Dayane Graciele Marciano, Eloah da Paixão Nunes, Simara Maria Tavare |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Didáticos. Formação Docente. Educational Games. Teacher Training. Juegos Didácticos. Formación Docente. |
topic |
Jogos Didáticos. Formação Docente. Educational Games. Teacher Training. Juegos Didácticos. Formación Docente. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
The importance of diversification of didactic materials to improve the teaching-learning process is currently recognized. Didactic games are a good alternative for facilitating such a process due to their ability to motivate the student to actively construct knowledge within the context of a friendly environment. Therefore, because of the need to implement and to give support to enable the new generation of teachers to use different methodologies such as didactic games, a short course was provided based on the use of didactic games to teach Chemistry to students at the Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. In light of the good results obtained from the short course “Didactic Games and Ludic Activity in the Natural Sciences, Mathematics and their Technologies”, this work aims to disseminate the potential contribution achieved using diverse didactic games covering various topics of Chemistry. Atualmente, é reconhecida a importância da diversificação dos materiais didáticos para a melhoria dos processos de ensinoaprendizagem. Os jogos didáticos apresentam-se como uma boa alternativa para favorecer esse processo, devido a sua capacidade de impulsionar o aluno a construir ativamente seu aprendizado, em que a construção do conhecimento se dá de maneira prazerosa e motivante. Portanto, devido à necessidade de se instrumentalizarem os futuros professores para a utilização de tais metodologias diferenciadas, como é o caso dos jogos didáticos, buscou-se proporcionar um minicurso sobre o uso de jogos no ensino de Química para os graduandos da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. Diante dos bons resultados obtidos com a abordagem de jogos no minicurso “Os Jogos e o Lúdico no Ensino de Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias”, este trabalho visa divulgar o potencial alcançado, utilizando-se de diversos jogos didáticos abordando vários temas do ensino de Química. Actualmente, se reconoce la importancia de la diversificación de los materiales didácticos para el mejoramiento de los procesos de enseñanza y aprendizaje. Los juegos didácticos se presentan como una buena alternativa para favorecer este proceso, debido a su capacidad de estimular el alumno a construir activamente su proprio aprendizaje, en el que la construcción del conocimiento se da de manera placentera y motivadora. Por lo tanto, debido a la necesidad contar con metodologías diferentes, como es el caso de los juegos didácticos, se buscó impartir un curso corto sobre el uso de juegos en la enseñanza de Química para estudiantes de la Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. Frente a los buenos resultados obtenidos con el abordaje de juegos en el curso corto “Los Juegos y el Lúdico en la Enseñanza de Ciencias de Naturaleza Matemática y sus Tecnologías”, este trabajo tiene como objetivo dar a conocer el potencial alcanzado, utilizando diversos juegos didácticos abordando varios temas de la enseñanza de Química. |
description |
The importance of diversification of didactic materials to improve the teaching-learning process is currently recognized. Didactic games are a good alternative for facilitating such a process due to their ability to motivate the student to actively construct knowledge within the context of a friendly environment. Therefore, because of the need to implement and to give support to enable the new generation of teachers to use different methodologies such as didactic games, a short course was provided based on the use of didactic games to teach Chemistry to students at the Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. In light of the good results obtained from the short course “Didactic Games and Ludic Activity in the Natural Sciences, Mathematics and their Technologies”, this work aims to disseminate the potential contribution achieved using diverse didactic games covering various topics of Chemistry. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/257 10.21713/2358-2332.2012.v8.257 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/257 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2012.v8.257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/257/246 http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/257/20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987074334457856 |